Curitiba – Coral de Natal no Palácio Avenida

Há muito tempo eu sonho ir conferir o Natal em Curitiba. Isso por causa do coral de Natal, que desde a época do Banco Bamerindus (lá se vão mais de 20 anos de coral), parecia uma espetáculo emocionante e inesquecível. Quem não está associando o nome à pessoa, é aquele espetáculo em que as crianças cantam músicas de Natal na janela de um prédio histórico todo iluminado.

Por isso, quando fiquei sabendo da 4a. edição do Curitiblogando, encontro de blogueiros que acontece periodicamente em Curitiba, fiquei animado.

Na divulgação do Curitiblogando, o coral no Palácio Avenida em Curitiba era um dos eventos anunciados. Quando recebi um e-mail da Ana Martinelli, uma das organizadoras do Curitiblogando, informando de uma vaga, confirmei prontamente. Mas será que, afinal, assistir o coral ao vivo seria como eu imaginara? 

Quer saber? Foi muito melhor. Confira nesse post.

Curitiba – 4a. Edição do Curitiblogando

Coral de Natal no Palácio Avenida

Um espetáculo inesquecível: coral de Natal em Curitiba
100 crianças cantam e dançam músicas nas janelas do Palácio Avenida em Curitiba

Estava tão ansioso que cheguei por volta das 18h30, embora o espetáculo começasse somente às 20h15. A ideia era garantir um bom lugar. Ainda era dia e as pessoas já começavam a garantir lugar em frente ao prédio do Palácio Avenida, localizado na Rua XV de Novembro (mais conhecida como Rua das Flores, no centro de Curitiba).

Mas ao contrário de onde a maioria das pessoas iria ver o coral, a organização do Curitiblogando providenciou um show no camarote.

Os prédios localizados no entorno do Palácio Avenida são utilizados como camarotes para assistir o coral em melhor localização. Para tanto, são cobrados valores um pouco altos, pois a demanda é grande. No nosso caso, o camarote funcionou no restaurante Bella Vista (um restaurante por quilo). O valor foi de R$ 119,00 para meia entrada (para usufruir a meia entrada foi preciso doar um livro infantil). O valor inclui comes e bebes, uma taça de espumante e bebidas não alcóolicas à vontade.

E o camarote compensa? A vista é mesmo privilegiada, mas no caso do camarote do Restaurante Bella Vista, as janelas não se abrem totalmente, o que impossibilita uma vista desimpedida. Mesmo assim, foi possível ver bem o show e registrar belas fotos.

Comes e bebes no camarote para o coral do Palácio Avenida
Comes e bebes incluídos no valor do camarote e efeites de Natal
Camarote - Natal no Palácio Avenida em Curitiba
O prédio do restaurante, em frente ao Palácio Avenida, funciona como camarote em 2 andares

Curitiblogando

Mas antes de começar, era hora de encontrar os amigos blogueiros participantes do Curitiblogando. Logo de cara, a primeira pessoa que encontrei ainda na fila para entrar no restaurante, foi a queridíssima Patrícia Camargo, do blog Turomaquia, do qual sou super fã. Depois foram chegando outros blogs que eu já seguia e outros não, mas a possibilidade de conhecer pessoalmente esses blogueiros é um dos diferenciais do evento.

Mas você que não é blogueiro também pode correr atrás do seu camarote. Algumas agências de turismo de Curitiba oferecem o programa. Basta procurá-las e adquirir o seu com antecedência.

Curitiblogando Natal
Pessoal do 4o. Curitiblogando reunido no camarote
Foto: Poliana Cardozo (blog Comendo Chucrute com Salsicha)
Antes do início, os organizadores do Curitiblogando ainda falaram algumas palavras, distribuíram material sobre Curitiba e um doce da Sugar Bakery, de Curitiba. A organização do camarote também trouxe a Casa do Contador de Histórias, com algumas histórias de Natal.

Afinal, depois dos comes e bebes oferecidos pelo camarote, de brindar com uma taça de espumante e de todo mundo ter se conhecido e se apresentado, começou o momento mais aguardado.

O Coral de Natal

“O coro é formado por aproximadamente 100 crianças, entre 7 e 16 anos, das 11 instituições parceiras do Programa HSBC Educação. Ao longo do ano elas participam de aulas de canto e instrumentos musicais, iniciativa coordenada pelo Instituto HSBC Solidariedade. Elas são apoiadas por aproximadamente 170 voluntários, chamados de Anjos de Natal, que as acompanham durante os ensaios gerais e apresentações”. Fonte: HSBC

O espetáculo começa com um show de luzes e o público delira. A Rua XV de Novembro está lotada. Logo aparecem os primeiros artistas, que anunciam com cornetas, o início do show. A seguir, vieram músicas de natal e clássicos da música brasileira. No repertório: Noite Feliz, Sinos de Belém e Burrito Sabanero, entre outras.

Crianças no Coral de Natal de Curitiba
Uma criança em cada janela. Elas são seguras por cordas e pelos Anjos de Natal, voluntários que garantem sua segurança

A novidade de uns anos para cá é que além das crianças nas janelas do prédio, um palco também foi construído na fachada, onde alguns artistas têm maior destaque. Um dos momentos mais emocionantes e delicados foi a apresentação de uma bailarina.

Bailarina se apresenta em um dos momentos mais delicados do show

Durante a apresentação, as cores do Palácio Avenida se modificam, num espetáculo de luzes de cair o queixo. Cada iluminação parece ser mais bonita do que a anterior e é difícil não querer fotografar tudo.

Luzes no Natal em Curitiba
Um espetáculo de luzes deslumbra o público, a cada momento mais bonito
Natal no Palácio Avenida - Curitiba
Público fica fascinado com as cores da iluminação no Palácio Avenida, em Curitiba

Queima de Fogos

E para terminar, como se tudo isso não bastasse, o momento mais emocionante foi uma maravilhosa queima de fogos acima do prédio do Palácio Avenida. Não sei o que eu sinto ao ver fogos de artifício, mas sempre me emociono, e fiquei com os olhos marejados, eu confesso. Talvez como reflexo de ter vivido todas as emoções daquele momento.

Enfim, o sonho virou realidade. Mas a realidade ainda continua parecendo um sonho. Foi lindo! Tão lindo que depois levei o Cleber novamente para rever a apresentação, no último dia em Curitiba. Dessa vez no chão, junto com o povão, mas o encanto ainda era o mesmo.

Confiram também o vídeo com as imagens do espetáculo.

FICHA TÉCNICA:

Passeio/Atração: Coral do Palácio Avenida – Curitiba
Direção: Palácio Avenida – Travessa Oliveira Belo, nº 34 – Centro – Curitiba/PR
Ingressos: O evento é grátis, mas você pode adquirir lugar em camarotes (prédios em frente ao Palácio Avenida que organizam espaços nessa época) através de agências de turismo locais (a organização do Curitiblogando adquiriu com a Jens Tours).
Quando: em algumas sextas, sábados e domingos de novembro e dezembro, das 20h às 21h. Em 2014, os espetáculos ocorreram nos dias 28, 29 e 30 de novembro e 5, 6, 7, 12, 13 e 14 de dezembro.
Produção: HSBC
O melhor: o show de luzes que transforma o Palácio Avenida é fascinante, dá vontade de fotografar todos os momentos
O pior: como todo evento gratuito, o problema acaba sendo o excesso de pessoas. Para ver da rua, você tem que disputar espaço com outras pessoas. Nos camarotes, deve lidar com preços um pouco salgados, pois a procura é grande. No nosso camarote, a vista ainda era parcial pois as janelas não abriam totalmente.
Ano: 2014
País: Brasil
© 2014 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

 
Blogueiros da Rede Curitiba: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Robson Franzói (Um Viajante), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Leidinara Batista (Férias Now), Jr Caimi (Tip Trip Viagens).
 
Blogueiros Convidados: Elaine Castro (Viagem Massa), Patricia Tayão (Viajar Hei), Patrícia Camargo (Turomaquia), Jonathan Pádua (Eu Vou De Mochila), Luciano Gusmão (Viagem Sem Frescura), Poliana Cardozo (Comendo Chucrute e Salsicha), Laira Curado (Olhar de Viajante), Glacy Moraes Machado (Brasil Naturista), Nívia Guirra (Viagens Invisíveis) e Fábio Pastorello (Viagens Cinematográficas).
share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

1 comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.