Europa Dicas e Roteiros de Viagem – Guia Completo

Viajar para a Europa é sempre uma experiência enriquecedora, seja pela quantidade de países e culturas que é possível visitar em apenas algumas horas de distância (é tudo relativamente perto), seja pela beleza dos países visitados.

Por isso, já realizamos diversas viagens para lá. Nessa matéria, vamos reunir aqui algumas dicas de roteiros de viagem pela Europa e também todos os posts que você já encontra no blog. Os roteiros são um mix de viagens que já fizemos com outros planos que ainda desejamos fazer.

Entre os destinos já visitados estão: Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Áustria, Bélgica, Holanda, República Tcheca, Grécia e Inglaterra. Mas infelizmente nem todas as viagens já conseguimos transcrever para cá.

De qualquer forma, se você tem alguma dúvida de como organizar seu roteiro ou sobre algum dos destinos que já visitamos, deixe um comentário no final dessa matéria que teremos prazer em responder.

E confira todos os posts já divulgados, estão repletos de dicas e fotos incríveis.

Europa Dicas de Roteiros de Viagem – Passo a Passo 

Índice de Posts

Seja qual for o seu roteiro de viagem pela Europa, prepare-se para cenários cinematográficos

EUROPA DICAS 

EUROPA: ROTEIROS DE VIAGEM

Europa Dicas e Roteiros de Viagem - Guia Completo

ESPANHA

MADRID

FRANÇA

PARIS

PROVENCE

ITÁLIA

TOSCANA

SUÍÇA E ALPES

1 – Roteiro de Viagem: O que fazer em 30 dias em Portugal e Espanha

Nesse roteiro o objetivo é percorrer as belezas desses países ibéricos, em paisagens de tirar o fôlego e, obviamente, destinos cinematográficos.

Em 2014, começamos a viagem pela Espanha.

Presenciar ao vivo a emoção de um show de Flamenco é uma das atividades imperdíveis na Espanha

Isso porque nas nossas pesquisas de passagens aéreas, o voo mais barato que encontramos para a Europa foi pela Air China. Eu tinha lido algumas resenhas sobre a empresa e fiquei com receio de fosse furada, mas no final das contas a viagem foi tranquila e o vôo teve excelente custo-benefício.

  • Se você tem 10 dias de viagem, reserve somente para as principais cidades: Madrid, Barcelona ou Lisboa. Pelo menos 5 dias para cada uma dessas cidades é o ideal.
  • Se você tem 15 a 20 dias de viagem, pode fazer as três cidades acima ou focar somente em um dos países: Portugal ou Espanha. Caso opte pela Espanha, vale a pena incluir a região de Andaluzia. Se a sua escolha for Portugal, divida os dias entre Lisboa, Porto e Algarve.
  • Se você tem 30 dias de viagem, pode explorar os dois países: Portugal + Espanha. Eu optaria por cerca de 20 dias na Espanha e 10 dias em Portugal.
E com 30 dias de viagem, você só conseguiu visitar o básico, que são as cidades mais importantes. Mas existe uma série de outros caminhos e lugares encantadores a serem visitados, que iremos percorrer em futuras viagens mais “profundas” por esses dois países.

1.1 – Espanha – O Que Fazer / Visitar

  • Mesmo que não seja banhada pelo Mediterrâneo, não dá para desprezar alguns dias em (1) Madrid. A cidade de Madrid é um charme só e tem alguns dos melhores museus do mundo. 
  • A partir de Madri também rolam algumas viagens de bate-volta, Toledo e Segóvia são imperdíveis. Reserve pelo menos 5 dias para Madrid.
Jardins geométricos no Parque del Retiro, em Madrid
  • Depois de explorar Madrid, pegamos um trem para (2) Barcelona. O que Madrid tem de histórico e sofisticado, Barcelona tem de moderno. Barcelona é bem mais cara e turística do que Madrid, prepare-se. Reserve também pelo menos 5 dias.
  • Se estiver afim de conferir praias, Barceloneta e Sitges são duas praias bem emblemáticas na região de Barcelona.
  • Se você começou a viagem pela Espanha, tem duas possibilidades de roteiro. Ou vai para Portugal, ou segue para a França.
  • Para quem segue rumo a Portugal, continue de Barcelona para a região da Andaluzia, na Espanha. Existem várias cidades encantadoras como Córdoba e Granada, mas a principal é (3) Sevilha. Não há opção de transporte direto de Barcelona para Sevilha de trem, então tivemos que pegar um voo low-cost. Outra opção seria retornar a Madrid e de lá pegar um trem para Sevilha, opção que demanda bem mais tempo.
  • De Sevilha, é possível pegar um ônibus para o Algarve, em Portugal.
O que fazer na Espanha
Barcelona é uma das capitais mais turísticas da Europa

1.2 – Portugal – O que Fazer / Visitar

  • O (4) Algarve pode ser explorado através de diversas cidades. Nós escolhemos Albufeira, mas o destino da moda parece ser mesmo Lagos, onde se encontra uma praia que foi considerada recentemente a praia mais linda do mundo.
  • Do Algarve, é fácil pegar um ônibus ou trem até (5) Lisboa e explorar a capital. Assim como Madrid, além de conhecer a cidade, você também pode conferir bate-voltas como Sintra e a região de Cascais. Cidades como Óbidos, Alcobaça e Fátima também são opções. Por isso, novamente não programe menos do que 4 dias.
  • A cidade de (6) Porto, mais ao norte de Portugal, é um destino considerado imperdível, que ainda não conhecemos.
Os monumentos de Belém, ainda na cidade de Lisboa, demandam pelo menos meio dia de viagem

2 – Roteiro de Viagem pela Suíça – O que fazer em 15 dias

A Suíça é um país encantador. Minha primeira viagem em 2008 foi incrível, mas estava sozinho. Por isso em 2010 voltei com o Cleber e nosso amigo Alex para apresentar algumas das belezas da região.
  • A Suíça combina com destinos próximos, como a França, a Áustria e a Itália.
  • Se você tem 10 dias de viagem: reserve apenas para a Suíça. Zurique, Lucerna, Interlaken e Zermatt (dois dias em cada) são boas opções.
  • Se você tem 15 a 20 dias de viagem, pode pensar em incluir outro país. Em 2008, eu casei Suíça com a Áustria e em 2010 também rolou dobradinha com a Áustria e com a França. São casamentos perfeitos.
  • Se você tem 30 dias de viagem, reserve pelo menos 10 dias para a Suíça e inclua países como a Alemanha, Áustria, França, Itália ou República Tcheca.
Cenários quase surreais de tão perfeitos são o destaque, como esse com vista para o Matterhorn
Cenários quase surreais de tão perfeitos são o destaque na Suíça, como essa vista para o Matterhorn

2.1 – Suíça – O que Fazer / Visitar

  • O aeroporto de embarque para a Suíça é o de (1) Zurique, apesar da capital do país ser Berna.
  • As cidades são relativamente próximas e com excelente serviço de trem, o que até permitiria bate-voltas para Berna ou Lucerna a partir de Zurique, mas o melhor mesmo é montar base em cada uma das cidades.
  • (2) Lucerna é um desses destinos encantadores (foto).
  • A locomoção de trem entre as cidades é a melhor opção. Fique atento para os trajetos e suas paisagens belíssimas.
  • O ponto alto da Suíça, na minha opinião, é o Jungfraujoch, conhecido como o Topo da Europa. Para conhecê-lo, hospede-se em (3) Interlaken.
  • Apesar de um pouco fora de mão, (4) Zermatt é a cidade mais encantadora para mim da Suíça, muito romântica e também onde você irá encontrar a montanha mais fotografada do mundo: o Matterhorn (famoso na embalagem do chocolate Toblerone).
  • De Zermatt, um passeio de trem famoso leva até a estação de ski famosa de St. Moritz. É o (4.1) Glacier Express, reserve com antecedência. Outra opção é seguir para (5) Genebra e começar um roteiro pela França.

2.2 – Chamonix Mont-Blanc

  • Apesar de não estar na Suíça, também adoramos conhecer a região do Mont Blanc, que tem tudo a ver com os alpes suíços, aliás a região fica bem na divisa entre a França, Suíça e Itália. De Genebra (Suíça) pegamos uma van para (6) Chamonix-Mont-Blanc, onde é possível pegar um teleférico e fazer um passeio incrível no alto da montanha.
Campos verdejantes e montanhas com neve fazem parte da paisagem da Suíça

3 – Roteiro de Viagem pela França – O que fazer em 15 dias ou 30 dias

15 dias para explorar a França é bem pouco. Mas já é um começo. Se tiver 30 dias, melhor. Há belezas incríveis nesse que é um dos meus países prediletos na Europa.

  • A França combina com destinos próximos como Espanha, Bélgica, Holanda ou Itália.
  • Se você tem 7 dias de viagem, nem precisa pensar muito: reserve todos os dias para Paris. Acredite, 7 dias podem ser até pouco para explorar a cidade luz.
  • Se você tem 15 dias de viagem, melhor. Combine os 7 dias em Paris com outras regiões incríveis como o Vale do Loire (região dos castelos, que demanda no mínimo 4 dias). Ou combine Paris com 7 dias na região da Provence, provavelmente a região mais linda da França.
  • Se você tem 30 dias de viagem, que delícia. Você pode dividir sua viagem em quatro regiões principais: Paris, o norte da França, a parte central e o sul da França.
O que fazer em Paris - Roteiro de 7, 15 ou 30 dias
Até mesmo as charmosas estações de Paris viram pontos turísticos na cidade luz

3.1 – O que fazer na França

  • Comece em (1) Paris. Aqui no blog você encontra o que fazer em Paris em detalhes, bairro a bairro.
  • Você pode optar por fazer alguns passeios bate volta a partir de Paris: Giverny e Versailles são mais próximos. Existem passeios para o (2) Mont Saint-Michel e para o (3) Vale do Loire, mas são passeios demorados e cansativos para fazer em apenas 1 dia. Se puder, opte por pernoitar nesses destinos.
  • De Paris, você pode optar por pegar um trem ou avião para (4) Lyon (centro da França) ou direto para Avignon, Aix-en-Provence ou Nice, no sul da França. O trem TGV faz o trajeto rapidinho, mas nas nossas pesquisas, sempre acabamos encontrando passagens aéreas baratas, seja pelas companhias low-cost ou até pela própria AirFrance.
  • Para explorar a Provence, nós levamos 8 dias e escolhemos duas bases: (5) Aix-en-Provence e (6) Nice. Na primeira, exploramos a parte mais rural, com as cidades medievais e os campos de lavanda, por exemplo. Em Nice, a pegada é mais praia e o encontro com o mar do Mediterrâneo. Tudo lindo de morrer.
O que fazer na França: Roteiro de 7 dias, 15 dias ou 30 dias
Estar no meio das plantações da Provence, como a de lavanda, é um espetáculo

Em breve, outros roteiros por aqui. Inscreva-se abaixo em nossa newsletter para ser notificado.

© 2015 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

Assine nosso blog: clique AQUI e assine gratuitamente nosso blog, assim você recebe todas as nossas atualizações. Você irá receber um e-mail, não se esqueça de clicar no link de confirmação.
share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

11 comentários

  1. Olá Fabio
    Quero conhecer a Europa… Paris, Barcelona e Veneza. Você tem algum roteiro assim em 10 dias? Eu e meu marido. Qual melhor época (mais em conta) pra viajar para Europa? Obrigada.

    1. Oi, Jenifer. Para gastar menos, evite os meses de julho e agosto, que são os mais caros. Sugiro que você fique 4 dias em Paris, 4 dias em Barcelona e 2 dias em Veneza, mas o melhor mesmo para conhecer melhor seria abortar Veneza e dedicar essa viagem só para Paris e Barcelona, que são destinos em que 4 dias de viagem são pouco para conhecer bem. Abraços.

  2. Boa tarde Fábio
    Estou organizando minha próxima viagem com minha família.
    Tenho um filho de 4 anos. A idéia inicial seria fazer um cruzeiro e parque da Disney em Orlando, por achar que ele iria curtir mais esse local nos USA. Porem, como já conheço a Disney, queria muito ir a Europa. Minha preocupação é que a viagem pela Europa não fique tão chata para uma criança de 4 anos. Vi no seu site várias dicas e roteiros para Europa. Você tem algum roteiro mais indicado para família com criança de 4 anos?
    Uma das cidades que queriamos ir seria Paris, por causa da Euro Disney.
    Agradeço se indicasse alguma proposta de roteiro (nossa idéia seria passar 20 dias agora em maio de 2017).
    Obrigado

Deixe um comentário