O que fazer na Praia do Rosa: Imbituba – Santa Catarina

Se você busca o que fazer em Santa Catarina, além de Florianópolis, as opções de viagem são inúmeras. Que o Estado de Santa Catarina tem belas praias, a gente já sabia. Mas até então, a gente só tinha conferido mesmo as praias de Florianópolis.

Por isso achamos que já era hora de expandir nosso conhecimento sobre a região. Mas como estávamos planejando uma viagem fora da temporada do verão, ficamos na dúvida se valeria a pena.

A Praia do Rosa faz parte do munícipio de Imbituba, no sul de Santa Catarina, em uma região chamada Encantos do Sul, que envolve localidades como Garopaba e Jaguaruna no litoral e Tubarão e Criciúma no interior.

Praia ou montanha? Quem nunca se viu nesse dilema na hora de programar uma viagem. Na Praia do Rosa tem os dois. E se você, como nós, ficou na dúvida se vale a pena conferir o lugar na baixa temporada, mire no Rosa porque de uma forma ou de outra, você vai acertar. Pelo menos, nós acertamos em cheio.  

O que fazer na Praia do Rosa – Os Encantos do Sul de Santa Catarina

Praia ou Montanha? Porque escolher se você pode ter os dois

O que fazer na Praia do Rosa - Imbituba / Santa Catarina
A Praia do Rosa oferece atrativos tanto no verão como no inverno

Há muito tempo eu já vinha paquerando a ideia de conhecer a Praia do Rosa. Principalmente depois que a Tatiana Dorneles, do blog Destino Mundo Afora, organizou uma blogtrip para lá, o projeto Santa Catarina na Bagagem.

Mas porque exatamente ficar na Praia do Rosa? Se você nunca tinha ouvido falar da Praia do Rosa, atualize-se. Em abril de 2015, o The Guardian publicou uma lista das 10 melhores praias do mundo que você nunca ouviu falar. Adivinha qual praia entrou nessa lista?

Como Chegar na Praia do Rosa

Engana-se quem pensa que o acesso para a Praia do Rosa é complicado. Chegamos no Aeroporto de Florianópolis, alugamos um carro e em menos de 1h30 (90 km) já tínhamos chegado por lá. Foi só colocar o nome da Hospedaria das Brisas e o Waze nos levou até lá. Olhe no mapa abaixo o nosso percurso.

O que fazer na Praia do Rosa - Imbituba / Santa Catarina - Onde Fica - Como Chegar

A estrada segue para o sul do país pela BR-101 e depois no pegamos a saída 273, que é o acesso para a SC-434, rumo à Garopaba. Esse acesso é um trevo com inúmeras curvas.

Quando alcançamos finalmente a SC-434, o Waze nos orientou para entrar à direita logo no início, mas seguimos nela por mais uns 10 minutos até a localidade chamada Campo Duna (logo após um posto Ipiranga e o Supermercado Silveira), onde aí sim viramos à direita para a Estrada Geral do Rosa.

No blog Meus Roteiros de Viagem, o Diego traz mais detalhes sobre esse percurso, e também indica o porque de não pegar essa primeira entrada orientada pelo Waze: o caminho tem mais estrada de terra do que a outra via.

De transfer ou de ônibus

Outras alternativas são o transfer de Florianópolis (cerca de R$ 200,00, consulte na sua pousada) ou para quem vai de ônibus, o negócio é pegar um ônibus da Paulotur de Florianópolis até Garopaba ou da Santo Anjo ou Eucatur até Imbituba e descer na SC-434. Só que da SC-434 ainda tem muito chão até a praia, então peça na sua pousada o telefone de um taxista para ir buscar você. Consulte também na empresa de ônibus onde você pode desembarcar.

Praia do Rosa não é tão pequena quanto eu imaginava, então para quem vai sem carro, verifique bem a localização da sua pousada e se possível, escolha alguma próximo da praia para não ter que caminhar muito. A maior parte das ruas são estreitas e não têm calçada, então andar a pé por longas distâncias acaba não sendo muito legal.

Rústica e charmosa ao mesmo, a Praia do Rosa é assim

Quanto mais próximo da praia, menos asfalto você irá encontrar nas ruas estreitas da Praia do Rosa. Os caminhos vão se estreitando como se preservassem o acesso da civilização às belezas naturais do Rosa.

Na chegada na Praia do Rosa após uma viagem tranquila de 1h30 de carro desde o Aeroporto de Florianópolis, nós nos instalamos na deliciosa Pousada Hospedaria das Brisas.

Leia nosso review sobre a estadia na Hospedaria das Brisas – Onde Ficar na Praia do Rosa

Nessa matéria também contamos e mostramos mais sobre o excelente café da manhã, um primor. Mas por hora, o que nos encantou mesmo foi a rede na varanda, com uma vista deliciosa para o verde da região. Do interior da suíte de 2 andares, a lareira já antecipa alguns momentos gostosos de quem se hospeda no inverno.

O que fazer na Praia do Rosa - Imbituba / Santa Catarina - Onde Ficar - Hospedaria das Brisas
Difícil resistir a essa rede e esse visual na Hospedaria das Brisas, pousada onde ficamos na Praia do Rosa

Deixamos o carro no estacionamento da pousada e fomos a pé para a praia, cerca de 400 metros da pousada.

O que fazer na Praia do Rosa - Imbituba / Santa Catarina
Ambientes e restaurantes charmosos à beira-mar na Rosa Norte, parada para almoço com essa vista é imperdível

No caminho estreito até a Rosa Norte (a Praia do Rosa está dividida em duas áreas principais, Rosa Norte e Rosa Sul), onde já não circulam carros. As passagens estão cercadas de flores e eis que afinal chegamos em um deck de madeira, com alguns restaurantes bem charmosos de frente para o mar.

O sol estava brilhando e todas as nossas preocupações sobre visitar Santa Catarina fora do verão foram para o primeiro buraco na areia.

Lógico, não esperávamos calor de rachar, nem água do mar quentinha. Aliás, água do mar quentinha acho que não rola em Santa Catarina nem no verão (em 2014 fomos para Florianópolis em janeiro e constatamos isso).

Os surfistas dominam o lugar, mas mesmo quem não é surfista, como nós, consegue aproveitar muito bem o estilo hippie-chique do lugar.

Quando a montanha encontra o mar

O que fazer na Praia do Rosa - Imbituba / Santa Catarina
Praia e montanha dividem o cenário cinematográfico da Praia do Rosa

A Praia do Rosa é linda e selvagem, cercada de montanhas. O legal é que existem trilhas para explorar as montanhas, e os visuais são cinematográficos. Fique de olho que em breve divulgaremos os posts dos trekkings que fizemos por lá.

Mas não é preciso caminhar muito (aliás, há acesso de carro até lá) para chegar no Portinho do Rosa. Um dos visuais mais encantadores que conhecemos na Praia do Rosa, no canto direito da praia.

Foi nosso primeiro contato com os barracos de pesca, típicos da região. Não obstante o movimento de turistas e até mesmo de casais que vão até lá para ensaios fotográficos, os pescadores permanecem em suas casas. Eles passam momentos manuseando as redes para o trabalho que está por vir.

Além do Portinho, estão a Praia do Luz e a Barra do Ibiraquera, lugares acessíveis tanto por trilha como de carro. Vale a pena conferir o pôr do sol na Lagoa do Ibiraquera, um dos momentos mais bonitos de nossa viagem.

Leia nosso relato do primeiro dia de viagem e sobre a Barra de Ibiraquera

O que fazer na Praia do Rosa - Imbituba / Santa Catarina
Final de tarde na Barra da Ibiraquera, pôr do sol de perder o fôlego na lagoa

Outras paisagens e trilhas imperdíveis estão no canto esquerdo da praia, onde começa a trilha para a Praia Vermelha (ainda em Imbituba). O caminho segue para a Praia do Ouvidor, Praia da Barra e Praia da Ferrugem (já em Garopaba). A trilha é extensa e envolve atravessar 3 morros e quase 1 dia completo de viagem, mas vale muito a pena.

O que fazer na Praia do Rosa - Imbituba / Santa Catarina
Um dos visuais cinematográficos na trilha que começa na Rosa Norte e vai até a Praia da Ferrugem, em Garopaba

É desses trajetos que encantam não somente nos destinos, mas também durante o caminho. Novamente, visuais cinematográficos e as paisagens da montanha e praias perfeitamente harmonizadas.

A Gastronomia na Praia do Rosa

Anoitece na Praia do Rosa e circulamos de carro novamente pelas ruas de terra da Praia do Rosa. Em um lugar tão rústico, ninguém espera encontrar um restaurante de padrão internacional. Mas em poucos minutos estávamos no restaurante Tigre Asiático, com gastronomia de influência balinesa, japonesa e principalmente tailandesa, onde a proprietária passou 6 meses. Não é o único restaurante de qualidade reconhecida da região.

Leia mais sobre o Restaurante Tigre Asiático – Onde Comer na Praia do Rosa

O que fazer na Praia do Rosa - Imbituba / Santa Catarina
O excelente restaurante Tigre Asiático abre todos os dias do ano, seja no verão ou no inverno

Na própria pousada onde estávamos hospedados, a Hospedaria das Brisas, fica o restaurante Refúgio do Pescador.  A especialidade são os frutos do mar e a comida mediterrânea. O ambiente também chama a atenção criando uma atmosfera aconchegante e sofisticada.

A região soma cerca de 25 restaurantes e mais de 100 opções de hospedagem. As atividades que envolvem praias, trilhas, cavalgadas, lagoas e a famosa observação das baleias (que visitam a região nos meses de inverno, de junho a setembro). Ou seja, há opções para todos os bolsos e gostos.

Essa mistura do rústico e do charme é uma das principais características da Praia do Rosa.

Lá acontece esse encontro inusitado, porém super bem-vindo. As pessoas viajam procurando a natureza preservada da região. Uma deliciosa mistura de praia e montanha e, portanto o torna um destino de verão e de inverno. Mas é um público que não abre mão de uma boa infraestrutura.

Salve esse Pinterest para consultar depois

O que fazer na Praia do Rosa - Imbituba / Santa Catarina


Leia a seguir: 
Onde Ficar na Praia do Rosa

Nota: O Viagens Cinematográficas contou com o apoio da Faro Comunicação, da Pousada Hospedaria das Brisas e dos restaurantes Refúgio do Pescador e Tigre Asiático. Gostaríamos também de agradecer o carinho como fomos recebidos pelo pessoal da Praia do Rosa, em particular pelo Emanuele do Village Praia do Rosa, da Márcia do Tigre Asiático e da Suzana da Pousada Solar Mirador

Confira nossas outras matérias sobre Santa Catarina no blog

  • Fique de olho: todo ano rola o Gay Surf Brazil, um evento LGBT que acontece na Praia do Rosa, vale conferir.
share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

3 comentários

  1. tenha seu veiculo porta entortada e vidros quebrados e todos seus pertences furtados,eu e mais 2 veiculos,

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.