Os 10 Melhores Filmes de Viagem: França e Itália

Atenção: esses filmes de viagem podem influenciar a sua próxima viagem para a Europa. Esses filmes com locações na França e na Itália já inspiraram muitos viajantes pelo mundo.

E você? Já assistiu a um filme no cinema e se viu inspirado por alguma das viagens mostradas na telona?

Com a gente do Viagens Cinematográficas, isso vive acontecendo. Só que dessa vez resolvemos radicalizar, e montamos uma viagem para a Europa inspirada por 10 dos melhores filmes de viagem.

Leia mais em Europa em 30 Dias: Roteiro pela França e Itália

São 10 filmes escolhidos, com locações na França e na Itália. Não são os únicos por lá, é lógico. Tanto a França como a Itália são riquíssimas como locações cinematográficas.

Foi difícil fazer essa seleção, mas ela foi feita de coração, e agora que voltamos da viagem, podemos dizer que os filmes funcionaram como excelentes guias de viagem.

Buscar onde os filmes foram gravados e ir atrás desses lugares foi uma ótima forma de conhecer as cidades. Portanto, recomendamos que você, em suas futuras viagens, também escolha alguns filmes preferidos e vá atrás de suas locações. Vale a pena.

Confira a seguir a nossa lista. Se quiser dar pitados sobre quais filmes teria escolhido, ou quais você acha que ficaram faltando, não deixe de comentar no final dessa matéria.

Os 10 Melhores Filmes de Viagem pela França e Itália

Um roteiro de viagem inspirado pelo cinema

Os Melhores Filmes de Viagem na Europa: França e Itália
Owen Wilson caminha por Paris às margens do Sena em “Meia Noite em Paris”, de Woody Allen

1 – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

O filme de Jean-Pierre Jeunet e protagonizado pela querida Audrey Tautou tem a maior parte das locações gravadas no charmoso bairro de Montmartre, que escolhemos como base nessa visita a Paris. Logo que chegamos, fomos até o Café des 2 Moulins, lugar onde a protagonista trabalhava. O legal é que sentamos no mesmo lugar da foto abaixo, mas o imperdível mesmo é dar uma passadinha no banheiro e conferir as fotos do anão de jardim viajante, lembra? Amélie também circula pela Gare de l’Est, canal Saint-Martin e obviamente pela basílica de Sacré-Couer, e assim como nós, uma legião de fãs procura recriar os passos da moça por esses trechos de Paris.

Sugerimos a leitura:

O que fazer em Montmartre – Roteiro e Mapa

Cafe des 2 Moulins, Sacré-Couer e o Filme Amélie Poulain

Os Melhores Filmes de Viagem na Europa: França e Itália - Amélie Poulain e as locações em Paris
Amélie Poulain em seu ambiente de trabalho, o Café des 2 Moulins, localizado no bairro de Montmartre

2 – Meia Noite em Paris

As locações do filme de Woody Allen são um verdadeiro guia turístico por Paris e arredores. Desde os jardins de Monet, em Giverny (um dos lugares mais lindos que visitamos, porém no cinema tudo parece mais vazio e tranquilo), até o Castelo de Versailles, as locações ainda incluem o Museu Rodin e o Museu da Orangerie. Como o personagem de Owen Wilson vive uma paixão pelo passado, Allen ainda inclui alguns restaurantes antigos, como o restaurante Polidor, de 1845, que preserva grande parte da decoração original. Nós fomos lá conferir.

Sugerimos a leitura:

Meia Noite em Paris: Locações do Filme

Giverny: Os Jardins de Monet

Os Melhores Filmes de Viagem na Europa - França e Itália: Meia Noite em Paris
Os jardins de Monet são uma das locações do filme “Meia Noite em Paris”, dirigida por Woody Allen
Jardins de Monet, em Giverny, por Fábio Pastorello
Ao contrário do filme, é um pouco difícil fazer uma cena romântica na ponte japonesa no Jardim das Águas, em Giverny

3 – Antes do Pôr-do-Sol

Foi difícil escolher apenas 3 filmes de viagem para explorar Paris, e o último da lista foi esse filme delicioso, dirigido por Richard Linklater. No filme, os personagens de Julie Delpy e Ethan Hawke se reencontram em Paris (na livraria Shakespeare and Company, que fica pertinho da Notre Dame) e saem conversando e filosofando sobre a vida pelas ruas. O verdadeiro espírito da cidade: flanar sem destino pela cidade. Mas o auge do filme é um passeio de barco, justamente ao pôr do sol, pelas águas do Rio Sena. “Antes do Pôr-do-Sol” é uma continuação de “Antes do Amanhecer”.

Sugerimos a leitura: 

Paris: Antes do Pôr do Sol às Margens do Rio Sena

Os Melhores Filmes de Viagem na Europa - França e Itália: Antes do Pôr do Sol
Ethan Hawke e Julie Delpy conduzem suas conversas e o clima de romance no passeio de barco no rio Sena
Passeio de Barco no Rio Sena - por Fábio Pastorello
Curtir o pôr do sol, seja num passeio de barco, seja nas pontes de Paris, é um programa imperdível em Paris


4 – Um Bom Ano

A região da Provença, no sul da França, foi um dos pontos altos de nossa viagem. Para explorá-la, adotamos esse filme protagonizado por Russell Crowe e Marion Coutillard e dirigido por Ridley Scott. A história gira em torno de um operador bem sucedido em Londres, que herda uma propriedade na França e vai até lá para tentar vendê-la. A propriedade, assim como no filme, é uma vinícula, o Chateau La Canorgue e não se importa muito com as visitas relacionadas ao fato de ser uma locação de cinema. O negócio deles, de cerca de 200 anos, é vender vinhos mesmo. A cidade de Gordes, uma das mais charmosas da região de Luberon, também tem várias das locações do filme.

Russell Crowe estuda sua nova propriedade na Provença, no filme “Um Bom Ano”

Para saber mais sobre a Provence: Provence Dicas e Roteiro de Viagem – Guia Completo


5 – Ladrão de Casaca

Ainda no sul da França, era hora de explorar a famosa Côte d’Azur, ou Riviera Francesa. Cidades como Nice, Mônaco e Cannes dispensam apresentações como destinos cinematográficos. Cannes por exemplo é cenário de um dos festivais de cinema mais importantes do mundo. Mas esses lugares estão lá no filme de Alfred Hitchcock, como o hotel Carlton em Cannes (onde a personagem de Grace Kelly fica hospedada) ou o mercado de flores de Nice. Mas o que estávamos mais ansiosos para conferir eram as Corniches, as estradas que ligam Nice a Mônaco (uma delas passando pela linda Éze) e que são uma das cenas mais famosas do filme. Foi durante a realização desse filme que Grace Kelly virou a Princesa de Mônaco.

Sugerimos a leitura:Ladrão de Casaca e os cenários da Côte d’Azur

Grace Kelly observa Cary Grant em Cannes, aliás uma das poucas praias de areia na Côte d’Azur, as demais são de pedras

6 – Todos Dizem eu Te Amo

Depois dos filmes de viagem na França, chegamos na Itália, mais especificamente em Veneza, na Itália. O filme inspiração da vez foi esse de Woody Allen, em que ele tenta conquistar a personagem de Julia Roberts. Para tanto, finge correr pelas ruas (e pontes) de Veneza e forja uma admiração por Tintoretto. Algumas locações foram difíceis de reproduzir, como a hospedagem no Gritti Palace Hotel (o orçamento não permitiu, infelizmente), mas depois de rodar pelas ruas labirínticas de Veneza encontramos a fantástica Scuola Grande de San Rocco, além é claro das cenas no Grand Canal.

Woody Allen tenta conquistar Julia Roberts pelos canais de Veneza

7 – Cartas para Julieta

A lista de filmes de viagem a seguir mistura locações não somente em um destino na Itália. Por exemplo, o filme com Amanda Seyfried tem locações em Verona, na Casa da Julieta (locação que visitamos por lá), mas depois parte para a Toscana, com locações em Siena (cidade onde ficamos hospedados na Toscana) e menciona o Vinhedo Caparzo (que visitamos em companhia da querida Deyse do Passeios na Toscana), onde a personagem de Vanessa Redgrave reencontra um grande amor do passado.

Um lindo filme pela belíssima Toscana, outro dos pontos altos de nossa viagem.

Os Melhores Filmes de Viagem na Europa - França e Itália: Cartas para Julieta
Sophie (Amanda Seyfried) se encanta com as histórias das cartas deixadas para Julieta, em Verona
Cartas para Julieta em Verona, por Fábio Pastorello
A estátua de Julieta é um dos destaques da Casa da Julieta, em Verona. As cartas para Julieta são realmente afixadas lá

O filme Cartas para Julieta é um desses filmes de viagem deliciosos: as locações incluem Verona e alguns lugares belíssimos na Toscana


8 – Sob o Sol da Toscana

Mas o filme de viagem mais significativo sobre a Toscana é essa produção de 2004, com Diane Lane. Frances Mayer (Diane) é uma mulher que, num ato impulsivo, adquire uma casa na Toscana (Bramasole, nós efetivamente visitamos a fachada da casa adquirida pela escritora). O filme tem várias cenas gravadas na deliciosa cidade de Cortona, mas os trechos mais inesquecíveis acontecem mesmo na Costa Amalfitana, mais precisamente em Positano. É por lá que ela vive um romance com o italiano Marcello. Quem viu o filme, não consegue deixar de parar de sonhar com Positano (ou até com o Marcello). Na realidade, a viagem da Toscana até Positano pode levar até 6 horas, mas no filme tudo parece tão rápido.

Não deixe de ler: Sob o Sol da Toscana: um roteiro para entrar no clima do filme

Filmes de Viagem na Itália: Sob o Sol da Toscana
Positano é o cenário perfeito para o romance de Frances e Marcello, que se conhecem em Roma

9 – O Talentoso Mr. Ripley

Esse talvez seja o filme com maior quantidade de locações pela Itália. Roma e Veneza são as cidades mais conhecidas, mas as principais locações do filme estão nas ilhas de Ischia e Procida, próximas de Nápoles. Ischia e Procida misturadas são a chamada Mongibello, cidade fictícia criada pela autora Patricia Highsmith.

Nossa intenção era ter visitado as duas ilhas, que na verdade são próximas, mas acabamos nos encantando tanto com Ischia (de quebra, estava rolando um festival de cinema na cidade) e pelo Castelo Aragonese (que aparece na foto no alto de uma montanha), que não sobrou tempo para visitar Procida (também locação do filme “O Carteiro e o Poeta”). Fica pra próxima. Mas provavelmente não teríamos ido até Ischia se não fosse o filme.


10 – Comer Rezar Amar

Esse talvez seja um dos filmes de viagem mais emblemáticos. A história é inspirada em Elizabeth Gilbert (Julia Roberts), que escreveu um livro para contar sua jornada de fuga e autodescobrimento por 3 países. Na Itália, mais precisamente em Roma, Liz vive seus momentos de ócio e muita gulodice. Dessa forma, nossa proposta por lá foi de também viver uma experiência gastronômica. Na realidade, nossa jornada calórica começou mesmo em Nápoles, na famosa L’Antica Pizzeria da Michele (nossa opinião sobre a pizza, porém, não foi a mesma de Liz). Em Roma, desde o sorvete de Liz na Piazza Navona até uma refeição no Santa Lucia, resolvemos chutar o balde e consumir muito carboidrato.

Os Melhores Filmes de Viagem na Europa - França e Itália: Comer, Rezar, Amar locações em Roma
Liz Gilbert (Julia Roberts) come uma pizza em Nápoles: jornada calórica também em Roma
Eu e Cleber no restaurante Santa Lucia, um dos restaurantes mostrados no filme “Comer Rezar Amar”

Leia também: 10 Destinos de Cinema e Filmes de Viagem Inspiradores

© 2015 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.


Fontes:

1 – ParisInfo: The Montmartre of Amélie Poulain
2 – The Worldwide Guide to Movie Locations: Midnight in Paris
3 – Luberon Experience: A Good Year – A Movie Set in Luberon
4 – Passeios na Toscana: A Villa Bramasolle de Sob o Sol da Toscana
5 – Movie Tourist: Eat, Pray, Love

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

17 comentários

  1. Amei. Itália é a viagem de meus sonhos. Já assisti sob o sol da Toscana umas 10 x parae inspirar! Quem sabe em 2019! Obrigada pelas dicas

  2. amei as dicas…ja estou baixando os filmes, ja vistos..mas agora com um gostinho a mais….planeando minha proxima trip.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.