Paris: Antes do Pôr do Sol nas Margens do Rio Sena

O filme “Antes do Pôr do Sol”, de Richard Linklater, foi uma de nossas inspirações para a viagem à Paris. Portanto, obviamente, era necessário fazer um passeio de barco e conferir uma bela vista do entardecer. Exatamente como uma das sequências mais famosas do filme.

Foi o que fizemos no nosso quarto dia em Paris, um passeio de barco pelo Rio Sena. Ideal para conferir a cidade de um outro ponto de vista, e replicar uma das cenas do filme protagonizado por Julie Delpy e Ethan Hawke.

Nessa matéria, vamos explorar um pouco além desse cenário. Quais são os lugares mais lindos para ver o pôr do sol em Paris? Sinceramente, a vista do alto da Sacré Couer nos decepcionou.

Nossas tardes às margens do Rio Sena foram impecáveis e repletas de tons dourados. Vamos conferir a seguir um roteiro por 5 pontos legais para aguardar o pôr do sol em Paris. E lógico, o post está repleto de fotos do fim de tarde, o momento preferido de 10 entre 10 fotógrafos viajantes.

A Paris do Filme Antes do Pôr do Sol

5 Pontos Imperdíveis para conferir o pôr do sol às margens do Rio Sena e entrar no clima do filme

A Paris do filme Antes do Pôr do Sol: às margens do Rio Sena
Contemplamos o pôr do sol em Paris às margens do Rio Sena de diferentes ângulos: todos belíssimos

1 – Passeio de Barco no Rio Sena

Algumas cenas do filme “Antes do Pôr do Sol” foram filmadas dentro de um passeio de barco, justamente ao entardecer. Essas cenas para mim ficam sempre na memória, especialmente os trechos em que os personagens passam por debaixo das famosas pontes de Paris.

A Paris do filme Antes do Pôr do Sol: às margens do Rio Sena
Ethan Hawke e Julie Delpy em cena do filme “Antes do Pôr do Sol”, gravado em Paris

Por isso, repetir o passeio de barco é uma experiência imperdível.

A maior parte do pessoal fica sentado durante o passeio. O barco tem um audioguia em que é possível ouvir algumas informações sobre os lugares que contemplamos às margens do rio. Nós preferimos ficar em pé, no final do barco, para ter maior mobilidade para as fotos. Os trechos em que passamos por debaixo das pontes e toda a forma de se ver Paris a partir do Rio Sena são os destaques.

Os 10 Melhores Filmes de Viagem: França e Itália

A Paris do filme Antes do Pôr do Sol: às margens do Rio Sena

A Paris do filme Antes do Pôr do Sol: às margens do Rio Sena
Passando por debaixo da Ponte Neuf, uma das diversas pontes cruzadas pelo passeio de barco
A Paris do filme Antes do Pôr do Sol: passeio de barco às margens do Rio Sena
Barco passa por debaixo de uma das 23 pontes de Paris

Leia tudo sobre os passeios de barco no Viajoteca.


2 – Ponte Alexandre III

A Paris do filme Antes do Pôr do Sol: às margens do Rio Sena
Ponte Alexander III ao final de tarde, uma bela vista do pôr do sol de Paris

Em artigo recente no caderno de turismo da Folha, a matéria realça a crescente valorização do Rio Sena entre os turistas e os parisienses. O lugar se projeta com suas baladas e festas, e uma série de bares e restaurantes flutuantes.

A mudança prevê ainda a retirada de vias para carros e subtituição para espaços de lazer e para pedestres. Um projeto da Prefeitura de Paris que vem sendo conduzido desde 2009.

“As margens são um novo ponto de atração para Paris, sobretudo para os amantes do turismo urbano, que, além de explorar o patrimônio, vêm buscar uma experiência mais típica, mais autêntica”, celebra o secretário-adjunto de Turismo de Paris, Jean-François Martins. (Fonte: Caderno de Turismo da Folha, 04/08/2015)

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

Nós pudemos conferir numa curta caminhada a partir da Pont Alexandre III. Capitaneados pelo Rosa Bonheur sur Seine, bares oferecem comidas e bebidas para quem quer curtir o final de tarde às margens do Sena.

O público é formado principalmente pelos parisienses que saem do trabalho e sentam no chão mesmo para curtir o final de tarde. Nesses bares dá para comprar uma garrafa de vinho e ficar curtindo o momento. É imperdível.

A Paris do filme Antes do Pôr do Sol: às margens do Rio Sena
Parisienses se reúnem para o pôr do sol em bares ao ar livre
A Paris do filme Antes do Pôr do Sol: às margens do Rio Sena
Compre uma taça ou uma garrafa de vinho e sente na calçada para curtir o fim de tarde no Sena
A Paris do filme Antes do Pôr do Sol: às margens do Rio Sena
Todo mundo sentado às margens do Rio Sena para conferir o pôr do sol

Europa em 30 Dias: Roteiro pela França e Itália |  2015


3 – Margens do Sena (berges de Seine)

O negócio é caminhar pelas margens do Rio Sena e descobrir todas as atividades que agora os parisienses podem fazer por lá. Jogos, cadeiras e outras estruturas e atividades lúdicas foram colocadas para propôr novas formas de lazer no local.

A Paris do filme Antes do Pôr do Sol: às margens do Rio Sena
O reflexo do sol sobre piso de pedras forma uma das mais belas paisagens às margens do rio Sena

A atividade predileta de todos que circulam por lá, no entanto, é sentar e olhar para o sol. Em outros casos, também cabe fotografar o momento.

Mas fique atento à posição do sol. No nosso caso caminhamos da Ponte Alexandre III em direção do Museu d’Orsay. Mas era nas nossas costas que as melhores paisagens estavam se delineando.

A Paris do filme Antes do Pôr do Sol: às margens do Rio Sena
Fotógrafo e seu tripé preparando-se para registros às margens do rio Sena

Entre os meses de julho e agosto, rola até praia às margens do Sena. É a “Paris Plage”, que pretende oferecer opções de lazer para os parisienses e suas famílias que não podem viajar nas férias. Como estivemos em junho, não deu pra conferir.


4 – Sobre as Pontes e Cadeados

Bem em frente ao Museu d’Orsay, curtimos bastante o pôr do sol através da Passarela de Solférino. Assim como outras pontes de Paris, está repleta de cadeados dos apaixonados.

Alguns dias antes de nossa visita, os cadeados da Pont das Arts (o local mais tradicional para essa prática) foram tirados pois estavam comprometendo a estrutura física da ponte. Eram cerca de 1 milhão de cadeados pesando 45 toneladas. Haja casais românticos em Paris, hein?

A Paris do filme Antes do Pôr do Sol: às margens do Rio Sena
Os cadeados colocados pelos românticos que visitam Paris podem ser encontrados também aqui

Mas a escolha da Solférino para ver o pôr do sol foi meio aleatória: calhou de chegarmos nela bem na hora que o sol estava se pondo. Existem várias outras possibilidades para explorar um ponto de vista acima das águas do Rio Sena.

O ponto de vista garantiu, principalmente, ver os passeios de barco que já tínhamos feito, mas agora de cima deles.

A Paris do filme Antes do Pôr do Sol: às margens do Rio Sena
Na Passarela de Solférino, uma vista bem legal para o Grand Palais e para o Rio Sena


5 – Ponte Neuf e a Ilé de la Cité

No extremo da Ilé de la Cité, está uma pequena praça. Ela forma uma pontinha que fica exatamente de frente para toda a extensão do Rio Sena e suas pontes. O ponto parece ser ideal para conferir o pôr do sol, certo?

A Paris do filme Antes do Pôr do Sol: às margens do Rio Sena
Dois pontos de vista do pôr do sol na Ilé de la Cité, aqui a vista da Pont Neuf 
A Paris do filme Antes do Pôr do Sol: às margens do Rio Sena
Dois pontos de vista do pôr do sol, aqui a vista da Square du Vert-Galant, o extermo da Ilé de la Cité

Pois é, muita gente se reúne por lá para o fim de tarde, munidos de garrafas de vinho e lanches comprados no mercado mais próximo.

Para acessar a Square du Vert-Galant, você precisa ir até a Pont Neuf e de lá descer uma escadaria até a praça. Nas margens da ilha, que obviamente fica bem no meio do Rio Sena, o espaço para sentar e circular é pequeno e, portanto, disputado.

Fomos andando até a pontinha para conseguir registrar uma foto do pôr do sol com o máximo das pontes na frente dele.

Margens do Rio Sena - Pôr do Sol
O último momento do pôr do sol em Paris às margens do Rio Sena, vista da pontinha da Ilé de la Cité

Obviamente, essas são apenas algumas das possibilidades de curtir um pôr do sol em Paris, às margens de Rio Sena. O importante é flanar por Paris, especialmente no fim de tarde, e você logo vai conseguir se sentir dentro de um filme.

© 2015 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

Leia a seguir: Roteiro de Viagem – Dia 5: Palácio de Versailles

Fontes: O Melhor de Paris: Remodelação das Margens do Rio Sena em Paris   –    France.fr – Site Oficial da França: Paris, Margens do Rio Sena

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

2 comentários

  1. Que legal, Thaís. Fico feliz, acho que Paris merece uma segunda chance sim hein? Como o maridão então, vocês vão amar. Aproveita e antes de ir assiste uns filmes em Paris pra entrar no clima. Beijão.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.