8 Roteiros de Viagem pelo Nordeste do Brasil

Confira nessa matéria algumas opções de viagens e turismo pela região Nordeste do Brasil. Os roteiros Nordeste estão ilustrados com mapas em que é possível ver a distância entre as cidades.

Entre os pontos turísticos que você pode encontrar no Nordeste, estão paisagens únicas entre as mais bonitas do mundo. As dunas e lagoas dos Lençóis Maranhenses, as piscinas naturais de Maragogi ou Porto de Galinhas, as belas praias da Bahia ou do Ceará e a paradisíaca ilha de Fernando de Noronha.

Veja a seguir todas as viagens que fizemos pela região e as dicas e roteiros que você já consegue encontrar aqui no site.

8 Roteiros de Viagem pelo Nordeste

por Viagens Cinematográficas

Lugares paradisíacos: as praias da região Nordeste estão entre as mais lindas do mundo

1 – Maranhão

Para chegar no Maranhão, a principal entrada é a cidade de São Luís, que merece pelo menos 3 dias de hospedagem, em que é possível conhecer o centro histórico, as praias da cidade e um bate-volta até a cidade de Alcântara.De São Luís, ônibus ou vans partem para os Lençóis Maranhenses, o principal ponto turístico do Estado. Para conhecer bem a região, o mínimo recomendado são de 4 dias. Quem deseja conhecer com mais tempo, deve incluir também pernoites nos vilarejos de Atins, Caburé e Santo Amaro do Maranhão, todos bem isolados.

LENÇÓIS MARANHENSES

Guia Rápido dos Lençóis Maranhenses

O que fazer nos Lençóis Maranhenses

Dia 1 – Transfer de São Luís para Barreirinhas e à tarde. Passeio até a Lagoa Azul
Dia 2 – Passeio pelo Rio Preguiças e Chegada em Atins
Dia 3 – Lagoa Verde e Canto de Atins
Dia 4 – Igarapé de Atins e retorno pelo rio Preguiças até Barreirinhas
Dia 5 – Lagoa Bonita
Dia 6 – Retorno para São Luís

2 – Piauí

O Estado possui litoral pequeno e em conjunto com os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara, faz parte do roteiro Rota das Emoções, que fizemos em 1995. A principal base é a cidade de Parnaíba, onde o passeio até o Delta do Parnaíba é um dos pontos altos. A região tem possui belas praias, como Luís Correia. Para conhecer a região, reserve de 2 a 3 dias.


3 – Ceará

Um dos Estados nordestinos mais emblemáticos, seu litoral está dividido entre as praias do litoral oeste (com predominância das dunas) e litoral leste (falésias). No centro está a capital, Fortaleza, de onde partem alguns passeios bate-volta para as praias mais próximas.

As viagens para cá podem variar desde 4 dias (somente para Fortaleza) até 15 ou mais dias (para incluir Jericoacoara e Canoa Quebrada como bases, por exemplo).

As 10 Melhores Praias do Ceará

O que Fazer em Fortaleza: 5 passeios bate-volta pelo litoral do Ceará

Dia 1: Fortaleza
Dia 2: Cumbuco
Dia 3: Praia da Lagoinha
Dia 4: Passeio das 3 Praias: Morro Branco, Praia das Fontes e Canoa Quebrada
Dias 5 e 6: O que fazer em Canoa Quebrada
Dias 7 a 11: Jericoacoara – Dicas, Fotos, Onde Ficar, Como Chegar

Dicas de Roteiros de Viagem para o Nordeste Brasil

4 – Rio Grande do Norte e Paraíba

Apesar de já conhecermos a região, fomos há muito tempo e ainda não temos material, dicas, fotos ou vídeos para compartilhar. Em breve visitaremos a região novamente. A distância entre João Pessoa, Natal e Recife é pequena (cerca de 2h30 de distância entre cada uma), então conciliar os 3 Estados em uma só viagem pode ser uma boa.

5 – Pernambuco e Fernando de Noronha

A porta de entrada do Estado é a cidade de Recife, de onde aliás saem voos para Fernando de Noronha. Entre Recife e Olinda, reserve cerca de 5 dias. Uma esticadinha até Cabo de Santo Agostinho também é recomendável, onde está a Praia de Calhetas.

A principal atração turística do Estado, além de Fernando de Noronha, é a região de Porto de Galinhas, que também merece cerca de 4 dias para conhecê-la. As piscinas naturais cheias de peixes e a Praia de Muro Alto são inesquecíveis. Não deixe de conhecer a Praia dos Carneiros, considerada uma das melhores praias do Brasil.

Quem não faz muita questão de conhecer ou ficar em cidade grande, pode ficar em Porto de Galinhas e fazer um bate-volta até Recife. A distância entre os dois destinos é de apenas 1 hora de estrada.

Para Fernando de Noronha, os voos são caros, então aproveite para ficar o máximo que puder. O mínimo recomendado são 5 dias e em 7 dias você terá conhecido bem a ilha.

PORTO DE GALINHAS

Guia Rápido: Porto de Galinhas

Dia 1 – Chegada em Recife e transfer para Porto de Galinhas
Dia 2 – Passeio até as Piscinas Naturais
Dia 3 – Passeio de Buggy de Muro Alto até Maracaípe
Dia 4 – City Tour Recife e Olinda
Dia 5 – Praia dos Carneiros
Dia 6 – Marogogi
Dia 7 – Retorno a Recife

FERNANDO DE NORONHA

Guia Rápido: Como Chegar, Quando Ir, Onde Ficar

O que fazer em Fernando de Noronha – Top 10   

Quanto Custa Viajar para Fernando de Noronha

Dia 1 – Chegada em Fernando de Noronha no final da tarde e pôr do sol na Praia do Cachorro
Dia 2 – Ilhatur (Baía do Sancho, Baía dos Porcos, Cacimba do Padre, Porto, Sueste e pôr do sol no Mirante do Boldró)
Dia 3 – Passeio de barco pela manhã e mergulho da Praia do Porto de Santo Antônio à tarde
Dia 4 – Baía do Sancho e Baía dos Porcos pela manhã e mergulho autônomo (batismo) à tarde; pôr do sol no Forte dos Remédios
Dia 5 – Praia do Atalaia, Praia do Leão, Baía do Sueste, Mirante dos Golfinhos e Baía do Sancho
Dia 6 – Caminhada pelas praias do mar de dentro e retorno

6 – Alagoas

Em 2011, nosso roteiro de viagem partiu de Recife, passou por Porto de Galinhas, Maragogi (distante 1h20 de Porto de Galinhas), Japaratinga e terminou em Maceió (distante 2h de Maragogi). Esse trecho do litoral de Alagoas é conhecido como Costa dos Corais, pelas barreiras de corais e piscinas naturais formadas nas praias.

Maragogi é o local mais famoso, mas destinos como Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres têm ganhado fama e cada vez mais admiradores. Reserve cerca de 4 a 7 dias para curtir a região. Nós escolhemos Maragogi e Japaratinga como bases.

Em Maceió, as praias de mar cor de verde esmeralda impressionam e uma escapada para a Praia do Gunga, na Barra de São Miguel, é imperdível.

COSTA DOS CORAIS

NOVO: O que fazer na Costa dos Corais

7 – Sergipe

Depois de Maceió, partimos para Aracaju (distante 4h de carro), onde pela saímos um pouco dos roteiros litorâneos.

Em Aracaju, além das praias da cidade (que sinceramente não achei imperdíveis), existem alguns bate-voltas interessantes: Foz do Rio São Francisco, Cânion do Xingó e Mangue Seco (já no estado da Bahia, quase divisa com Sergipe).

A região do Cânion do Xingó revela outros cidades interessantes localizadas às margens do Rio São Francisco, como Penedo e Piranhas.

Um passeio bate-volta de Aracaju até Cânion do Xingó

8 – Bahia

Acho que se eu tiver que escolher um dos meus Estados preferidos na região Nordeste, seria a Bahia. São tantos destinos incríveis que fica difícil encaixar tudo em menos de 30 dias.

Tanto que em 2009 fizemos uma viagem exclusivamente para explorar a Bahia: e foi demais!

Aqui novamente a base é a capital do Estado: Salvador. Já fiquei 15 dias por lá, e ainda faltou coisas para fazer. Portanto, reserve no mínimo 7 dias.

As distâncias são grandes e fica difícil conciliar tudo em trechos terrestes. O sul da Bahia, por exemplo, fica distante quase 10 horas de Salvador. Vale mais a pena ir de avião.

Ainda não temos todos os posts dessa viagem escritos. Mas já temos alguns bem interesssantes, vale a pena conferir.

Tudo o que você precisa saber sobre a Bahia

As 10 Melhores Praias da Bahia

Dia 1: Chegada em Porto Seguro
Dia 2: Porto Seguro e Centro Histórico
Dia 3: Santa Cruz Cabrália ou Santo André
Dia 4 a 5: Guia de Arraial d’Ajuda
Dia 6: Caminhada de Arraial d’Ajuda até Trancoso
Dia 7 a 9: Trancoso Quadrado e Praias
Dia 8 a 10:  7 Dicas para Aproveitar Melhor a Praia do Espelho
Dia 10 a 12: Caraíva
Dia 13: Retorno para Porto Seguro e Partida

É isso aí, espero que esses roteiros te ajudem a decidir sua próxima viagem. Mas qualquer coisa, deixe seu comentário, dúvida, sugestão na caixa de comentários abaixo, e teremos prazer em responder. 

Leia também:

Os 15 Melhores Destinos da Região Nordeste

© 2015 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

24 comentários

  1. Olá, era exatamente um roteiro assim que eu queria! Agora a parte mais importante… Quanto você acha que seria bom guardar e levar nessa viagem? Sou de SP e tirando as passagens aéreas ida e volta, e indo de estado a estado de ônibus quanto acha que eu gastaria +/-?

    1. Oi, Elizabeth. Falar em gastos depende de saber qual o seu estilo de viajante. Mas numa média, eu calcularia cerca de 150,00 por dia de hospedagem (se estiver viajando acompanhada, esse valor é dividido por 2) e cerca de 50,00 por dia com alimentação e gastos diversos. Calcule um adicional de R$ 50,00 por dia para passeios nos locais. Abraços.

  2. Obs: mais uma dúvida que esqueci no outro post, é possível ir para esses lugares de ônibus ou fica muito longe?? Obrigada

    1. Alguns trechos ficam mais extensos, mas é viável viajar de ônibus sim. Pelo Google Maps você tem a opção de colocar o destino inicial e o final e saber qual o tempo de carro, assim você já consegue ter um parâmetro. Abraços.

  3. Boa noite! Estou planejando com meu namorado uma viagem para o nordeste no final de agosto desse ano, pretendemos ter em torno de 20 dias para ir para maranhão inicialmente,ele tem família lá,então teremos que passar uns dias e depois ir pro Piauí e Fortaleza. Até então, pensei nisso, você me aconselha algum roteiro a mais? Acha que dá pra curtir legal esses dias conhecendo esses lugares? Se sim, quantos dias aconselha em cada um? Vi sua postagem e também me interessei por Jericoacoara, é lindo!! Obrigada pelas dicas!!

    1. Oi, Hellena. Em 20 dias creio que você pode fazer toda a Rota das Emoções, que compreende o percurso desde São Luís até Fortaleza, passando pelo Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE). Existem empresas especializadas nesse roteiro, de transporte público fica um pouco mais complicado, mas é viável. Montaria o roteiro com cerca de 8 dias no Maranhão, 8 dias no Ceará e 3 dias no Piauí. Abraços.

  4. Boa noite amigo… Estou planejando a viagem para o nordeste agora em Novembro, .mas aínda estamos na dúvida, pra qual local ir, tenho um filho de 1 ano. Qual roteiro me indica?
    Pretendo ficar entre 7 e 8 dias.

  5. Parabéns pelo site… Muitas dicas e bem explicadas !
    Pretendo fazer um mochilao ano que vem em (2017) pelo litoral do Nordeste do Brasil,com certeza suas dicas serao uteis em meu planejamento .

    Fabio , você acha que possível porcorrer todos esses estados de ônibus em 1 mês ?

    Tem alguem por aqui que esteja com os mesmos planos ?;

    1. Oi, Leonardo. Que legal, hein? Olha só, o problema é realmente quanto tempo você ficará em cada lugar. Conhecer todos os Estados do Nordeste em 1 mês pode ser bem corrido, mas se é a sua proposta, vale a pena correr atrás, definir quais serão suas bases e procurar otimizar o tempo da melhor forma possível. Abraços.

    2. Tenho o mesmo plano, mas irei retirar a Bahia do meu roteiro pois já moro aqui. Queria saber se dava pra ir de ônibus de um ponto a outro?!

      1. Oi, Ana Luiza. Sim, você pode viajar de ônibus. Excluindo a Bahia, fica mais fácil pois é justamente o litoral mais extenso. Só para você ter uma ideia, de Aracaju até Natal o trajeto leva cerca de 12h a 14h de ônibus. Considerando que você não irá fazer ele direto, é possível calcular uma média de 3 horas entre as capitais (Aracaju > Maceió > Recife > João Pessoa > Natal). Abraços.

    1. Nossa, Aline. Me colocou numa saia justa, qualquer destino no Brasil ou no mundo??? Se fosse no Brasil, eu apostaria no litoral norte do Rio de Janeiro (Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios). Se fosse no exterior, Aruba ou Punta Cana (todos destinos que temos aqui no blog) são ótimas opções. Abraços.

  6. Oi Fábio, bom dia!
    Li todos os roteiros e amei as dicas!
    Tô morando em Natal agora, então gostaria de conhecer um pouco mais da região… Me diz uma coisa, o que tu achas de fazer alguns desses roteiros sozinha? Às vezes vou acompanhada, mas gosto de viajar sozinha, e tu sabe, de vez em quando as pessoas não tem $$ ou desistem, enfim, vou sozinha, porque assim vou com certeza hahahaha
    Tu achas que eu poderia viajar de ônibus? Tem alguma dica nesse sentido? Por questão de segurança mesmo, evitar algum trecho ou roteiro…?

    Obrigada!!!

    1. Oi, Paula. Também sou do time de nunca deixe de viajar por falta de companhia. Então vá sozinha mesmo, mas sempre com cautela. Dizem, mas não sei por experiência própria, que não é bom viajar de noite, então eventualmente se você se sentir mais segura, opte por viagens durante o dia. Só não recomendo se for mais de 5 horas, afinal é um dia perdido. De resto, em relação a roteiros acho que não tem muito problema se forem roteiros mais frequentados. Por exemplo, um ônibus de Recife para Maceió, por exemplo, é um linha muito comum então o ônibus estará com vários outros passageiros e também a estrada sempre tem muitos viajantes. Enfim, espero ter ajudado. Abraços e boas viagens!!!

Deixe um comentário