Praia do Rosa e um Roteiro de Trilhas até Garopaba

Você sabia que dá para fazer uma trilha da Praia do Rosa (que fica no munícipio de Imbituba) até as praias de Garopaba, em outro município?Pois é, quando eu descobri que havia essa possibilidade de ir caminhando de uma cidade até a outra, a ideia logo me fascinou. Adoro trilhas, mas principalmente gosto de percorrer o litoral e ir atravessando praia após praia.

O que eu não sabia (ou até desconfiava) é que essa trilha ia ser tão extensa e cansativa. Por isso, já deixo a dica que teria nos poupado bastante esforço.

Leve o telefone de um taxista e assim que chegar no final da trilha, peça um táxi e volte bonito de carro. A pé, o percurso pode durar de 2 a 3 horas. De carro, cerca de 30 minutos.

Nós não fizemos isso e após percorrer toda a trilha, ainda tínhamos que fazer todo o percurso de volta. Essa volta foi bem cansativa.

O que importa é que o caminho super compensa e você vai contemplar paisagens incríveis. Da Praia do Rosa até Garopaba a pé, vamos simbora!

Caminhada da Praia do Rosa até Garopaba

Dia 2 – Um roteiro de trilhas pela Praia Vermelha, Praia do Ouvidor e Praia da Ferrugem

por 

Trilha de Praias entre Praia do Rosa e Garopaba
Praias de Garopaba vistas a partir da trilha entre Ouvidor e Praia da Barra

Nossa caminhada começou na Praia do Rosa. Antes de sair, comemos um café da manhã super caprichado na Hospedaria das Brisas. Com direito a suco verde e produtos integrais (e deliciosos), o café da manhã da Hospedaria é fantástico.

Quer saber mais sobre a Hospedaria das Brisas? Clique aqui

Onde Ficar em Santa Catarina: Praia do Rosa
Café da manhã caprichado e delicioso da Hospedaria das Brisas, na Praia do Rosa

Confira nosso vídeo dessa caminhada

Parte 1: Da Rosa Norte até a Praia Vermelha

Começamos a trilha um pouco tarde, enrolamos no café da manhã, depois ainda fizemos algumas fotos e vídeos na própria Praia do Rosa. Eram 11h da manhã quando de fato chegamos no início da trilha.

Trilha de Garopaba até Praia do Rosa - Praias de Santa Catarina
Acesso para a Praia do Rosa, no canto norte

No canto norte da Praia do Rosa (lado esquerdo da praia), encontramos algumas rochas na base do morro e após elas, uma trilha suspensa de madeira. Adoramos a trilha suspensa de madeira e já nos colocamos a tirar várias fotos de lá.

É tudo muito bem sinalizado, não há o menor risco de se perder nesse trecho. O problema ficava um pouco mais além.

Início da Trilha da Praia do Rosa até a Praia Vermelha
Cleber e eu na trilha suspensa de madeira

Subindo e descendo morros

Já comentamos aqui que um dos grandes encantos da região são os morros que emolduram as praias, formando ao mesmo tempo paisagens de praia e de montanha. Pois o que era cartão postal, agora virou obstáculo.

São justamente esses morros que temos que subir e descer no trajeto entre as praias. São 3 morros para ultrapassar. É verdade que não são muito íngremes e as trilhas são relativamente tranquilas, mas subida sempre cansa e descida sempre força o joelho.

Trilha da Praia do Rosa até Garopaba

Trilha da Praia do Rosa até Garopaba - Praia Vermelha
O visual do alto da Praia Vermelha é de tirar o fôlego

Chegada na Praia Vermelha

Cerca de 30 minutos nos separavam da primeira praia do percurso, a Praia Vermelha. Ainda estamos no município da Imbituba (o mesmo da Praia do Rosa), mas aqui o sinal do celular já não pega e a praia estava praticamente deserta.

Esqueça infraestrutura de barracas ou vendedores ambulantes. Talvez no verão tenha alguma coisa, mas no final de abril, quando visitamos a Praia do Rosa, não tinha nada mesmo.

Trilha de Garopaba até Praia do Rosa - Praias de Santa Catarina
Pisando finalmente na Praia Vermelha: areia escura e batida, mas selvagem e deserta

A gente prefere muito mais assim. Chegamos na Praia Vermelha, despejamos nossas coisas na areia e corremos para o mar. A areia da praia lembra um pouco a de Santos, minha terra natal. Não é uma areia clarinha, até um pouco escura (parece que acabou de chover) e mais plana, fácil de caminhar.

O mar alterna tons de azul e verde e possui uma transparência e limpidez surpreendentes. Sim, a água do mar estava gelada. Não era mais verão, mas mesmo que fosse, estamos em Santa Catarina. Ainda assim, deu para entrar no mar pois o sol brilhava a pino.

Trilha de Garopaba até Praia do Rosa - Praias de Santa Catarina
Após um banho de mar na Praia Vermelha, água bem geladinha, mas límpida

Nisso já era 12h30 quando fomos pisar no mar. Você deve estar se perguntando: mas ele não disse que era meia hora de trilha? Nós paramos muito e tiramos muuuuuuuitas fotos. Isso atrasa bastante nossa vida.

Parte 2: Da Praia Vermelha até a Praia do Ouvidor

Novamente uma escadaria de madeira bem arrumadinha indicava o acesso para a próxima praia do percurso, a Praia do Ouvidor (já em Garopaba).

Esse é provavelmente o trecho melhor sinalizado de todo o caminho e também um dos mais bonitos.

Trilha de Garopaba até Praia do Rosa - Praias de Santa Catarina
Escadaria no final da Praia Vermelha dá acesso para a próxima praia do percurso: a Praia do Ouvidor

Um dos trechos que mais nos encantou foi uma planície verde que desembocava no mar, com um caminho de pedras que dava uma vontade de louca de seguir, mas um totem com uma setinha indicava outro caminho.

Mesmo assim, fomos até a prainha para dar uma olhada.

No caminho também são encontrados vários cestos de lixo, o que garante um pouco da limpeza da trilha.

Trilha de Garopaba até Praia do Rosa - Praias de Santa Catarina
Um dos pontos bem bonitos da trilha entre as Praias Vermelhas e Ouvidor: notem o totem de madeira, existem vários com setas indicando o caminho correto

Praia do Ouvidor

Passamos por cercas, porteiras e quando estávamos chegando, encontramos uma dezena de árvores muito bonito. Ali já estávamos pertinhos da Praia do Ouvidor.

E chegando lá no Ouvidor, a praia embora deserta, já tinha carros e motos circulando na areia, o que já indicava que tínhamos deixado o terreno selvagem da Praia Vermelha e tínhamos chegado em um ponto onde também é possível chegar de carro.

Apesar da trilha ter sido tão linda, a praia em si é OK, nada demais e não nos detivemos muito tempo nela pois estávamos ansiosos para chegar na próxima!

Parte 3: Da Praia do Ouvidor até a Praia da Ferrugem

Esse é o trecho mais confuso. Ficamos algum tempo procurando onde seria a entrada para a trilha, até imaginamos que fosse pelas pedras, na beira do mar, mas depois descobrimos mesmo que tínhamos que passar uma entrada que dizia que era propriedade particular.

Quase desistimos de prosseguir pois não queríamos entrar numa propriedade particular, mas depois você começa a ver algumas pessoas entrando ou saindo, então se anima.

Trilha de Garopaba até Praia do Rosa - Praias de Santa Catarina
Entrada da trilha que segue da Praia do Ouvidor para a Ferrugem, em Garopaba

A confusão não termina por aí, existem bons trechos em que não há trilha delimitada, apenas um gramado bem verde (e lindo) com muitas vacas e bostas de vacas que parecem pedras (cuidado!)

Nisso já era 14h e estávamos ficando preocupados em conseguir cumprir a volta em tempo. Era mês de abril e por volta das 18h já seria noite.

Mirante para a Praia da Barra e Ferrugem

Antes de chegar na Praia da Barra, fique atento para esse visual de perder o fôlego. Do meio da trilha, você avista a sequência das próximas praias. Uma das paisagens mais belas de todo o percurso.

Trilha de Garopaba até Praia do Rosa - Praia da Ferrugem
Visual para a Praia da Barra e Ferrugem, motivação para seguir a trilha

Mas enfim, finalmente chegamos na Praia da Barra, que vem antes da Praia da Ferrugem, mas dessa vez nada mais de trilha: as duas praias são separadas apenas por um riozinho.

O legal dessas duas praias é justamente esse rio que separa as duas e forma uma curva, mas também uma área bem legal para crianças e até para a prática de SUP. Entre as duas praias existe um morro e por mais que estivéssemos cansados e com pressa de voltar, não podíamos deixar de subir e contemplar a vista lá de cima. O visual é espetacular.

Trilha de Garopaba até Praia do Rosa - Praia da Ferrugem
Trilha da Praia do Rosa até Garopaba

E hoje eu praticamente nem lembro da dor e do cansaço, mas a vista das duas praias do alto da montanha vai ficar para sempre na nossa memória.

Parte 4: A Volta

16h e ainda estávamos na Praia da Ferrugem. Lembra que eu comentei de ter o telefone de um táxi: ajudaria muito.

Cogitei seriamente de ir até a rua e pedir uma carona, mas não levo jeito para essas coisas.

Então eu que estava com dor no joelho de tanta subida e descida, deixei a dor para lá e apertamos o passo para conseguir chegar antes das 18h na Praia do Rosa.

Chame um táxi

Nessas horas um bom preparo ajuda, e mantivemos o pique da caminhada, com pouquíssimas paradas para fotos e muito foco na trilha. Às 16h30 cumprimos a primeira parte da caminhada e chegamos na Praia da Ferrugem e às 17h15 chegamos na Praia Vermelha.

Trilha de Garopaba até Praia do Rosa - Pôr do Sol
Pôr do sol na Praia do Rosa: nosso retorno ao ponto de origem

Mais 30 minutos de caminhada e chegamos na Praia do Rosa com tempo suficiente para fazer uma última gravação do final da trilha e ver o pôr do sol, que por ironia foi todo rosa como a cor da praia.

Dica imprescindível: capriche no repelente!

Super recomendamos a trilha. As praias são bonitas, mas o que capricha mesmo o passeio é o percurso entre elas. Só recomendamos, mais uma vez, fazer somente a ida ou a volta, e fazer o restante de carro, já que ir e voltar no mesmo dia é bastante cansativo.

© 2015 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

Nota: O Viagens Cinematográficas contou com o apoio da Faro Comunicação, da Pousada Hospedaria das Brisas e dos restaurantes Refúgio do Pescador e Tigre Asiático

Fique ligado nas matérias para saber mais sobre a Praia do Rosa

Leia também:

Mochileiros.com: Trilha entre a Praia da Ferrugem / Praia da Barra / Praia do Ouvidor / Praia Vermelha / Praia do Rosa – SC

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

4 comentários

  1. A Praia do Rosa é esplendorosa, são apenas 2km de costa, formada por lagoas, montanhas e mar. Momentos únicos e inspiradores vem à tona a todo instante: animais nativos, surfe, piscinas naturais, morros e diversas trilhas para serem feitas. Aqui a natureza já preparou tudo, você vai se surpreender! Além da natureza a Praia do Rosa conta com diversos restaurantes renomados deixando sua estadia ainda mais especial.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.