Provence, Sul da França. Para definir um roteiro pela Provence pelas principais cidades e destinos, logo percebemos que a quantidade de dias que tínhamos definido seria insuficiente. Ou no mínimo esse roteiro nos cobraria uma programação bem dinâmica e restritiva.
Há muito o que fazer na Provence, essa região que há muito inspirava meus sonhos de viagem. Desde que eu assisti o filme “Sonhos”, de Akira Kurosawa, que em um dos seus trechos, mostra um personagem circulando pelas paisagens pintadas por Van Gogh na região.
Entre as dicas que comentaremos a seguir, estão qual a melhor cidade para estar hospedado, como circular de carro ou de trem e quais são as cidades e lugares imperdíveis para conhecer na região.
Para um roteiro de 4 ou 5 dias (sem considerar a Côte d’Azur), um bom planejamento foi fundamental.
A intenção é resumir aqui tudo o que você precisa saber sobre a Provence, mas em nossa curta passagem, não teríamos essa pretensão. Mas vamos indicar também quais as melhores matérias e posts que nos ajudaram no nosso planejamento de viagem.
Provence – Sul da França: Dicas e Roteiro de Viagem
O que fazer na Provence – Principais Cidades para Conhecer
Um roteiro pela Provence não pode deixar de fora a região de Luberon e suas cidades medievais |
1 – Por que Conhecer a Provence
- Se você gosta de arte, essa região inspirou obras-primas de artistas como Van Gogh (em Arles) e Paul Cézanne (em Aix-en-Provence). A região é famosa por suas paisagens e pela luz, que deixa tudo ainda mais bonito.
- Para quem quer fugir de cidades grandes, o encanto aqui é justamente visitar cidades pequenas, de ruas estreitas, muitas vezes medievais, e circular por estradas em que a vontade é fazer uma parada a cada curva.
- No verão, a região fica ainda mais fotogênica graças aos campos de lavanda e de girassóis. Infelizmente não pegamos o auge da época, mas já deu para ter uma ideia de como as paisagens são encantadoras.
- Por conta dessas paisagens bucólicas, engana-se quem pensa que a região também não possui grandes e imponentes pontos turísticos. O Anfiteatro de Arles, o Palácio dos Papas, a Pont du Gard e o Gorges du Verdon são lugares impressionantes.
- A Côte d’Azur também faz parte da Provence e reúne alguns dos balneários mais lindos e cobiçados do mundo, como St.-Tropez, Nice e Cannes. Mesmo estando em destinos de praia, as cores e características de outros lugares da Provence aqui também se fazem presentes.
2 – Como Chegar e Como Circular
Aix-en-Provence, uma das bases para conhecer a Provence, é acessível de carro, trem ou avião |
De trem
- O meio mais fácil de circular pela França (e aliás pela Europa), é de trem. Já fiz várias viagens pela Europa de trem. Portanto, chegar na região de trem é o meio mais fácil. Um trem de Paris até Aix-en-Provence pode custar cerca de 50 euros e a viagem dura 3 horas.
- Apesar da distância ser longa, o tempo de viagem é curto em virtude de ser um trem de alta velocidade, o TGV. Os trens TGV saem da Gare de Lyon em Paris e seguem rumo a Aix-en-Provence ou Avignon.
- Para conseguir os melhores preços, no entanto, reserve com antecedência. Ao contrário de outros trens, os TGV requerem reserva e marcação de assento. No nosso caso, não nos planejamos com a devida antecedência e não conseguimos valores por menos de 100 euros.
De avião
- Caso o valor da passagem de trem esteja caro, talvez valha a pena considerar o fazer o trecho de Paris até a Provence de avião. Nós pagamos cerca de 75 euros o voo de Paris até Marselha, pela Air France. Existem partidas de meia em meia hora e o voo dura 1h15. Marselha também é servida por voos low cost da Rynair.
- A chegada no Aeroporto Internacional de Marselha foi conveniente para pegar o carro que iríamos alugar. De lá até Aix-en-Provence, o trajeto é de cerca de meia hora. Outra entrada possível na Provence é através do Aeroporto Internacional de Nice.
Aluguel de carro
- Finalmente, também é possível fazer a viagem de carro. De Paris, a viagem dura cerca de 6h30 e passa pela cidade de Lyon.
- Para circular na Provence, o aluguel de carro é quase essencial. Isso porque boa parte do encanto da região está nas estradas e nas pequenas cidades, onde o acesso sem carro é mais difícil.
Fonte: Site Oficial do Turismo na França – Como Chegar na Provence
Leia mais sobre Aix-en-Provence
3 – Onde Ficar na Provence: Aix-en-Provence
Parece que todo cantinho parece ideal para se hospedar na Provence, mas Aix-en-Provence foi nossa ótima escolha |
- Você escolher cidades maiores, pode escolher hospedagens no campo, pode escolher ficar na praia ou ficar numa cidade medieval. Poucas regiões oferecem tantas opções.
- Para quem fica cerca de 4 dias na região, o ideal é ficar em um só lugar, e a cidade com a localização mais central é Aix-en-Provence. Nossa escolha foi o Ibis Budget Aix en Provence Les Milles (€ 50 a diária). Vejam no mapa que ela fica mais ou menos no meio e permite chegar facilmente em Avignon, Marselha ou Nice.
- A Rachel Verano, do Viajar Bem e Barato, listou 10 razões para escolher Aix-en-Provence como hospedagem e eu super concordo. Mas esse misto de cidade pequena com uma ótima infraestrutura (a excelente oferta de restaurantes, por exemplo, é um destaque) é um dos motivos mais fortes.
Cidades pequenas e pitorescas podem ser uma boa alternativa de hospedagem na Provence |
- Já Ricardo Freire, do Viaje na Viagem, recomenda escolher algum dos vilarejos de Lubéron, um parque nacional que mantém preservada a história e a vocação rural da região. É tudo muito bucólico, charmoso e pitoresco. Não pesquisei, mas acredito que as opções aqui seriam em menor número e mais caras do que em Aix-en-Provence, por isso não escolhemos a região. Para explorar e chegar em Lubéron, só de carro, lembra Freire.
- Para quem vai ficar mais de 4 dias na Provence, pode escolher mais de uma base. Na sequência de Aix-en-Provence, nós fomos para Nice, onde ficamos mais 4 dias.
4 – Quando Ir (Melhor Época)
Campos de lavanda na Provence só florecem no verão |
- Para saber a melhor época para visitar a Provence, nada como consultar quem vive lá. A Natália do Destino Provence dá as dicas.
- Para o nosso caso, que queríamos ver as lavandas no auge da floração, erramos por algumas semanas. Elas começam a florecer em meados de junho, mas o auge mesmo é no mês de julho. Nós estávamos lá no começo de junho.
- Mas como falamos no início do post, o lance ideal é ver a luminosidade da região, então primavera e verão seriam os melhores períodos. Estamos falando dos meses de maio a setembro. O verão com a desvantagem que fica tudo mais quente, mas para quem quer ir para a praia (não somente na Côte d’Azur, mas Marselha e Cassis reservam as belas calanques), é nessa época que a água do mar fica um pouco mais quente.
- Junho até agosto são os meses em que menos chove, e outubro é o mês mais chuvoso, segundo o site Holiday Weather. Os meses mais frios vão de dezembro a fevereiro.
5 – O que fazer, Principais Cidades e Roteiro Dia a Dia na Provence
A Ponte do Gard é um dos cartões postais da Provence |
Para conseguir dar conta de conhecer o máximo de belezas de Provence no pouco espaço de tempo que tínhamos, tivemos que otimizar bastante nosso tempo, e conhecer superficialmente vários dos lugares que passamos.
Nas cidades maiores, fizemos apenas recortes do que conhecer.
Dia 1: Aix-en-Provence
Reservamos o dia para conhecer e explorar . Como chegamos à tarde, o dia passou correndo e deu apenas para circular pelo centro histórico, conferir o Vendome Pavilion e jantar na Place des Cardeurs.
Dia 2: Arles, Avignon e Pont du Gard
Esse foi um dos dias mais corridos, para explorar os monumentos históricos da região. Traçamos um roteiro de carro, passando por Arles, Avignon e Pont du Gard. Tínhamos intenção também de passar por Saint-Remy de Provence, mas não deu tempo. Cerca de 2 horas para conhecer cada parada.
Monumentos históricos e grandiosos como o Anfiteatro de Arles estavam em nosso roteiro |
Dia 3: Marselha, Cassis e Calanques
Mais um dia corrido. Ao contrário de nós, reserve pelo menos 2 dias para a região. Um deles exclusivamente para conhecer as atrações de Marselha, e o outro para conhecer Cassis e fazer as trilhas até as calanques. Quem não curte trilha, faça o passeio de barco, mas não deixe de conhecer.
Dia 4: Lubéron e Baux de Provence
Na Provence mais típica, partimos de carro para explorar os vilarejos do parque, tais como Ménerbes, Roussilon e Gordes (esses lugares possuem o selo de mais belos vilarejos da França). Nosso roteiro incluiu também uma visita ao Chateau la Canorque, locação do filme “Um Bom Ano”, com Russell Crowe e dirigido por Ridley Scott.
Viajando de carro pelo Parque de Lubéron: pequenas estradas e vilarejos encantadores |
Dia 5: Valensole e Gorges du Verdon
Como seguíamos para Nice, deixamos essa região no final, pois já estava no caminho. Valensole é uma região onde você encontrará diversos campos de lavanda no caminho. Depois, passamos pelo vilarejo de Moustiers-Saint-Marie, um dos mais bonitos de nossa viagem, cravado entre montanhas. Estávamos ansiosos mesmo para conhecer o Lago de Sainte-Croix, no Gorges du Verdon, um cânion gigantesco onde é possível andar de pedalinho pelas suas águas esverdeadas. Imperdível.
Nesse mesmo dia viajamos para Nice e chegamos lá no fim de tarde.
Dia 6: Riviera Francesa – Nice, Éze e Saint-Jean-Cap-Ferrat
Hora de explorar as belezas da Côte d’Azur. Nesse primeiro dia, começamos o dia em Nice, para depois seguir pelas Corniches (estradas de Nice até Mônaco). Passamos na lindíssima Saint-Jean-Cap-Ferrat onde conferimos os Jardins de Ephurussi e depois seguimos para a ainda mais encantadora Éze, onde a principal atração foi o Jardim Exótico. Como o sol ainda brilhava, terminamos o dia em Mônaco.
Dia 7: Mônaco e Cannes
Como no dia anterior não rolou tempo para explorar toda a cidade de Mônaco, voltamos para lá e conferimos melhor a cidade. No período da tarde, seguimos para Cannes.
Se tiver tempo, nós recomendamos pernoitar em Mônaco. O principado merece mais do que apenas um bate-volta.
Leia mais:
O que fazer em Mônaco: Dicas e Roteiro de Viagem
Dia 8: Saint-Paul de Vence, Grasse e St. Tropez
Nos nossos planos estavam conhecer o famoso balneário de St. Tropez, mas em virtude do clima ruim, acabamos abortando a ideia e seguimos para a surpresa desse trecho da viagem. A cidadezinha de Saint-Paul de Vence, cheia de arte e inspirações cinematográficas, é simplesmente imperdível. Já a cidade de Grasse, não curtimos muito, mas interessante para quem conhecer fábricas de perfumes.
Leia também:
O que fazer na Europa – Dicas e Roteiros Imperdíveis
© 2016 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.
Fontes:
Destino Provence: Comece por Aqui (Como Chegar, Quantos Dias, Onde Ficar)
15 Comentários
Lugar lindo