Trilha até a Praia da Lagoinha do Leste: Florianópolis

Em Florianópolis, ou Floripa como muita prefere chamar, a Praia da Lagoinha do Leste frequentemente é considerada uma das melhores praias da ilha.

Lagoinha do Leste entra inclusive na lista das melhores praias do Estado de Santa Catarina e algumas vezes entre as melhores praias do Brasil.

Um dos diferenciais da praia é o acesso. Para se chegar nela, é preciso pegar uma trilha um pouco puxada, mas que garante o aspecto paradisíaco do lugar. Sim, em geral quanto mais difícil o acesso, mais reservada é a praia.

Mas porque afinal trocar as badaladas praias de Jurerê Internacional, Joaquina e a Praia Mole por uma praia selvagem e praticamente deserta? Confira a seguir.

Trilha até a Praia da Lagoinha do Leste

Florianópolis – Praias: Diário de Viagem

Trilha Lagoinha do Leste: Floripa
Trilha até a Praia da Lagoinha do Leste, no litoral sul de Floripa: um paraíso escondido e selvagem

Eu já tinha conferido a Praia da Lagoinha do Leste há muito tempo, na minha primeira ida até Florianópolis.

E durante muito tempo eu quis voltar, mas sempre desistia por causa do tempo ruim (detesto fazer trilha em dia de possibilidade de chuva) e confesso, por preguiça mesmo.

Em Floripa tem tanta praia bonita e de fácil acesso, que sempre parecia desnecessário fazer uma trilha para ir até outra praia.

Mas acreditem: a trilha vale a pena. E optamos por fazê-la num dia em que a chuva parecia improvável, quando visitamos a ilha no mês de abril.

Floripa: Trilha Praia da Lagoinha do Leste - Como Chegar

Confiram como foi a trilha e o que fazer na praia da Lagoinha do Leste.

Floripa: Trilha Praia da Lagoinha do Leste - Como Chegar
Praia da Lagoinha do Leste: selvagem e praticamente deserta

Como Chegar na Lagoinha do Leste

Existem duas trilhas até a Praia da Lagoinha do Leste. Eu pessoalmente só conheço um dos acessos.

  • Pelas minhas leituras, o acesso pela Praia do Matadeiro (no sul da ilha) é a trilha mais bonita, mas são 3 horas de trilha bem puxada.
  • Como estávamos com pouco tempo, preferimos mesmo a trilha mais fácil e rápida, via Pântano do Sul.

Como era baixa temporada, foi fácil estacionar, logo que você chega em uma bifurcação em Pântano do Sul. Há um mercadinho que também pode ser uma boa opção para já comprar alguma comida e água para a trilha. Mas existem estacionamentos pagos por ali.

Pra variar, acabamos nos perdendo e erramos a rua que seria o acesso para a trilha. Então fica aqui a dica da rua certinha que vocês precisam entrar. Ela tem um orelhão na esquina e fica duas quadras antes da bifurcação que mencionamos.

Pronto, você pegando a rua certa, logo vai ver a entrada para a trilha, que está sinalizada.

Como é a Trilha até a Lagoinha do Leste

E bora partir para 1 hora de trilha, que inclui o trecho de subida (até o topo do morro) e a descida. Apesar de um pouco cansativa, o nível de dificuldade da trilha é moderado, já que boa parte da trilha é em mata fechada (o que garante algumas bem-vindas sombras) e bem demarcada.

Trilha Lagoinha do Leste em Florianópolis
Início da Trilha para a Lagoinha do Leste

No percurso, existem até alguns trechos com fontes naturais e um belo mirante para o Pântano do Sul.

Floripa: Trilha Praia da Lagoinha do Leste - Como Chegar
Mirante no meio da trilha, com vista para a Praia do Pântano do Sul
Floripa: Trilha Praia da Lagoinha do Leste - Como Chegar
Nesse ponto da trilha, a vista é para a própria praia da Lagoinha do Leste

Mas planeje bem seu tempo. Apesar da trilha até a praia ser de apenas 1 hora, é necessário pelo menos mais 1h30 de trilha para subir e descer no Morro das Coroas, onde se tem a melhor vista para a Praia da Lagoinha do Leste (vista aliás que inclui o rio que serpentei e desemboca no mar, formando a lagoa que dá nome ao local).

Essa trilha até o mirante é puxada. Nós começamos a fazer e logo de cara já enfiamos o pé num lamaçal preto que afundou nosso pé até o tornozelo. Perguntamos a dois viajantes que retornavam da trilha quanto tempo levaria, e eles falaram o que temíamos: 1 hora de trilha. Olhamos para cima e olhamos para o relógio e concluímos que era melhor ficar e curtir a praia mesmo.

Floripa: Trilha Praia da Lagoinha do Leste - Como Chegar
Vista do Morro das Coroas, em Lagoinha do Leste. Foto: Adrenailha

Mas confesso que fiquei um pouco triste, já que a vista lá de cima parece ser imperdível. Fica pra próxima.

Enfim, a Lagoinha

Até gosto de fazer trilhas, mas meu negócio mesmo é curtir o destino, então reservamos o tempo para curtir mesmo a principal atração de quem vai até a Lagoinha do Leste: a lagoa que quase toca o mar.

Não que a praia não seja incrível: é belíssima, selvagem e de mar límpido.

Floripa: Trilha Praia da Lagoinha do Leste - Como Chegar
Chegada na Praia da Lagoinha do Leste e vista para o Morro das Coroas

Mas cuidado: selvagem aqui tem seu significado real. Um casal estava sentado numa canga, próximo da mata, e uma cobra cruzou o descanso deles. Cobras também podem ser encontradas nas trilhas: fique atento.

Floripa: Trilha Praia da Lagoinha do Leste - Como Chegar
Cobra atravessando a areia da praia da Lagoinha do Leste: selvagem não é só força de expressão

Mas o negócio mesmo era curtir a deliciosa lagoa. De águas bem tranquilas, límpidas e não muito geladas, a Lagoinha é simplesmente deliciosa e imperdível e vale cada esforço, pelo menos da trilha que fizemos. Não perca.

No percurso do rio que desemboca na lagoa, muita gente usa o local para fazer acampamentos. Se não for o seu caso, não perca o horário e pense que ainda tem 1 hora de trilha para voltar. Quase no final de tarde, pegamos nosso rumo de volta ao Pântano do Sul.

Lembre-se: na praia não tem nenhuma infraestrutura (leve lanche e água) e nem lixo (leve seu lixo de volta).

Floripa: Trilha Praia da Lagoinha do Leste - Como Chegar

Floripa: Trilha Praia da Lagoinha do Leste - Como Chegar

Veja tudo em vídeo.

FICHA TÉCNICA:

Praia: Lagoinha do Leste
Direção: Início da Trilha na Praia do Pântano do Sul, em Florianópolis
Produção: Acesso livre (leve água e lanches)
Fotografia: Fabio Pastorello
O melhor: Mergulhar na lagoa é o grande prêmio após 1 hora de trilha (ou para os mais corajosos, 3 horas de trilha a partir da Praia do Matadeiro)
O pior: Fique ligado com as cobras que podem ser encontradas tanto na trilha como até mesmo na praia
Ano: 2015
País: Brasil
Avaliação: ★★★

Leia também: Passeio de Barco até a Ilha do Campeche

Leia também: 
Diário Catarinense: Trilhas levam ao paraíso da Praia da Lagoinha do Leste
Guia Floripa: Trilha Lagoinha do Leste

© 2015 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

7 comentários

  1. Vocês foram com guia?? Irei pela primeira vez a Florianópolis agora em novembro e gostaria de fazer uma trilha. Será que é muto necessário o guia?

  2. Fiz essa trilha fim de semana passado e nos deparamos com nada mais nada menos que 3 cobras ao longo da trilha. Primeiro, foi uma caninana, extremamente agressiva. Infelizmente, tivemos que matá-la, pois não ia embora de jeito de nenhum e em determinado momento correu na direção da minha esposa. Depois, uma simpática cobrinha verde, que permitiu que eu a pegasse e deslizou nos meus braços por alguns minutos. Deixei ela num arbusto. Finalmente, perto de chegar na praia, uma enorme jararaca. Essa eu também matei, poderia picar alguém na volta. Fica a dica: esse lugar é infestado de cobras, se tem medo nem vai.

  3. Olá Helena, são dois destinos imperdíveis de fato. Só tome cuidado pois em março na Chapada dos Veadeiros ainda é época de chuva, não inviabiliza a viagem mas dificulta um pouco alguns passeios. Muito obrigado pelo incentivo ao nosso trabalho, é muito importante para nós. Abraços e boas viagens!

  4. Em março vou passar um tempo viajando e tô curtindo mt suas dicas, já anotei várias da chapada dos Veadeiros e agora de Florianópolis. Os dois estão no nosso roteiro, ainda estamos decidindo qual iremos antes. Mas acredito q primeiro chapada e depois floripa. Muito obrigado por passar as informações pra frente, td fica mais simples quando planejado.

    Ótimo ano pra vc, abraço

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.