Os 15 Melhores Destinos da Região Nordeste do Brasil

Entre tantos lugares incríveis, confira nossa lista do que consideramos absolutamente imperdível no Nordeste do Brasil

Planejar uma viagem pela região Nordeste do Brasil não é tarefa fácil. São muitos destinos incríveis que envolvem belezas não somente de praia, mas não dá para negar, praia é mesmo o forte do Nordeste.

Mais quais são os melhores destinos do Nordeste? Outro dia ao responder uma dúvida de uma leitora, imaginei como se sente uma pessoa na hora de escolher qual será o seu próximo destino de viagem, situação pela qual já passei várias vezes.

Por isso, vamos compartilhar aqui nossa experiência pela região Nordeste e quais são os 15 lugares que mais recomendamos. Esses lugares não podem ficar de fora da sua próxima viagem.

Mas é lógico, existem muitos outros lugares incríveis, vários outros que nós ainda não conhecemos, mas como tudo no blog é baseado em nossa experiência pessoal, segue a nossa lista. Espero que seja útil para quem estiver na dúvida para a próxima viagem.

Os 15 Melhores Destinos do Nordeste Brasileiro

Confira essas dicas de viagem nas praias e destinos paradisíacos da Região Nordeste do Brasil

1 – Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara- Ceará

Os 15 Melhores Destinos do Nordeste Brasileiro

Para quem viaja de Fortaleza, existem vários transfers que fazem o roteiro até Jericoacoara. Outra opção é a Rota das Emoções, um roteiro que combina os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara na mesma viagem.

Jericoacoara está na lista dos 10 melhores destinos do Brasil no site TripAdvisor. O ideal é ficar 4 dias por lá.

Saiba mais:
O que fazer em Jericoacoara: Dicas e Roteiro de Viagem


2 – Lençóis Maranhenses, Maranhão

Os 15 Melhores Destinos do Nordeste Brasileiro

Uma das paisagens mais peculiares e bonitas do Brasil, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um lugares inesquecível. Para aproveitar melhor, prefira a época em que as lagoas estão cheias, dos meses de julho a setembro.

Leia mais
O que fazer nos Lençóis Maranhenses – Dicas e Roteiro de Viagem


3 – Porto de Galinhas, Ipojuca – Pernambuco

Um dos destinos mais populares de todo o Nordeste, Porto de Galinhas é aquele encontro perfeito de boa infraestrutura com praias paradisíacas. E de quebra muitas piscinas naturais.

Porto de Galinhas está localizada no município de Ipojuca, a menos de 1 hora do Aeroporto de Recife. Reserve de 4 a 7 dias em Porto de Galinhas: além dos passeios no próprio destino, existem excelentes passeios bate-volta. A Praia dos Carneiros, também considerada uma das melhores praias do Brasil, é um desses passeios.

Saiba mais:
O que fazer em Porto de Galinhas: Os 7 Melhores Passeios


4 – Trancoso, Porto Seguro – Bahia

Trancoso é mais um desses destinos que reúne charme e natureza. As praias belíssimas, boa parte delas praticamente deserta, convivem com hotéis e até resorts de alto luxo. Tudo ilustrado pelo Quadrado, uma das praças mais deliciosas do Nordeste.

Na lista dos melhores destinos do Brasil, Porto Seguro está sempre no topo da lista. Além de Trancoso, outros destinos imperdíveis na região são Arraial d’Ajuda, Praia do Espelho e Caraíva.

Leia mais:
Trancoso, Quadrado e Melhores Praias


5 – Fernando de Noronha, Pernambuco

Nem precisa explicar, né? Como deixar um dos lugares mais bonitos do mundo fora dessa lista? Acredite, Fernando de Noronha é tudo o que você já viu, e muito mais.

A praia da Baía do Sancho é considera não somente uma das melhores praias do Brasil, como está na lista das melhores praias do mundo do TripAdvisor.

Não deixe de ler:
O que fazer em Fernando de Noronha: Dicas de Viagem

Os 15 Melhores Destinos do Nordeste Brasileiro
A Baía do Sancho é considera uma das melhores praias do mundo

6 – Praia da Pipa, Tibaú do Sul – Rio Grande do Norte

Repleto de praias incríveis, o litoral do Rio Grande do Norte reserva pelo menos um destino imperdível, a Praia de Pipa.

Não somente pela beleza de sua natureza, mas também pelo charme de sua infraestrutura. A Baía dos Golfinhos e Praia do Madeiro, ambas em Pipa, estão na lista das melhores praias do Brasil.

Leia mais:
Praia de Pipa: Dicas e Roteiro de Viagem


7 – Canoa Quebrada, Ceará

Os 15 Melhores Destinos do Nordeste Brasileiro

Tudo o que é mais típico do Ceará, você encontra por aqui: passeio de jangada, passeio de buggy, boa estrutura de praia, dunas e falésias. Mas o melhor mesmo é o mar verde esmeralda.

Pertinho de Canoa Quebrada, outra praia que vale a pena conhecer no Ceará é Morro Branco. O labirinto das falésias coloridas é uma das principais atrações, que já foi locação de vários filmes e novelas.

Confira:
O que fazer em Canoa Quebrada


8 – Natal, Rio Grande do Norte

Dica de Hotel em Natal RN: Golden Tulip Natal Ponta Negra
Praia de Ponta Negra, um dos cartões postais de Natal, Rio Grande do Norte

Da famosa Praia de Ponta Negra até as Dunas de Genipabu, Natal reúne alguns dos melhores passeios e praias do Nordeste.

Da Capital, é possível fazer passeios bate-volta para vários destinos do Rio Grande do Norte, como para os Parrachos de Maracajaú ou para o Maior Cajueiro do Mundo.

Leia mais:
O que fazer em Natal: Os 7 Melhores Passeios


9 – Maragogi, Alagoas

Provavelmente nunca você terá visto mar tão esverdeado como em Alagoas. Maragogi é a terra das piscinas naturais, também chamadas de Galés ou Taocas.

É por lá que também está uma das melhores praias do Brasil, a Praia de Antunes. Ela está na lista das 10 melhores praias do Brasil no site TripAdvisor.

Confira:
Alagoas: Dicas e Roteiro de Viagem


10 – Morro de São Paulo, Bahia

Apesar de um ter uma paixão especial por Boipeba, a vizinha Morro de São Paulo é a mais conhecida e frequentada da região.

Boipeba é para quem curte tranquilidade, enquanto Morro de São Paulo é para quem curte agito, sem abrir mão de uma praia paradisíaca. A Quarta Praia é a melhor pedida por lá.

Saiba mais:
Como Chegar em Morro de São Paulo


11 – Maceió, Alagoas

A capital de Alagoas está bem localizada, bem no centro do Estado. De lá, é possível fazer passeios bate-volta até todas as praias do litoral, como para as famosas Maragogi ou Praia do Gunga.

Mas em Maceió mesmo é possível visitar as piscinas naturais de Pajuçara ou contemplar a belíssima Praia de Ponta Verde.

Confira:
O que fazer em Maceió: Os 7 Melhores Passeios


12 – Recife, Pernambuco

A capital do Pernambuco não pode ficar de fora do seu roteiro. Terra da famosa Praia de Boa Viagem e da proximidade com Olinda, Recife destaca-se por conta de sua programação cultural. Entre os museus mais interessantes, a Oficina de Cerâmica Francisco Brennand é um espetáculo.

Os 15 Melhores Destinos do Nordeste Brasileiro
Foto: Valdiney Pimenta. Licença Creative Commons 2.0.

13 – Rio São Francisco, Sergipe

Quem viaja até Aracaju tem a possibilidade de fazer um passeio longo, porém único. Horas de estrada da capital levam para o interior, até o Rio São Francisco e o fantástico Cânion do Xingó. A água é um convite irresistível para um mergulho.

Os 15 Melhores Destinos do Nordeste Brasileiro


14 – Chapada Diamantina, Bahia

Para quem curte chapadas, essa é provavelmente a mais bonita do Brasil. Desde a visão inesquecível do pôr do sol no Morro do Pai Inácio, até as grutas e delícias da Pratinha, o lugar é repleto de aventuras e paisagens de tirar o fôlego. A principal base é a cidade de Lençóis.

Os 15 Melhores Destinos do Nordeste Brasileiro


15 – Salvador, Bahia

A capital mais nordestina do Nordeste, Salvador é a cidade que possui uma das culturas mais ricas do Brasil. Há quem torça o nariz para o Pelourinho, mas o certo é que Salvador ofereça opções para todos os gostos, desde a visita até a famosa Igreja do Bonfim, o pôr do sol no Farol da Barra ou até mesmo as praias mais isoladas de Lauro de Freitas.

Saiba mais:
O que fazer na Bahia: Dicas e Roteiro de Viagem

Os 15 Melhores Destinos do Nordeste Brasileiro


Os 15 Melhores Destinos do Nordeste Brasileiro

Sugerimos a leitura: 

8 Roteiros de Viagem pelo Nordeste

10 Dicas de Hotéis Românticos e para Lua de Mel

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

50 comentários

  1. Olá Fábio tudo bem?
    Estou querendo conhecer melhor o nordeste, viajamos sempre eu e a minha esposa, já fomos para Porto Seguro, Trancoso, Arraial D’Juda e Caraíva.
    Estamos procurando algum lugar que reúna beleza e aventura na nossa lua de mel em Janeiro de 2019 o que nos indicaria??
    Adoramos tirolesa, Bugue, passeios de barco, cachoeiras etc… Vou ser sincero Natal nos chamou atenção por conta do bugue e do Escorrega na duna de Ponta Negra, mas não temos certeza ainda.
    O que vc nos indicaria para não ficarmos parados e passearmos bastante durante os 10 dias ?

    1. Oi, Bruno. Eu acho que Natal é realmente uma boa escolha, porque tem um pouco de tudo o que você falou. Se puder, além de Natal reserve alguns dias para ficar em Pipa, vocês vão curtir bastante. Façam algum dos passeios da Pipa Aventura. Abraços.

  2. Olá Fabio pretendo passar as ferias no minimo uns 7 dias estou em duvida Porto de Galinhas ou Natal? Lembrando que precisamos de dicas de hotéis também rs! Desde ja grato!Abraço.

  3. Boa tarde Fábio..

    Estamos em duvidas em relação as ferias de Fevereiro (Maceio ou Porto Seguro), já conhecemos por 3x Fortaleza, e Porto de Galinhas, o que vc sugere…iremos em 5 pessoas (1 casal + 2 filhas e sobrinha de 14 anos).

    Abraços

    1. Oi, Solange. Muito difícil escolher por vocês, pois não sei o que vcs preferem. Mas uma dica que pode ajudar vocês a decidir é que Alagoas tem o mar mais tranquilo e quentinho, enquanto Porto Seguro tem um pouco mais de agito e infraestrutura. Abraços.

      1. Olá Fábio adorei todos os comentários,vamos a nossa primeira viagem ao nordeste,somos do RS,estamos meio perdidos em qual escolher, poderia sugerir algum destino com boas opções de lazer, obrigada!

  4. Oi Fabio! Parabéns pelo blog.
    Seguinte, vou para Natal nas próximas férias, e estou na dúvida se me hospedo na Ponta Negra ou em Genipabu. Quero fazer todos os passeios de aventura, e também curtir um pouco da noite nos bares e restaurantes mais badalados. O que me indicas por questão custo/benefício em questão dos translados?

    Obrigado!

    1. Oi, Guilherme. É melhor ficar hospedado em Ponta Negra. Genipabu só funciona mesmo para o passeio de buggy, mas as melhores opções de hospedagem, restaurantes e vida noturna estão em Ponta Negra. Abraços.

      1. Show!! Entrei em contato com uma pousada que vc indicou… preço e atendimento muito bom! Só esperar chegar as férias agora.
        Muito obrigado pelas sugestões e parabéns pelo blog.
        Abraço e sucesso!

  5. ola Fabio eu e meu esposo estamos querendo conhecer o nordeste no mes de Novembro o que nos indica? amo praias e sou fascinada pela cor do mar

    1. Oi, Camila. Olha, fica até difícil escolher viu, a gente gosta de tudo. Mas dê uma olhada nos nossos roteiros de viagem em Alagoas, Rio Grande do Norte e Porto de Galinhas. A Bahia também é incrível, adoramos a região de Arraial d’Ajuda e Trancoso. E quem sabe Fernando de Noronha hein? Abraços.

  6. Olá…tudo bem!
    Gostaria de um help para o próximo destino no Nordeste….já conheço Maragogi,Porto de galinhas e Natal
    Agora a dúvida que lugares entre esses três podem e surpreender?
    Jericoacoara,Morro de São paulo ou maceio(gunga)
    Gosto de um agito,Porém boas estrutura de hotéis e claro boas Praia…kkk

    1. Oi, Marcela. Tanto Morro de São Paulo como Jericoacoara são ótimas pedidas. O litoral sul de Alagoas também é ótimo, nós ficamos em Barra de São Miguel e adoramos, mas não tem muito agito noturno. Abraços.

  7. Opa Fábio, beleza?
    O que voce indicaria para uma viagem casal + criança de 1 ano e 6 meses (em março de 2019)
    Algum resort?

    **ja conhecemos maragogi e porto galinhas…

  8. Olá! Estamos querendo conhecer o nordeste e seria nos primeiros dias de janeiro (2 a 7). Meu marido e eu. Exceto Salvador que já conheço. O que vc recomenda?
    Obrigada e parabéns pelo blog

  9. Olá Fábio!
    EU E MINHA NAMORADA JÁ FOMOS PARA MACEIÓ E AS PRAIAS ADJACENTES, PORTO DE GALINHAS, NATAL, PORTO SEGURO!
    QUEREMOS IR PARA OUTRO DESTINO NO NORDESTE EM JANEIRO!
    QUAL ME INDICARIA?

  10. Olá.
    Vou viajar com meu companheiro pela primeira vez ao Nordeste e não tenho ideias por onde começar. Gostaria de um help.
    Estamos procurando um lugar parar descansar, que ofereça um bom atendimento , com bons restaurantes e que, caso tenhamos vontade, termos uma opção de um opção mais aventureira.

    1. Oi, Diogo. Eu recomendo Porto de Galinhas, é um destino bem gostoso, seguro e com boa gastronomia. De lá é possível fazer vários passeios interessantes bate-volta. Outra opção é Jericoacoara, também um destino que está muito em alta e com excelente gastronomia. Iremos para os dois agora em setembro, acompanhem no instagram que traremos dicas atualizadas. Abração.

  11. Olá! Eu e minha família estamos organizando uma viagem ao Nordeste no período de Natal. Viajamos pra outros locais do Brasil e Exterior, mas no Nordeste será nossa primeira experiência. Alguma dica? Pensamos em “dar o start” em Maceió. É um bom começo?

    1. Oi, Letícia. Alagoas tá na crista da onda, é um dos destinos que estão mais procurados recentemente. Mas sinceramente, eu tenho muito carinho por todos, é como escolher qual o seu filho preferido hehehe. Maceió, Porto de Galinhas e Natal são ótimas opções.

  12. Olá, Fabio. Tudo bem?
    Sou de SC e eu e meu esposo estamos planejando férias apenas em Maio, mas já estou ansiosa e estudando algumas cidades do Nordeste pra irmos. Alguma sugestão pra esse período?
    Na nossa triagem, separamos Natal, Porto Seguro, Porto de Galinhas, Maceio e Jericoacoara.
    O que buscamos: aventuras, muita praia e boa gastronomia…

    Grata desde já!

    1. Boa tarde Gabi!!!
      Já fui para alguns lugares do q ditou acima …em questão de gastronomia Natal é nota 10, possui bons restaurantes como: camarões e farofa d’água ( q recomendo ir), passeios deliciosos! Porto seguro é bem legal se vc curti balada e atrações noturnas, tem muita animação com os dançarinos o dia inteiro e na maioria das praias.. agora porto de galinhas eu particularmente amei o centro é simples mas lindo, delicioso, cheio de restaurantes e música por todos os lados… Os passeios vale fazer Maragogi e conhecer a piscinas naturais em alto mar, praia dos Carneiros e aproveitar o passeio de catamarã…e passear de bugue( ele não tem emoção igual o de natal, mas admiramos belas vistas)..esses três são essenciais nesse passeio… Não fiquei nesses hotéis, mas achei belíssimo: hotel armação e Beira mar… E é isso!!!

      1. Oiii Erika!! Obrigada pelas suas dicas!! Confesso que fico com mais dúvidas ainda, rsrs.
        Mas desde o inicio, Natal e Porto de Galinhas são as cidades que mais me chamam a atenção, acho que agora vou decidir por uma das duas.
        Pelo que vc falou, Natal parece ter mais aventuras, Porto de Galinhas parece ser mais tranquilas mas mais bonita… que dúvida!!! rsrsrs….
        Vou catando mais alguns depoimentos e escolher uma das duas.
        Outra dúvida que está me deixando preocupada é o tempo: pretendo ir em Maio… mas tenho medo de chuvas e que não seja tãão calor!! Talvez eu mude pra Março pra garantir, mas penso que os preços devem subir bastante em relação à Maio…

        Muito obrigada, Erika…. abraço!!

        1. Oi, Gabi. Como você já filtrou entre Natal e Porto de Galinhas, a diferença principal entre as duas é o tamanho mesmo. Natal é uma cidade grande, então tem muitas opções de restaurantes, mas acaba não sendo tão relaxante (trânsito, sensação de insegurança em algumas regiões, essas coisas). Já Porto de Galinhas é um destino menor, que tem excelente gastronomia e um clima mais de praia mesmo, com uma vila charmosa onde todo mundo se encontra.
          Sobre o clima, maio é realmente um mês em que você pode encontrar mais problemas. Se puder, troque pelo mês de março. Os preços devem subir mas acho que não será tanto como se fosse para alta temporada.
          Abração.

          1. Fiz um tur no nordeste fiz Maragogi,Porto de Galinhas ,Natal com direito a bate volta em Maceió ( Praia do Gunga). Todas são fantásticas mais me apaixonei por Porto de Galinhas ! Lugar lindo apaixonante, sem muitas aventuras, mais fabuloso bons restaurantes, preço para todos os gostos. As praias são lindas. Cidade Pequena não tem muito oque fazer pra quem gosta de agito. Oque dizer de Natal ! Cidade grande engarrafamentos, as praias e passeios são muito bons embora se perca um dia em alguns passeios devido a distância, as Águas não são claras e límpidas como em porto, fiz todos os passeios q eles oferecem la ! Outra coisa é q vc fica preso às agências muitos passeios são longes e no meio do nada ( galinhos ),pra quem gosta de aventura esse é o lugar ( passeio de quadriciclo,esqui-bunda, tirolesa,). Maragogi é fantástico lindas praias, piscinas naturais lugar lindo ! Sem grandes restaurantes. E atrações. Esse foi o meu ponto de vista.

        1. Oii Fábio! Obrigada pelo seu retorno. Adorei seu blog, muito organizado e dinâmico. Parabéns pela ajuda que você nos oferece!
          Bacana sua atenção sobre Natal… acho que vamos optar por Porto de Galinhas mesmo. Mas numa próxima oportunidade quero conhecer Natal.
          Sobre o período, acho que vamos optar por Março mesmo (que completaremos 1 ano de casados), aproveito Maio que farei 30 anos pra fazer algo aqui pela minha região mesmo, tem belas opções de hotéis fazenda para o período.

          Obrigadão! Abraço e sucesso 🙂

          1. Que legal Gabriela. Agora em setembro/2018 estaremos em Porto de Galinhas novamente, acompanhe no instagram que traremos dicas atualizadas. Abraços.

  13. Para as férias de julho, alguma viagem recomendada pelo nordeste? Já conheço Maceió, Porto de Galinhas, Maragogi, Natal, Jeri e Fortaleza.

  14. Salvador não fede! Parem com essa idiotice de classificar uma cidade inteira ( que é maravilhosa pra conhcer e voltar mil vezes) baseada em um ou outro local que vocês passaram e estava sujo. Senti fedor no Rio, em Sp, Curitiba, Natal, Floripa, enfim…cidades grandes e dinâmicas não ficam limpas 24h. Vamos valorizar mais nosso patrimônio, galera!

    1. Concordo Carla. Salvador é maravilhosa, eu amo! Só que o me incomoda mesmo é o assédio aos turistas em alguns lugares como o Pelourinho e o estado de conservação do patrimônio histórico em alguns lugares. Abraços.

  15. Olá Fabio, parabéns pelo blog!
    Fábio, estou planejando minhas primeiras férias no Nordeste, será férias em família, dois adultos, uma adolescente é uma criança.
    Gostaríamos de conhecer locais que não fossem restritos apenas a praias e lagoas.
    Gostaríamos de conhecer locais históricos também. O que vc me recomenda?

  16. Oi estou querendo viajar por meados de junho …gostaria de uma dica do melhor destino nessa época, inclusiva sobre semana de maré alta e baixas por causa dos passeios ….aguardo suas dicas! ☺️

    1. Oi, Zoraima. Junho é uma boa época para ir até os Lençóis Maranhenses. Mas se o seu negócio é praia, pense também em Jericoacoara. Qualquer um desses destinos não depende de maré. Nos demais, a probabilidade que chova muito é grande. Abraços.

  17. Olá vou tirar férias em Agosto. Qual desses lugares indicar? já conheço Morro SP. Gostaria de dicas de pousadas. obrigado

  18. Fábio. Muito obrigada pela dica. Decidi ir também a Noronha. Estou planejando ir dia 13 de novembro e retornar dia 28 de novembro. Abraços.

  19. Oi Fábio. Boa noite.
    Antes de mais nada, quero agradecer por suas dicas de Jeri e Canoa Quebrada. Foram muito úteis. Fiquei nas pousadas que vocês ficaram e não me arrependi. Principalmente a de Canoa.

    Agora quero fazer: Maceió, Tamandaré (praia dos Carneiros), São Miguel dos Milagres, Maragogi, Porto de Galinhas, Recife e Olinda.

    Se eu vir que dá, ainda farei Fernando de Noronha.

    Quantos dias em cada destino você recomendaria?

    Muito obrigada.

    Ivone Paiva

    1. Oi, Ivone. Muito obrigado pelo seu comentário e por retornar ao nosso blog para mais dicas. Sobre esse roteiro Alagoas e Pernambuco, o mínimo é de 10 dias, mas se puder mais tempo seria até melhor. Divida em duas bases principais: 5 dias em Porto de Galinhas (com bate-volta para Recife e Praia dos Carneiros) e 5 dias em Maceió ou Japaratinga (para conhecer as praias do litoral norte de Alagoas). Abraços.

  20. Com todo respeito, mas tem coisa absurda aí: Fernando de Noronha em sétimo lugar atrás de Porto de Galinhas?! Ah, dá licença! Salvador e Recife, só se for para sentir mau cheiro! Eu conheço todos esses lugares e da Bahia, honestamente, só recomendo Chapada Diamantina. Ah, sim: Maragogi em nono lugar? O prezado Fábio, com todo respeito, repito, navegou na maionese!

    1. Nossa, mil perdões Natal. Os destinos não estão em ordem de classificação, apenas em ordem geográfica mesmo (norte a sul). Acabei de incluir esse critério no post para esclarecer. A lista seria diferente mesmo se fosse na ordem de nossa preferência, mas talvez ainda assim não seria a mesma que a sua. Abraço grande e obrigado pelo alerta.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.