O filme “Meia Noite em Paris” tem um início simples, mas profundamente emocionante.
Em cenas rápidas e estáticas, Woody Allen mostra alguns “retratos em movimento” de Paris, com a bela trilha sonora de Sidney Bechet. É provavelmente um dos momentos mais emocionantes do filme, especialmente para quem já visitou e é apaixonado pela cidade.
Ao voltar de viagem de Paris, até resolvi fazer uma homenagem ao filme e também editei um vídeo com algumas de minhas capturas de Paris, na mesma pegada de Woody Allen. Lógico, é só uma referência, não chego nem perto do talento do diretor.
Mas de qualquer forma, “Meia Noite em Paris” representou o terceiro filme que escolhemos para guiar nossa viagem para a França, em 2015. Para conhecer as outras referências cinematográficas, visite o post Os 10 Melhores Filmes de Viagem da França e Itália.
Meia Noite em Paris – Um roteiro pelas locações do filme
A Paris Cinematográfica de Woody Allen
O cinema inspirando as viagens
Voltei de Paris ainda com o início do filme de Woody Allen na cabeça.
Poucas cidades têm esse privilégio de se tornarem personagens de filmes. É o caso não somente do início do filme de Allen, que traz Paris para o primeiro plano, como para o filme “Antes do Amanhecer”.
Midnight in Paris: Sequência Inicial
Before Sunset: Sequência Final
Inspirado por Woody Allen, corri atrás da música de Sidney Bechet, mas por questões de direitos autorais não poderia usar a mesma. Encontrei outra música linda, com acordeon e um clima super francês, que combinou muito bem com as imagens que eu tinha captado.
O vídeo tem esse aspecto de espiar a cidade, o movimento das pessoas, como elas interagem com as paisagens locais, como a cidade toca as pessoas. Assistam e me deixem suas opiniões.
Uma viagem guiada por Woody Allen
Em “Meia Noite em Paris” (Midnight in Paris, 2011), somos guiados para uma viagem a Paris em companhia de seus protagonistas, o casal americano Gil (Owen Wilson, de Uma Noite no Museu) e Inez (Rachel McAdams, de Spotlight). Gil ama Paris e cogita viver na cidade, além de abandonar sua carreira de escritor de roteiros de cinema. Inez nem pensa em abandonar os Estados Unidos, e para ela Paris é só um destino turístico.
O filme começa com algumas cenas nos Jardins de Monet de Giverny, no Palácio de Versalhes e no Museu Rodin, alguns lugares que fizemos questão de revisitar em Paris.
Leia também: Paris: Antes do Pôr do Sol às Margens do Rio Sena
Gil está escrevendo um romance e assim como o personagem de seu livro, sonha em viver na Paris dos anos 20. Esse argumento é perfeito não somente para embarcamos numa viagem para Paris, mas também numa viagem pela história de Paris. É assim que embarcamos para a cidade de outros tempos.
A Paris do passado: Restaurante Polidor
O argumento também é perfeito para mostrar como Paris preserva sua história e tradições, e algumas cenas gravadas hoje, perfeitamente remetem a Paris de outros tempos. É o caso por exemplo do restaurante Polidor que também tivemos o privilégio de visitar.
O restaurante data de 1845 e pouco desde então foi modificado. No banheiro, ainda não existem vasos sanitários, e sim aqueles buracos onde é preciso se agachar, como em alguns lugares do Oriente. O restaurante não aceita reservas, então chegue cedo.
Como de costume, é muito legal estar em um lugar praticamente intocado onde a cena de um filme foi gravada. Quem sabe até sentar na mesma mesa que os atores da película.
Foi assim que nos sentimos também no Café des 2 Moulins, do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”. Confira como foi no post sobre a Montmartre de Amélie Poulain.
A conta nem ficou tão cara. Dois menus e um vinho saíram por EUR 64,00 para 2 pessoas.
É no restaurante Polidor que Gil tem conversas com Scott Fitzgerald e Ernest Hemingway (que foi de fato frequentador do restaurante) em sua primeira incursão ao passado de Paris. No filme, o restaurante é transformado em uma lavanderia, mas o legal é que o Polidor continua por lá e ainda pode ser visitado.
Locações do Filme Meia Noite em Paris
Outras locações do filme são:
- Église Saint-Etiénne-du-Mont: onde Gil é resgatado todas as noites para o passado;
- Hotel Le Briston, onde os personagens estão hospedados em Paris;
- Mercado de Pulgas de Saint-Ouen: onde Gil conhece a adorável Gabrielle (Léa Seydoux);
- Museu de l’Orangerie: onde as obras de Claude Monet podem ser vistas, um passeio legal para fazer após ou antes a visitação de Giverny;
- Escadarias de Montmartre: também locação de Amélie Poulain;
- Parc Jean XXIII: um dos lugares mais adoráveis de Paris, atrás da Nôtre-Dame;
- Margens do Rio Sena: onde ele passeia com Adriana (Marion Coutillard, do filme Piaf) ou também caminha sozinho (imagem do início do post);
- Restaurante Maxim’s: o lugar onde Gil e Adriana viajam para o passado da Bélle Epoque;
- Moulin Rouge: uma curiosidade é que o filme de Baz Luhrman “Moulin Rouge” não foi filmado na locação real;
- Livraria Shakespeare and Company: locação também do filme “Antes do Pôr do Sol”.
Finalmente, o filme termina em um dos meus lugares preferidos de Paris, a Ponte Alexandre III, justamente onde fui pedido em casamento. É onde Gil reencontra Gabrielle, a moça do mercado de pulgas. Mas não vou revelar mais para evitar spoilers.
O importante é que quem vai a Paris pode ter um pouco do gostinho da modernidade, dos velhos tempos dos anos 20 ou até mesmo da Era de Ouro da Bélle Époque.
O certo é que todas essas locações são ótimos lugares para visitar em Paris. Vai por Woody Allen e inclua esses lugares cinematográficos na sua próxima viagem a Paris.
FICHA TÉCNICA:
Filme: Meia Noite em Paris (Midnight in Paris)
Ano: 2011
Direção: Woody Allen
Fotografia: Darius Khondji
País: Estados Unidos (Locações na França)
Cotação: ★★★★★
© 2015 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.
Confira nosso roteiro em Paris
Fontes:
10 Amazing Locations from Midnight in Paris
Midnight in Paris – Movie Locations
25 Comentários
já anotei para a viagem. obrigada!!!
Me lembrei, com teu post, o quanto curtimos estar em locais de filmagens famosas em nossas viagens… Anda mais quando curtimos demais o filme né? Maravilhoso seu post!
Que legal Daniela. É sempre muito bom, essa reunião de belas viagens e filmes incríveis. Muito obrigado mesmo pelo comentário. Beijos.
Adorei o texto, eu, assim como vocês, não sei o que amo mais, cinema ou viagem. E juntar os dois é sensacional! Adoro Meia Noite em Paris também, mas preciso voltar a Paris para ver as coisas com mais detalhes. E você citou Antes do Pôr do Sol, que é um dos meus filmes favoritos. Vou guardar o texto para um futuro retorno a Paris, quero ver isso tudo!
Essa trilogia do Linklater é demais, adoro! E tudo a ver com viagem né. Obrigado pelo comentário. Beijo grande!