Ilha de Alcatraz: O que fazer em São Francisco

Alcatraz, essa ilha que é um dos presídios mais famosos do mundo (e provavelmente um dos mais célebres da história do cinema), é também uma das atrações mais concorridas de São Francisco.

Por incrível que pareça, quando visitei São Francisco da primeira vez, achei que uma visita a um presídio desativado não tinha muito interesse e descartei o passeio. Mas dessa vez, o ofício de viajante profissional me obrigou a conhecer o lugar.

Para garantir o ingresso, é bom saber que os ingressos são concorridos e é melhor comprar com alguma antecedência. Mas quando entrei no site, fica sempre aquela dúvida sobre qual o melhor horário e qual o roteiro deveria comprar.

Então, antes de você tomar sua decisão, dê uma olhada na nossa experiência e fique sabendo das nossas dicas para conferir o melhor de Alcatraz. E lógico, saber se afinal vale ou não a pena visitar a famosa penitenciária.

Ilha de Alcatraz: O que fazer em São Francisco

Alcatraz: O que fazer em São Francisco

Em geral a tarefa que eu consigo mais difícil é montar o roteiro de uma viagem. O que fazer em cada dia, como conciliar passeios de forma a perder o menor tempo possível na locomoção entre os destinos.

Como os passeios para Alcatraz saem do Pier 33, que fica na região de Fishermann’s Wharf, vale a pena incluir esse passeio no mesmo dia do famoso Pier 39.

Como Comprar o Ingresso

Acesse o site da Alcatraz Cruises, se possível com uma certa antecedência. Quanto tempo?

Com que antecedência comprar o ingresso

No meu caso comprei com duas semanas de antecedência, mas quanto antes melhor.

Os ingressos para os tours noturnos já estavam esgotados pelo prazo de 2 meses.

Alcatraz Como Chegar
Os barcos para Alcatraz saem de 30 em 30 minutos a partir do Pier 33

Tour Behind the Scenes

Os ingressos para o Tour Behind the Scenes, já estavam esgotados para o prazo de 1 mês de antecedência. É o tour mais completo, cerca de 4 ou 5 horas de duração e é daqueles para quem quer saber tudo sobre o lugar. Particularmente, meu interesse não é tão extensivo. O preço também aumenta e salta para $ 80,00.

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

Tour Básico

Para comprar o ingresso, é lógico, você irá precisar de um cartão de crédito internacional. As compras podem ser canceladas num prazo de até 72 horas antes do passeio, nesse caso você terá um reembolso total. Num prazo inferior, a devolução depende do site conseguir revender o ingresso.

O ingresso para o tour básico custa $ 33,00 e inclui o Audio Tour e o trajeto de barco ida e volta. A previsão do passeio é de 2,5 horas.

Alcatraz: O que fazer em São Francisco

Qual o Melhor Horário / Tour?

Existem vários horários desde os matutinos até os realizados a noite. Para entrar no clima do presídio, sugere o site Viaje na Viagem, pode ser uma boa fazer o roteiro no período noturno. O site também recomenda evitar os primeiros horários, quando a visibilidade da baía pode ser obstruída pelo fog típico de São Francisco.

O primeiro horário parte às 8h45 do Pier 33 e, por ser mais cedo, é uma garantia de pegar Alcatraz mais vazia.

Mas preferimos pegar o tour básico mas num horário a tarde, com receio da vista a partir da ilha estar prejudicada pela neblina.

Alcatraz: O que fazer em São Francisco
Um dos maiores atrativos da visita, é a vista para São Francisco a partir da ilha

Como Funciona o Passeio

Chegamos no pier 33 com uns 20 minutos de antecedência. Esqueci de levar o comprovante impresso, então mostrei pelo celular e troquei por um ingresso em papel na bilheteria. De lá, já entramos na fila.

A viagem dura cerca de 15 minutos e o mar é bem tranquilo.

Não se esqueça de levar um casaco, por mais quente que o dia possa estar. Venta muito no passeio, o vento é extremamente gelado, então o ideal é estar sempre protegido.

Alcatraz: O que fazer em São Francisco
O frio e o vento castigam durante o barco até Alcatraz

Ao desembarcar, uma pessoa vai dar algumas instruções sobre a circulação na ilha, então convém ouvir a explicação.

Depois, vá direto para a Main Cellhouse, que é a área mais concorrida e o ponto mais interessante. Ela fica bem no alto da ilha, então prepare-se para uma subida um pouco íngreme.

Alcatraz: O que fazer em São Francisco
Prepare-se para subir ladeiras em Alcatraz

Com sorte, você vai conseguir chegar antes da multidão. Na entrada, você ganha um audioguide, que pode ser inclusive em português. Ouvir tudo o que aconteceu no lugar é uma das experiências mais legais da visita, e que ajudam você a entrar no clima do lugar.

10 Curiosidades sobre Alcatraz

  • A prisão funcionou de 1934 a 1963 e ficou conhecida como uma das prisões mais famosas do mundo.
  • A notoriedade veio graças a alguns prisioneiros famosos, como o mafioso Al Capone e o “Birdman” Robert Stroud.
Alcatraz: O que fazer em São Francisco
A estrutura do prédio se mantém praticamente intacta em Alcatraz
  • O tour inclui celas onde os prisioneiros realmente ficaram e alguns ambientes onde aconteceram motins, inclusive com rastros nas paredes do local.
Alcatraz: O que fazer em São Francisco
Uma das celas minúsculas de Alcatraz
  • As celas são bem pequenas, com 4,2 metros quadrados. Os visitantes podem entrar em algumas delas para ter a sensação de como era ficar preso ali.
  • O local mais tenso e perigoso da prisão era a cozinha. Quando um utensílio de cozinha desaparecia, como uma faca, alguma coisa horrível estava para acontecer.
Alcatraz: O que fazer em São Francisco
Momento de tensão: a cozinha e o refeitório eram os lugares mais perigosos
  • O bloco principal da prisão ainda está estruturalmente intacto.
  • Os funcionários da prisão moravam na ilha, mas havia um barco que os levava para São Francisco quando eles precisavam.
  • Apesar do clima pesado de presídio, a ilha também possui diversos jardins e plantas raras, e é ninho de diversos pássaros. Algumas dessas áreas de preservação natural são de acesso restrito aos visitantes.
Alcatraz: O que fazer em São Francisco
A vista de Alcatraz passa muita tranquilidade contrastante com tudo o que aconteceu no lugar
  • O local é cenário do primeiro farol construído na costa do Oceano Pacífico.
  • Alcatraz foi cenário dos filmes The Rock (1996); Murder in the First (1995), Escape From Alcatraz (1979) e
    Birdman of Alcatraz (1963).
Alcatraz: O que fazer em São Francisco
Cleber e eu bancando os durões em Alcatraz

Leia também:

O que fazer na Califórnia: 10 Melhores Pontos Turísticos

Road Trip Califórnia: Roteiro de 20 Dias

© 2016 Fabio Pastorello. Todos os direitos reservados. A reprodução de textos e/ou imagens não é permitida sem prévia autorização do autor.

Nota: O Viagens Cinematográficas viajou para São Francisco com a assistência da São Francisco Travel. A hospedagem contou com apoio parcial do Hotel Vertigo, em São Francisco. O Viagens Cine também recebeu auxílio da CityPASS São Francisco, da GoCard São Francisco e da Big Bus San Francisco. Apesar de ser uma viagem apoiada, as opiniões são independentes e de livre expressão do autor.

O veículo viajou para os Estados Unidos com o seguro viagem da GTA – Global Travel Assistance.

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

3 comentários

  1. ALCATRAZ
    Visitamos Alcatraz em dezembro de 2014, passeio agradável e fascinante para quem conhece um pouco da história dessa ilha presídio. Assista o filme Escape from Alcatraz (Fuga de Alcatraz) com Clint Eastwood, que conta a história de uma das fugas (ou tentativa de fuga) da illha presídio. A “fog” (neblina) atrapalhou um pouco o visual de San Francisco, mas foi muito legal conhecer o lugar, vale à pena sim. Como eu estava de carro, mapeei 2 ou 3 estacionamentos no local e coloquei no GPS, valor gira em torno de U$16 para o dia todo, tem também um estacionamento público bem próximo, sem custo, mas que estava fechado quando chegamos, por volta das 8h da manhã. Al Capone esteve preso nessa ilha -presídio. Tempo travessia uns 15 minutos. O passeio lá dentro foi totalmente por conta própria, e na entrada do prédio principal você pode pegar o áudio tour, inclusive com áudio em português, sem custo. Ficamos lá dentro o tempo que quisemos, não há nenhum controle e é possível pegar qualquer barco na volta, para isso, entramos na fila e esperamos. Nosso passeio sem pressa durou 2 horas. Aconselho a fazer o passeio o mais cedo possível, mas leve em consideração que a neblina pode sumir no período da tarde. Compreo o ingresso no site e antecipadamente, eles te mandam os ingressos no e-mail, daí é só imprimir e levar, sendo bastante confiável esse procedimento. Em uma placa famosa de Alcatraz, está escrito: you are entitled too food, clothing, shelter and medical attention. Anything else that you get is a privilege. (Tradução: você tem direito também alimentos, roupas, abrigo e assistência médica. Qualquer outra coisa que você tem é um privilégio). Site: http://www.alcatrazcruises.com

  2. Nunca fui num tour tão organizado e tão bem estruturado quanto o de Alcatraz. É tudo perfeito e interessante! Adorei o texto, está super detalhado e as fotos, lindas! Dá saudades…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.