Roteiro em Aruba e Curaçao: Qual a Melhor Ilha do Caribe

Aruba ou Curaçao: melhores destinos do Caribe

Aruba ou Curaçao? Essas duas ilhas ficam bem próximas, mas possuem muitas diferenças. Muita gente, como nós, combina as duas ilhas numa mesma viagem, mas nem sempre é possível.

Nesses casos, é preciso escolher qual dessas duas ilhas é o melhor destino para visitar no Caribe.

É lógico que o Caribe está repleto de outras ilhas paradisíacas, como Barbados, Jamaica ou a República Dominicana (veja nossa viagem para Punta Cana), mas para quem viaja no segundo semestre (época da rota dos furacões), Aruba e Curaçao são destinos imbatíveis, pois não sofrem com as condições climáticas.

Apesar de termos adorado as duas ilhas, durante nossa viagem, surgiram sempre comparações e também perguntas de outras pessoas: afinal, de qual destino tínhamos gostado mais. Aparentemente, até rola uma rivalidade turística entre as duas ilhas.

Comparar é sempre muito difícil, pois as duas ilhas têm especificidades e belezas distintas, mas nós saímos com nossas preferências.

Lógico que cada um tem seus gostos, por isso vamos comentar sobre os prós e contras de cada ilha, para ajudar quem está na dúvida para onde ir.

Roteiro em Aruba e Curaçao: Qual a Melhor Ilha para Visitar no Caribe

Aruba ou Curaçao: saiba os prós e contras de cada destino e escolha qual se encaixa melhor no seu estilo de viagem

Aruba ou Curaçao: qual a melhor ilha do Caribe

 

Antes de começar, vamos deixar claro que o ideal mesmo é ir para as duas ilhas. Elas ficam bem pertinho e as passagens aéreas não são tão caras. Pagamos cerca de 190 dólares no voo ida e volta entre Aruba e Curaçao, e o trecho dura menos de 30 minutos.

O grande senão é que fizemos esse trecho aéreo pela Insel Air, uma empresa que é conhecida pelos seus atrasos e trocas de horários (aconteceu conosco, então a má fama é justificada).

Portanto, o trânsito entre as duas não é tão simples, muito menos barato como poderia se imaginar.

Aruba Roteiro de Viagem – Dia a Dia

Curaçao Roteiro de Viagem – Dia a Dia

Enfim, veja a seguir uma comparação entre Aruba e Curaçao e depois nos conte qual você ficou com mais vontade de conhecer, ou qual é a sua preferida.

1 – Que ilha tem as melhores praias: Aruba ou Curaçao

As praias de Aruba e de Curaçao possuem aquele tom azul turquesa que é capaz de abrir um sorriso no viajante mais rabugento.

Para nós as melhores praias de Aruba foram Arashi Beach e a Baby Beach, tanto pela beleza, como pelas experiências gostosas por lá. Em Baby Beach, por exemplo, há uma imensa piscina natural.

Aruba ou Curaçao: qual a melhor ilha do Caribe
Baby Beach, uma das praias mais lindas de Aruba, com sua piscina natural bem rasinha

Mas não dá para desprezar a beleza e a infraestrutura de Palm Beach, praia do hotel em que ficamos hospedados.

Já em Curaçao, as melhores praias ficam no norte da ilha, onde o acesso é um pouco mais difícil (não há transporte público e a condição das estradas não é tão boa, inclusive nosso pneu furou por lá, e até agora não sabemos direito como aconteceu). Kenepa Grandi e Cas Abao são os destaques.

Aruba ou Curaçao: qual o melhor destino do Caribe
Kenepa Grandi, em Curaçao, é considerada uma das melhores praias do Caribe

Há um passeio de barco até Klein Curaçao que também transporta o viajante para uma pequena ilha cercada de um mar de tonalidades inesquecíveis. A ilha tem pouca infraestrutura, o que torna o lugar ainda mais natural.

Mas não dá para falar qual destino tem as melhores praias, porque todas têm belezas marcantes. Então nesse quesito, ficamos em cima do muro. Vale lembrar que algumas praias de Curaçao são pagas, já em Aruba todas as praias são gratuitas.

PARECER: Empate (as praias de Aruba e Curaçao são igualmente paradisíacas).

2 – Estrutura de Praia: Aruba x Curaçao

Nesse aspecto, cabem diferenças. Tanto Aruba como Curaçao tem boas opções de estrutura de praia.

As melhores praias com bares e restaurantes à beira mar são Palm Beach em Aruba, Aquarium Beach (ou Mambo Beach) e Jan Thiel em Curaçao (que conta com as comodidades do Zanzibar).

Praias pagas e infraestrutura

Mas para quem privilegia a estrutura na praia, Curaçao possui as praias privadas, que são pagas, mas em contrapartida oferecem uma boa infraestrutura (não achei nada demais, mas quebra bastante o galho), com cadeiras de praia, lanchonetes, chuveiros, banheiros e guarda-sóis. Quase tudo pago, além da entrada, vale salientar.

Aruba ou Curaçao: qual a melhor ilha do Caribe
Apesar de pagas, não espere nada demais na infraestrutura das praias de Curaçao, como na praia de Cas Abao

A Mambo Beach, de Curaçao, possui até um shopping e uma praça de alimentação, com muitas opções e uma praia artificial. De noite, rolam festas bem legais e o pôr do sol é fantástico.

Em Aruba, a Palm Beach possui ótimas opções de lanchonetes, bares e restaurantes à beira mar. À noite alguns lugares costumam bombar. Em alguns piers há cafés, sorveterias, lojas e restaurantes. Mas toda a estrutura de espreguiçadeiras e guarda-sóis está vinculada aos hotéis da orla.

Nas demais praias de Aruba, elas possuem alguns sombreiros feitos de palha (gratuitos), onde você pode se acomodar, mas como são poucos, acabam rápido.

PARECER: Curaçao. Apesar de serem pagas, as praias são melhores para quem gosta de curtir um certo conforto na praia.

3 – Onde é mais fácil a locomoção

Aruba é uma ilha menor, é possível percorrê-la de ponta a ponta em cerca de 1 hora. Além disso, Aruba tem uma linha de ônibus circulando pela Zona Hoteleira (parecida com a linha de ônibus de Cancun) com passagem por US$ 2,50. A linha é segura e confortável, o preço que não é muito camarada.

Já Curaçao é uma ilha bem maior e mais difícil de ser explorada, com diversos caminhos. Os motoristas são meio doidos e dirigem em velocidade impressionante (na hora de pegar o carro na locadora, eles já advertem). Curaçao tem transporte público (há grandes ônibus, chamados Konvoi e pequenas vans) trafegando por algumas rotas restritas, mas não são o suficiente para explorar bem a ilha. Portanto o carro é essencial.

Aluguel de carro em Aruba e Curaçao

A meu ver, o aluguel de carro é essencial nas duas ilhas. Apesar de Aruba ter essa linha de ônibus, a passagem é cara e com o carro você tem maior mobilidade.

Em Curaçao, em nem cogitaria a viagem caso você não esteja pensando em alugar um carro. É impraticável, principalmente para conhecer as praias do Norte da ilha.

PARECER: Aruba. Bem mais segura e fácil de explorar, inclusive com melhor opção de transporte público.

Dica: Acesse o site da Rentcars para conferir os valores de aluguel de carro. Eles comparam os preços de diversas companhias e você pode pagar em reais, sem IOF.

4 – Hotéis e Resorts: onde ficar melhor hospedado, em Aruba ou Curaçao

Em Aruba, os melhores hotéis se concentram na High Rise (Palm Beach), mas há opções de hotéis também na Low Rise (Eagle Beach) e no centro.

A maioria dos hotéis são de frente para a praia, o que para mim é quase um sinônimo de uma viagem ao Caribe. No Aruba Marriott, onde ficamos hospedados, o hotel fica encostado na praia e conta até com um restaurante em que você tem que tirar os sapatos para jantar, literalmente, com os pés na areia. Perfeito.

Além da praia aos seus pés, o resort conta com 3 piscinas, uma mais gostosa que a outra. Fica difícil decidir entre o mar e a piscina.

Onde Ficar em Aruba
Clique aqui para consultar preços e disponibilidade

Vista do Aruba Marriott Resort para a praia de Palm Beach, vários hotéis em Aruba são de frente para o mar caribenho

Já em Curaçao, a combinação de hotel pé na areia não é tão comum, mas existem algumas ótimas opções.

O hotel em que ficamos hospedados, o Floris Suites Hotel, fica em frente ao Hilton e compartilha com esse hotel o uso de uma praia exclusiva para os hóspedes, a Moomba Beach.

As praias de Curaçao são bem cheias, de turistas e de locais, então caso você queira um pouco mais de tranquilidade ou privacidade, essa praia exclusiva para os hóspedes do Floris e do Hilton é ótima. A praia é bem bonita e conta com um beach club. Mas a piscina do hotel deixa mais uma vez a dúvida de onde é melhor ficar afinal: praia ou piscina?

Onde Ficar em Curaçao
Clique aqui para consultar preços e disponibilidade

Curaçao: Caribe Gay Friendly - Floris Suite Hotel
Área da piscina no Floris Suite Hotel, difícil decidir entre a praia privativa e a piscina

PARECER: Aruba. Apesar de termos gostado muito das duas hospedagens, Aruba ganhou pelo fato de ter vários hotéis pé na areia com piscinas cinematográficas.

5 – Gastos: quanto custa viajar para Aruba ou Curaçao

Em Aruba, eles possuem uma moeda local, o florim, mas o dólar é amplamente aceito, tanto no pagamento como na devolução do troco. Isso facilita bastante a vida do turista, que não precisa se preocupar em fazer a conversão de moedas mentalmente.

Em Curaçao, já achamos um pouco mais complicado. Isso porque quando você paga em dólares, eles fazem uma conversão e te devolvem o troco em guilders (moeda local). Você pode até ser um expert em matemática e fazer os cálculos na sua cabeça para ver se o troco veio certo, mas no nosso caso em boa parte das vezes ficamos na dúvida. Em alguns casos, averiguamos e tivemos que reclamar, pois eles deram o troco errado.

Quanto custa

Os gastos com passeios, alimentação e transporte são praticamente os mesmos, portanto não há muita diferença em relação ao custo de cada ilha.

Para cada refeição calcule em média de 20 a 30 dólares por pessoa, e os passeios custam a partir de 50 dólares cada (o passeio da Jolly Pirates, por exemplo). Outros passeios são bem caros, como o day use na Renaissance Island (onde fica a Flamingo Beach) e o passeio de barco até Klein Curaçao (100 dólares cada).

Para quem quer economizar, dá para tomar lanches por 5 dólares (em redes como o Subway, McDonald’s, Starbucks ou nos supermercados) e também dá para fazer poucos passeios e privilegiar as praias gratuitas. Mas já que você está na chuva, é para se molhar.

Como as ilhas recebem muitos turistas norte-americanos, os preços são justos para eles, mas um pouco elevados para nós, brasileiros, que somos obrigados a lidar com a conversão para o real.

PARECER: Aruba, pela facilidade do uso do dólar sem necessidade de trocar pela moeda local e pelas praias gratuitas.

6 – História e Cultura

Tanto Aruba como Curaçao faziam parte da Holanda e eram chamadas de Antilhas Holandesas. Aruba ganhou sua independência em 1986 e Curaçao em 2010. Mas sinceramente, não tínhamos ideia de como Aruba era tão pequena e de como Curaçao era uma ilha tão grande.

Apesar de possuir algumas opções culturais, Aruba é uma ilha bem modesta em relação a isso (Oranjestad, capital de Aruba, possui um centro bastante simples), enquanto Curaçao possui uma capital bem mais atrativa.

O centro histórico de Willemstad foi declarado patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO, em função do “extraordinário valor e integridade, que ilustra o crescimento orgânico de uma comunidade multicultural por mais de três séculos e preserva elementos significativos a um grau superior.”

Aruba ou Curaçao: qual a melhor ilha do Caribe
Willemstad, capital de Curaçao, foi declarada patrimônio mundial da humanidade pela UNESCO

Aruba americanizada?

Muita gente possui um preconceito em relação a Aruba, pelo fato da ilha ser americanizada. A influência norte-americana é realmente muito forte, tanto que no aeroporto há toda uma área exclusiva para viagens aos Estados Unidos.  Mas como todo preconceito, é bom deixá-lo de lado antes de fazer sua viagem e você pode se surpreender.

Aruba é famosa pela diversidade cultural. Na ilha, convivem povos de cerca de 90 nacionalidades diferentes, convivendo em harmonia. Achamos curioso que vários habitantes falam diversas línguas, inclusive o português.

No centro, uma boa opção cultural é o Festival Bon Bini e conhecer um pouco das festas e tradições locais.

Aruba ou Curaçao: qual a melhor ilha do Caribe
O Festival Bon Bini, em Aruba, é uma boa forma de entrar em contato com a cultura local

Jazz Festival

Tanto Aruba como Curaçao promovem festivais de jazz no mês de setembro. Em Aruba, o destaque é o Caribbean Sea Jazz Festival que já trouxe artistas como George Benson e Kool & the Gang. Já Curaçao tem o Curaçao North Sea Jazz Festival, que em 2018 trará artistas como Sting e Christina Aguilera.

O grande trunfo de Curaçao fica mesmo para Willemstad (dividida entre as partes históricas de Punda e Otrobanda), uma cidade histórica linda, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO.

PARECER: Curaçao, possui um centro histórico bem interessante que concilia um belo patrimônio arquitetônico e cultural.

7 – Gay Friendly

Como viajantes gays, procuramos destinos que sejam tolerantes e respeitem a diversidade. Tanto Aruba como Curaçao, nesse sentido, são excelentes.

Aruba, como já mencionamos, possui essa característica de diversidade na população, que acaba se refletindo no modo como eles abraçam as diferenças. Nós começamos nossa lua de mel em Aruba, e foi uma ótima escolha.

Mas em se tratando da receptividade ao público LGBT, Curaçao é mais que gay friendly, já que possui atividades focadas para os gays. A ilha possui a Curaçao Pride (uma semana com várias festas e atividades LGBT) e um dos hotéis mais receptivos que conhecemos (o Floris Suite Hotel). Por conta disso, atrai cada vez mais viajantes gays.

PARECER: Curaçao, possui hotéis e programação direcionada ao público gay.

Aruba ou Curaçao: qual a melhor ilha do Caribe
Curaçao é um dos destinos mais gay friendly do Caribe

8 – Como Chegar

Aruba não possui voos diretos do Brasil. É preciso escolher algumas dessas escalas.

As opções de voos para Aruba são através da Copa Airlines (escala na Cidade do Panamá, tradicional hub para voos ao Caribe), Avianca (escala em Bogotá, Colômbia), American Airlines (escala em Miami, Estados Unidos), Delta (escala em Atlanta, Estados Unidos) ou United Airlines (escala em Nova York, Estados Unidos). A AirCanada também possui voos, mas pela distância (escala em Toronto) e valores, acho que não compensa.

Os valores da passagem ida e volta são a partir de USD 700,00, mas lógico, sempre é possível encontrar alguma promoção esperta.

Os voos a partir de Curaçao são praticamente no mesmo esquema, mas não encontramos voos pela Delta ou pela United Airlines. Os valores ida e volta são a partir de USD 670,00.

A diferença é que Curaçao possui voos diretos a partir do Brasil. Os voos saem de Manaus e custam a partir de USD 440,00. Pessoal da região Norte se deu bem hein?  A linha foi suspensa a partir de março de 2017, notícia do Viaje na Viagem.

Mas no geral, para quem parte das outras regiões, os valores são praticamente os mesmos, e as opções de voo também, com uma ligeira desvantagem para Curaçao, que possui menos opções de empresas aéreas.

PARECER: Empate, voos com preços parecidos e opções de empresas aéreas com escalas no Panamá, Colômbia e Estados Unidos.

9 – Quando ir para Aruba ou Curaçao

Para esse critério, como as duas ilhas são muito próximas, não tem muito erro. Qualquer uma das ilhas, seja Aruba ou Curaçao, podem ser visitadas o ano inteiro. Então elas acabam sendo ótimas opções para quem quer ir para o Caribe no segundo semestre.

Nessa época, várias ilhas do Caribe estão na rota dos furacões, exceto Aruba e Curaçao.

E fique ligado para o final de tarde nas duas ilhas. Você provavelmente vai contemplar alguns dos pores do sol mais lindos que você já viu.

Aruba ou Curaçao: qual a melhor ilha do Caribe
Pôr do sol em Aruba, com a árvore Divi-Divi

PARECER: Empate, Aruba e Curaçao são ótimas para visitar o ano inteiro.

10 – As Melhores Ilhas do Caribe

E como a gente adora listas, fomos lá dar uma conferida na lista das melhores ilhas do Caribe, do site TripAdvisor. No Travellers’ Choice de 2016, Aruba entrou na lista das 10 melhores ilhas.

Em relação às praias, Aruba novamente leva vantagem. A Eagle Beach entrou na lista das melhores praias do mundo em 2017, na terceira posição. Curaçao conseguiu emplacar a Kenepa Beach na 16a. posição das melhores praias do Caribe.

PARECER: Aruba, levou vantagem entrando na lista das melhores ilhas do Caribe e em melhor posição no ranking das melhores praias do mundo.

Parecer Final

No final das contas, rolou um quase empate com os quesitos, com uma ligeira vantagem para Aruba, veja só.

  1. Praias: Empate
  2. Estrutura das Praias: Curaçao
  3. Locomoção: Aruba
  4. Hospedagem: Aruba
  5. Gastos: Aruba
  6. História e Cultura: Curaçao
  7. Diversidade: Curaçao
  8. Como Chegar: Empate
  9. Melhor Época: Empate
  10. Rankings do TripAdvisor: Aruba

E vamos sair de cima do muro. O nosso destino preferido foi Aruba.

Aruba e Curaçao são destinos incríveis, mas cada viagem é única, e para nós a viagem para Aruba foi melhor do que para Curaçao. Aruba foi nosso primeiro destino da lua de mel e tudo aconteceu de forma perfeita: a hospedagem, os passeios, as praias lindíssimas e o povo simpático e receptivo. Foi aquele destino que a gente voltou apaixonado e já com saudades.

Mas cada viagem é uma experiência pessoal e diferente, conta aí para a gente o que você mais gostou de Aruba ou Curaçao?

Confira tudo o que você precisa saber sobre
Aruba: Dicas e Roteiro de Viagem

Leia também nosso
Roteiro de Viagem para Curaçao

share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

53 comentários

    1. Oi, Renato. O que pensamos é que não é tão fácil ir para lá, então já aproveitamos para fazer as duas ilhas em uma viagem só. Mas dá muito bem para aproveitar uma ilha só, depende de quantos dias você tem e, como você disse, seu orçamento de viagem. Abraços.

  1. Olá Fabio 🙂
    Tudo bem?

    Tem algum lugar que lembra muito Cancún? Fui a Cancún fiquei tão encantada que tenho medo de não achar nada parecido em outro lugar, fui a Punta Cana também, mas não achei o mar lindo quanto o azul de Cancún e não tem muita coisa pra fazer, fora que Cancún tem uma zona hoteleira espetacular, tudo pertinho, amei o Cocobongo, tem algum lugar no estilo de Cancún?
    Obrigada =^^=

    1. Oi, Adriana. Eu acho que a ilha com estilo mais próximo de Cancun seria Aruba. Mas com beeeeeeeem menos estrutura e passeios do que em Cancun, vale dizer. Mas o clima de Palm Beach, em Aruba, eu achei que lembra bem o de Cancun. Abraços.

  2. Ja temos algo em comum: furar pneu indo pra Kenepa Grandi, alias destrui o pneu ruim mal recapado do Chevrolet Aveo 2014 que a locadora disponibilizou. A diferença de custo dessa locação não compensou…
    Klein Curaçao é uma viagem longa mas gostamos muito.

    1. Puxa, estou começando a achar que essa questão do pneu furado pode ser alguma questão local mesmo. Também adoramos Klein Curaçao, acho que foi o ponto alto da viagem. Abraços.

  3. Eu tava lendo seu post eu como é a praia nessas duas em frente ao hotel pq eu fiquei no Majestic Bávaro em Punta Cana e foi impossível entrar no mar devido à enorme quantidade de algas

    1. Oi, Daianna. Não vimos nenhum problema de algas por lá, ainda bem. Lembrei também que teve um período que elas invadiram Cancun também. Infelizmente essas coisas naturais são meio difíceis de prever, mas historicamente Aruba e Curaçao não apresentam esse problema. Abraços.

  4. Boa tarde, tudo bom? Estou com uma dúvida, gostaria de conhecer Aruba e Curaçao na mesma viagem, porém vi muitas reclamações com a Insel Air. Você tem informações sobre outras cias aéreas? Vi que tem a Aruba Airlines, porém também com reclamações. Tenho medo de fechar o voo para os dois destinos (ida Aruba e volta Curaçao) mas atrapalhar minha viagem na hora. Obrigado e parabéns pelo post.

    1. Oi, Guilherme. Realmente as reclamações são muitas, mas infelizmente a Insel Air é a melhor opção para circular entre Aruba e Curaçao. No nosso caso eles fizeram uma alteração de horário, então o negócio é se planejar para os imprevistos e mudanças de horário. Infelizmente não há muita alternativa. Abraços e obrigado pelo comentário.

  5. Olá Fabio! Estou muito em dúvida para escolher entre Cancún ou Aruba/ Curaçao! Qual vc acha melhor na relação custo/ benefício? Obrigado!

    1. Oi, Paulo. É uma dúvida muito difícil mesmo. Acho que em relação a custos, é tudo parecido. O que varia mesmo são as praias e passeios, vale a pena dar uma olhada aqui nos nossos posts e ver aqueles lugares que mais conquistam a sua preferência. Abraços.

  6. Boa noite Fábio! Gostei dos detalhes do post!!! Parabéns!
    Me tire 2 dúvidas,não tenho um poder aquisitivo para ficar muitos dias ou gastar sem se preoucupar com o pós viagem, mas na sua opinião com 1500 dólares da pra um casal ficar tranquilo durante 5 dias em um desses 2 destinos? É pra se comunicar, o espanhol é suficiente?
    Abraços!!

    1. Oi, Cristiano. Olha, o cálculo estimado (sem hospedagem e sem passagem aérea) é de 50 dólares por pessoa, então acredito que os 1500 dólares serão suficientes. O espanhol dá para se virar, mas o ideal é mesmo o inglês. Abraços.

  7. Ola estou impressionada com os detalhes com que narra as viagens, muito válido cada detalhe e observação.
    Realmente parabéns

    Uma dúvida, em Aruba o inglês é fundamental? Eles conseguem entender o português?
    Obrigada

    1. Oi, Monica. Muito obrigado pelo seu comentário. Sobre o inglês, é sempre importante, mas dá para se comunicar sem ele. Em Aruba até encontramos pessoas que falam português, mas não é comum. Abraços.

  8. Nunca comento enquanto faço minhas pesquisas para o próximo destino das viagens, mas os relatos aqui nos deixam com água na boca para conhecer o Caribe. Confesso que através da experiência de vocês fiquei ainda mais encantada por Aruba. Muuuuuuuuuuito obrigada pelas dicas ♥

    1. Ficamos muito honrados com seu comentário, Ju. Muito obrigado e sempre que possível comente nos blogs, é um ótimo incentivo para que os blogueiros desenvolvam um trabalho cada vez melhor. Abração.

  9. Olá, Fábio, como vai ?
    Estou pensando em visitar as ilhas em Novembro desse ano, no entanto eu e meu noivo resolvemos fazer um elopement wedding (casamento a 2) em alguma das duas ilhas, gostaria de saber qual você mais indicaria para nós. Estávamos pensando em 1 ser o lugar do casamento e a outra a Lua de Mel. Gostaria de uma ilha tranquila com o mar paradisíaco em volta mas depois tb curtir passeios na lua de mel.

    1. Oi, Amanda. Qualquer uma das ilhas seria uma boa opção para qualquer uma das situações, mas tenho uma leve tendência a acreditar que Aruba seria melhor para o casamento e Curaçao para a lua de mel e passeios. Depois dê uma olhada nesse post aqui: https://viagenscinematograficas.com.br/2016/06/destination-wedding-casamento-aruba.html E tudo depende também dos hotéis que você irá encontrar, afinal casamento e lua de mel merecem uma hospedagem maravilhosa né? Beijão e felicidades!

  10. Olá, Fabio.
    Considerando a informação de que Aruba é uma das mais americanizadas das ilhas do Caribe, pergunto-lhe se a comida dos hotéis também segue o padrão americano?
    Outra dúvida é que acabo de vir de uma viagem a Orlando e fiquei estupefata ao descobrir que as famosas duchinhas higiênicas, indispensáveis no banheiro das residências e hotéis brasileiros, existe quase que só no Brasil. É verdade?
    Os hotéis mundo afora não dispõe desse acessório nos banheiros?

    1. Oi, Rejane. A comida também segue o padrão americano, mas existem também restaurantes de várias influências internacionais, como franceses ou italianos. Mas no café da manhã do hotel, era possível encontrar alguns itens bem comuns aos norte-americanos, entre várias outras opções.

      Sobre a duchinha, faz falta mesmo né? Olha, pelo que me lembro é bem difícil de achar mesmo, alguns hotéis possuem o bidê, mas no geral não existe essa opção mesmo. Uma pena. Abraços.

  11. Olá Fabio!!!

    Adorei o seu artigo! Muiiito esclarecedor.
    Vou em outubro mas ainda não defini se vou fazer as duas ilhas pois estou indo com um bebê que em outubro vai estar com quase 2 aninhos. Gostaria de saber sua opinião para viajar com criança.
    Conheço Cancun e San Andrés no Caribe, mas quando fui ainda não tinha filho.

    1. Oi, Hellen. Esses dois destinos são ótimos para crianças por causa das praias bem calmas e com águas quentinhas. Em Aruba existe a praia chamada Baby Beach, que tem esse nome justamente porque tem grande extensão super rasinha. Pessoalmente, acredito que Aruba seja um destino mais adequado, pois é uma ilha menor (assim você percorre distâncias menores com o seu filho) e com boa infraestrutura. Por outro lado, Curaçao tem praias pagas com estrutura de banheiro, restaurante e vestiário, tudo na própria praia, o que acredito que é perfeito para quem viaja com crianças. Ou seja, qualquer uma das duas parece uma ótima pedida! A Mari do blog Ideias na Mala (https://www.instagram.com/ideiasnamala/) acabou de voltar de lá com o filhinho pequeno, seria interessante pegar também a opinião dela. Abraços.

  12. Oi, Fabio. Adorei sua postagem e gostaria que me tirasse uma dúvida.
    Eu estou querendo passar férias em Aruba e Curaçao em junho. Só que eu não dirijo.
    Sabe se existem nesses locais, principalmente em Curaçao, guias ou opções de passeios que nos levem às praias mais distantes, por ex. as do Norte de Curaçao? Beijos e obrigada.

    1. Oi, Chris. Muito obrigado. Olha, sempre tem alguma empresa que trabalha com passeios, o difícil podem ser os preços, mas sugiro que você verifique no TripAdvisor que existem algumas indicações (https://www.tripadvisor.com/Attraction_Products-g147278-zfc12075-zfg11873-Willemstad_Curacao.html). Os tours giram em torno de US$ 50,00 por pessoa. Outra alternativa é pedir no seu hotel para que eles chamem um táxi e você negocia um valor para um dia inteiro de passeio. Vale tanto para Aruba como Curaçao, mas Aruba é uma ilha bem menor, então a locomoção é bem mais fácil e barata (o lugar mais distante é a Baby Beach). Beijos.

  13. Olá, e na comparação das praias ( água mais cristalina ) aruba ou punta cana ?
    Quero te parabenizar pelo site, muito esclarecedor e útil, principalmente para quem pretende fazer sua primeira viajem ao caribe como eu.
    Beijos,

    1. Oi, Camila. As águas são igualmente cristalinas, mas depende um pouco do dia, se choveu ou não, mas tanto em Aruba como em Punta Cana fiquei encantado com o mar, bem cristalino. Estou editando um vídeo com algumas dicas adicionais, depois retorne aqui que irei inserir o link ou se inscreva em nosso canal do YouTube (https://www.youtube.com/fpastorello). Beijos.

  14. Boa tarde, xará!

    Excelente artigo. Eu e minha esposa conhecemos ambas as ilhas (além de Bonaire, completando o ABC) a alguns meses, e tenho que dizer que ambos os lugares são espetaculares.

    Curioso como as preferências realmente vão da experiência e da percepção de cada um. Conhecemos Curaçao antes, e fomos para Aruba depois, e nossa impressão foi justamente a oposta, fascínio por Curaçao e nem tanto com Aruba. De repente este é um fator importante, o impacto inicial. Mas, claro, ambas são lindas, e o ideal é realmente poder conhecer ambas.

    Porém, o ponto alto da viagem foi definitivamente Bonaire. A ilha é ainda menor do que Aruba, e não possui praticamente nenhuma estrutura, mas os lugares são espetaculares, e as praias (exceto Coco Beach, talvez) bastante vazias. Recomendo muito a ida caso ainda não conheçam!

    Um abraço!
    Fabio

    1. Que legal xará. Realmente, cada viagem uma experiência e acho que esse negócio de ter visitado primeiro deve interferir mesmo. Bonaire deve ser incrível mesmo, na próxima vez iremos para lá com certeza. Obrigadão por compartilhar sua experiência. Abraços.

  15. ola Fabio tudo bem?
    To olhando uma viagem para o caribe..
    Ja conheço Cancun/ Playa del Carmen etc simplesmente incrivel.
    Queria ir para outro lugar. E tava olhando curacao, aruba, punta cana e jamaica e Cuba
    qual melhor custo beneficio?

  16. Visitei as duas ilhas em 2016 e ambas são lindas, considero um desperdício visitar uma e deixar a outra de lado.
    Eu já achei as praias de Curaçao mais bonitas que de Aruba, o mar é mais azul, mas em relação à “cidade” gostei mais de Aruba.
    As praias de Curaçao que mais gostei foram cas abou, port marie e kenepa grandi. De aruba curti baby beach e eagle beach..

  17. Olá Fabio, boa tarde! Quando vocês foram? Estou pensando em ir em lua de mel em outubro mas receosa com o tempo.

    1. Oi, Maryane. Não se preocupe, o tempo por lá é bom o ano inteiro. Lógico, sempre pode dar uma chovidinha em um momento ou outro, afinal não temos controle sobre o clima, mas nós fomos em setembro e pegamos dias ótimos. Abraços.

  18. Tenho pesquisado Aruba e Curaçao para minha lua de mel, e to quase certa de fazer as duas ilhas juntas mesmo! Quanto tempo você acha necessário para a viagem inteira? É melhor ficar mais tempo em uma das ilhas, ou dividir por igual a estadia? 🙂

  19. Fala Fabio, realmente as duas ilhas são lindas, se você me perguntar qual eu gostei mais, não sei lhe responder, adorei as duas ilhas, é a coisa mais linda do mundo a cor da água. Em Aruba gostei muito da praia de Eagle Beach, para que gosta de jet ski é uma boa pedida e a praia de Arashi Beach. Visitar o California Lighthouse e fazer prática do snorkeling, já em curação as praias que eu mais gostei foram kenepa grandi e Cas Abao, pra quem gosta de comer bem vai uma dica, restaurante de Aruba Flying Fishbone, a noite é a coisa mais lina, a água iluminda sem falar que a comida é maravilhosa, sobremesa raviole de chocolate hummmmm!!

    Seu site é muito legal, parabéns!

    1. Que legal Sergio. Muito obrigado por compartilhar a sua experiência. Ótimas dicas, esse restaurante eu não conheci, vai ficar para a próxima. Fiquei com água na boca de pensar no ravioli de chocolate. Abração e obrigado pelo comentário.

  20. Olá Fabio,

    E entre Aruba e Punta Cana quais vocês preferem?

    Estive vendo pacotes para Punta Cana e existem muitos, já para Aruba existem poucas opções, pelo que vi o destino Aruba se gasta bem mais certo?

    Parabéns pelo site, é muito bom!

    Abraço.

    1. Oi, Patrick, obrigadão pela visita e comentário. Olha só, a principal diferença não está muito nos gastos, mas no estilo de viagem. Punta Cana tem menos opções de passeio, então o negócio é mais ficar num hotel all inclusive. Por conta disso, seus gastos com hotéis serão maiores e com passeios menores. Já em Aruba, há bem mais coisas para fazer fora do hotel, então você pode gastar mais com passeios e coisas para fazer. No final das contas, acredito que os gastos serão parecidos, a diferença é você escolher se prefere mais curtir a estrutura de um resort ou fazer passeios. Abraços.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.