Ilha Grande com Chuva: Trilha Circuito Vila do Abraão

Ilha Grande com Chuva: Circuito Vila do Abraão - Aqueduto e Abraãozinho

O que fazer em Ilha Grande com chuva? Uma boa opção é fazer o Circuito Vila do Abraão, que reúne construções históricas e praias de fácil acesso, como a Praia do Abraãozinho.

Em uma ilha em que a maior atração é ir para praias e natureza, será que dá para fazer alguma coisa com o tempo chuvoso? Esse pode ser um dilema comum de quem vai para Ilha Grande.

Nós procuramos escolher bem quando ir, para evitar dias de chuva. Mas mesmo assim não conseguimos escapar. Para nós, que já passamos o reveillon na ilha durante o trágico deslizamento decorrente de um temporal, sempre procuramos a melhor época. Confira aqui algumas dicas de quando ir para Ilha Grande.

Mas há algumas opções para não estragar a sua viagem. Confira a seguir o Circuito Vila do Abraão, que inclui caminhadas leves para lugares incríveis na ilha.

Ilha Grande com Chuva: Trilha Circuito Vila do Abraão

Nesse roteiro, que também vale a pena ser feito em dias de sol, conheça algumas atrações de fácil acesso em Ilha Grande

Ilha Grande com Chuva: Circuito Vila do Abraão, Praia do Abraãozinho e Aquetudo

Base para o tráfico de escravos, esconderijo de piratas ou local de fazendas de café, Ilha Grande já teve muitas fases e momentos antes de se tornar um destino turístico.

Muito dessa história permanece contada na ilha, mas uma das principais lembranças que pode ser revivida, é a presença de D. Pedro II, que por aqui adquiriu duas fazendas e construiu o Lazareto, um centro de triagem para doentes que chegavam ao Brasil em embarcações.

Durante os seus 28 anos de funcionamento, o Lazareto atendeu 4 mil embarcações.

Visitar as ruínas do Lazareto é uma das atrações possíveis no Circuito Vila do Abraão, que possui caminhadas leves a partir do principal centro de hospedagem na Ilha Grande.

Para quem não está muito interessado em ver ruínas, há também opções de belas praias, com o mar tão tranquilo e cristalino, que parecem imensas piscinas naturais. Bora conferir como chegar nesses lugares.

Circuito na Vila do Abraão Mapa
Ver o mapa no Google Maps

Trilha até o Aqueduto e Lazareto

Dia de chuva em Ilha Grande. Sabe quando você abre a janela da pousada e não dá nem vontade de sair da cama? O negócio é acordar bem devagarinho e saborear cada momento do café da manhã.

Confira algumas dicas de pousadas em Ilha Grande

Mas é hora de espantar a preguiça e fazer uma trilha em Ilha Grande. Trilha com chuva? Existem algumas trilhas bem tranquilas em Ilha Grande, que os moradores usam até mesmo para fazer exercícios, então dá sim para percorrê-las caso esteja aquela chuvinha fraca. Lógico, se tiver aquela tempestade, melhor ficar na pousada mesmo.

Ilha Grande com Chuva: Trilha Circuito Vila do Abraão
Com caminhos amplos e planos, algumas trilha são mais fáceis de percorrer, mesmo em dias chuvosos

Chegar na trilha é fácil.

De frente para o mar da Praia do Abraão, é só seguir caminhando para o lado esquerdo. Após atravessar o Cais do Abraão (onde desembarcam as barcas para o continente), você encontrará uma região da Vila do Abraão com maior presença de habitantes locais e menos turística. Continue caminhando até o extremo esquerdo da praia.

Ilha Grande com Chuva: Circuito Vila do Abraão
Confira o mapa com todas as trilhas de Ilha Grande, ele está quase em frente ao Cais do Abraão

T01 – Circuito Vila do Abraão

Pra quem chegou em Ilha Grande no meio do dia, quando não dá mais tempo de fazer um passeio ou uma trilha maior, a Vila do Abraão oferece esse circuito bem fácil de fazer. É também uma boa opção para dias de chuva, por ser uma trilha aberta e plana.

A trilha do Circuito Vila do Abraão possui 2 km de extensão e pode ser percorrida em cerca de 1h no máximo. O nível de dificuldade é leve.

Ilha Grande com Chuva: Circuito Vila do Abraão, Praia do Abraãozinho e Aquetudo
Mapa na entrada do Circuito Vila do Abraão, aproveite para dar uma olhada nos pontos que irá visitar

A trilha é circular. Chegando na placa da foto acima, você pode escolher ir para direita (Praia Preta) ou para a esquerda (Aqueduto). De uma forma ou de outra, você conseguirá ver todos os pontos do circuito.

Os pontos mais interessantes são:

1 – Praia Preta

Ilha Grande com Chuva: Circuito Vila do Abraão, Praia Preta
Praia Preta, com areias escuras e monazíticas

A principal característica da Praia Preta são as areias escuras monazíticas. Apesar da foto em dia nublado, acredite: a praia é linda em dias de sol, com o mar transparente e com bela coloração. Há também um pequeno rio que deságua no mar, formando pequenas piscinas naturais.

O lugar é bem pacífico e não é muito visitado pelos turistas, então também é um lugar legal para quem procura um recanto tranquilo e reservado em Ilha Grande.

2 – Ruínas do Lazareto

Ilha Grande com Chuva: Circuito Vila do Abraão, Lazareto
O Lazareto, que já abrigou doentes de cólera e detentos, hoje se encontra em ruínas

Ali pertinho da Praia Preta estão as ruínas do Lazareto, o antigo lugar onde enfermos que chegavam no Brasil eram levados. Em geral, era comum que a tripulação tivesse cólera durante as longas viagens de barco até o Brasil.

A construção do Lazareto ocorreu graças a D. Pedro II, que em 1863 visitou Ilha Grande. “Em seu Diário de Viagem, que se encontra no Museu Imperial de Petrópolis, registrou com desenhos e textos a sua passagem pela Ilha Grande, não escondendo o seu encantamento pela singular beleza da Ilha”, leia mais em O Imperador D. Pedro II e Lazareto

O local funcionou com essa finalidade de 1886 até 1913.

Em 1940, o local se transformou em um presídio, para receber os presos comuns, depois que o presídio de Dois Rios começou a receber presos políticos. Em 1954, os presos comuns voltaram para Dois Rios, presídio que funcionou até 1994. As ruínas do Lazareto ainda se encontram lá, mas o lugar está condenado e pode desabar a qualquer momento.

3 – Poção

Ilha Grande com Chuva: Circuito Vila do Abraão, Poção
O poção é uma grande piscina natural, boa para dar uma refrescada se tiver suado um pouco na trilha

Se o dia estiver quente, essa grande piscina natural com uma pequena queda d’água é um convite ao banho irresistível.

De qualquer forma, é preciso passar pelo poção para continuar a trilha até o Aqueduto.

4 – Ruínas do Aqueduto

Ilha Grande com Chuva: Circuito Vila do Abraão: Aqueduto
26 arcos com 11 metros de altura compõem o Aqueduto, uma das construções mais importantes de Ilha Grande

O aquetudo é uma das principais construções históricas de Ilha Grande, erguido em 1893 com pedra e óleo de baleia.

São 26 arcos de 11 metros de altura que se estendem por 140 metros de comprimento. Uma pequena represa foi construída e ainda abastece a Vila do Abraão.

Circuito das Praias de Abraão

Depois de ter conhecido essa parte mais histórica, ainda existem praias que ficam perto da Vila do Abraão. Podem ser acessadas facilmente a partir da vila.

A trilha é um pouco mais difícil do que o circuito anterior, principalmente pela existência de muitos troncos e árvores no percurso. Mas mesmo assim, ainda pode ser considerada uma trilha de nível leve. Em dias de chuva, fica ainda mais escorregadia, então recomendamos ir de táxi boat mesmo.

As praias possuem mar bem tranquilo e águas cristalinas, mas faixas de areia bem pequenas.

1 – Praia da Júlia

Circuito Vila do Abraão: Praia da Júlia
A Praia da Júlia fica bem pertinho da Vila do Abraão e possui o mar bem tranquilo

A Praia da Júlia é a primeira do roteiro. Possui um bar e acaba sendo a melhor opção para quem quer curtir uma praia sem os barcos da Praia do Abraão.

O mar é bem tranquilo e fora o bar, não há mais nenhuma construção, o que deixa o lugar bem bucólico.

2 – Praia da Bica

Ainda mais tranquila que a Praia da Júlia, a Praia da Bica tem esse nome porque tem justamente uma bica de água, que deságua na areia. Com muitas sombras e mar igualmente tranquilo, é uma calmaria só.

3 – Praia da Crena

Circuito Vila do Abraão: Praia da Crena
Uma das praias mais lindas do Circuito Vila do Abraão, Crena possui mar verde e transparente

Essa é a minha praia preferida desse circuito. Ela é muito bonita, com águas bem transparentes e esverdeadas, mar tranquilo e um pier. Do pier é possível ter um ponto de vista diferente da praia.

Na praia há o Restaurante da Crena, com boa infraestrutura para curtir o cenário.

Dizem que a praia é boa para fazer snorkeling (houve até pessoas que viram tartarugas), mas nós sempre acabamos chegando no final do dia e nunca vimos muita coisa.

Para quem estiver com preguiça de voltar pela trilha a pé (cerca de 20 minutos até a Vila do Abraão), pode pegar um barco. Eles fazem o trajeto de taxi boat por R$ 10,00 por pessoa. Na nossa volta, acabamos conferindo um belo pôr do sol.

Circuito Vila do Abraão
É possível ir e voltar para as praias de táxi boat: no retorno quem sabe não rola um pôr do sol lindo como esse

4 – Praia do Abraãozinho

Mas Abraãozinho é mesmo a praia mais querida do circuito. Considerada uma das melhores praias de Ilha Grande segundo o ranking de atrações do TripAdvisor.

Assim como suas irmãs, possui o mar bem tranquilo e cristalino, mas com a vantagem de possuir uma faixa de areia mais extensa. Mas por ser uma das mais populares, acaba sendo também a mais cheia do circuito.

Para chegar nela, no entanto, a trilha é mais extensa (cerca de 30 minutos a partir da Vila do Abraão), mas também há a opção de ir de táxi boat por R$ 10,00 por pessoa.

Como dá para ir a pé em trilha relativamente tranquila, essas praias e todo esse roteiro é ótimo para quem tá afim de economizar. Ou fazer algum passeio para encaixar em meio período, seja no dia da chegada, ou no dia da partida de Ilha Grande. Como falamos no início, também vale para um dia de chuvinha fraca, assim você não precisa ficar preso no quarto da pousada.

Circuito Vila do Abraão: Praia do Abraãozinho
A Praia do Abraãozinho é a mais querida das praias do circuito Vila do Abraão

Leia nosso guia completo: O que fazer em Ilha Grande – Dicas e Roteiro de 4 Dias

  • Fonte: Trilha T01 – Circuito Vila do Abraão no portal IlhaGrande.com.br
share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

1 comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.