Quais as melhores praias do Espírito Santo? Antes de responder essa pergunta, é preciso dizer que, sim, o litoral do Espírito Santo tem belíssimas praias. E dizer isso é necessário já que é um litoral negligenciado pelos turistas brasileiros.
A exceção está para os turistas mineiros, que fazem do Estado do Espírito Santo a sua praia, e para os próprios capixabas, que pelo que notamos são muito orgulhosos das belezas de sua terra.
E como nós temos nossa série das melhores praias do Brasil, focadas por Estados, como fizemos com as praias da Bahia ou as praias do Rio de Janeiro.
Resolvemos explorar também as praias do Espírito Santo, que fica entre esses dois outros Estados que adoramos.
Para corrigir essa injustiça em relação ao turismo no Espírito Santo, o blogueiro e jornalista Deivson Santana, do blog Capixaba na Estrada, criou o projeto Pocando no ES, que traz blogueiros e influenciadores de turismo para o Espírito Santo, afim de divulgar as belezas do Estado. E nessa segunda edição do evento, eu tive o privilégio de participar.
O foco dessa segunda edição foram as praias e ampliei minha estadia no Espírito Santo para conseguir incluir alguns destinos que já há algum tempo eu queria visitar.
O resultado dessa Expedição do Litoral Capixaba é um roteiro que incluiu boa parte do Estado. Dessa forma, portanto, foi possível ter uma boa amostragem de como as praias do Espírito Santo são lindas.
Mas vamos ao que interessa: quais são as 10 melhores praias do Espírito Santo que pudemos visitar nesse roteiro de viagem.
Confira a seguir e caso tenhamos deixado alguma praia de fora, deixe seu comentário no final dessa matéria, para enriquecer ainda mais essa lista. E quem sabe nos motivar para uma segunda expedição pelo litoral capixaba?
10 Melhores Praias do Espírito Santo
Confira algumas das praias capixabas que visitamos nesse roteiro pelo litoral do Espírito Santo
Salve esse Pinterest para consultar depois
Confira também nosso vídeo completo dessa expedição incrível pelas praias do Espírito Santo
1 – Praia de Itaúnas, Conceição da Barra
Mais de 400 quilômetros de extensão. O litoral do Espírito Santo é extenso e chegar até Itaúnas, quase na divisa com a Bahia, não é fácil.
São mais de 4 horas de estrada, pela BR 101, uma estrada que ainda não foi duplicada.
O trecho final, de Conceição da Barra até Itaúnas é em estrada de terra, porém em boas condições e, mesmo com chuva, não tivemos problemas.
Mas para quem gosta de viajar e desbravar novos destinos, não se importa de encarar essas distâncias. Itaúnas permanece um paraíso a ser descoberto.
Uma vila que se destaca pelo Festival de Forró, que em julho atrai muita gente que fica 24 horas por dia curtindo a música. Para quem prefere as belezas naturais, o espetáculo também está garantido.
Parque Estadual de Itaúnas
O cenário é marcado pelas dunas do Parque Estadual de Itaúnas, que possui uma área de 3.500 hectares formada por diversos ecossistemas, como manguezais, alagados e as praias.
O destaque mesmo fica para as dunas, que chegaram a soterrar a vila antiga. Para chegar na praia, aliás, é preciso atravessar as dunas e a restinga de áreas do parque.
Os moradores de Itaúnas foram obrigados a migrar para a nova vila, dessa vez com o rio Itaúnas separando os territórios.
Nós ficamos hospedados bem no centro da vila, na excelente Pousada Pargos.
É possível fazer caminhadas com condutores locais (acesse a página do Grupo de Condutores Ambientais de Itaúnas) para conhecer alguns sítios arqueológicos da vila antiga.
Embora a vila antiga esteja soterrada pelas dunas, alguns resquícios ainda são visíveis numa breve caminhada.
Leia mais sobre O que fazer em Itaúnas
2 – Praia das Falésias, Marataízes
Para quem prefere um destino mais próximo e acessível, mas não menos paradisíaco, a cidade de Marataízes é uma boa pedida. Distante cerca de 2h30 de Vila Velha, no litoral sul, há pelo menos 2 praias imperdíveis para se conferir.
Praia e Lagoa do Siri
A Praia do Siri foi o primeiro destino que visitamos durante o Pocando no ES, acompanhados do excelente guia turístico Marcelo Ribeiro, que também mantém o blog Guia & Turismo.
O lugar reúne aquelas duas coisas que é difícil a gente não gostar: praia e lagoa reunidas. No caso, a Lagoa do Siri acaba atraindo mais atenção e diversas barracas e restaurantes giram em torno dela.
Infelizmente, o excesso de pessoas e infraestrutura estragam um pouco do visual paradisíaco do lugar. As condições das águas da lagoa, por conta disso, também podem deixar a desejar.
De qualquer forma, quando chegamos, foi difícil controlar a vontade de passar o dia inteiro por lá.
Na Lagoa do Siri, há um letreiro da campanha #amor❤️es. Na campanha, os visitantes são convidados pela SETUR/ES – Secretaria de Turismo do Espírito Santo a registrar suas fotos e postar usando a hashtag. É lógico que eu também tirei a minha.
Praia da Boa Vista (ou Praia das Falésias)
Mas seguimos para outra praia ainda mais reservada e paradisíaca, a Praia das Falésias ou Praia da Boa Vista.
O visual é cinematográfico, mas aqui o mar é mais bravo e o banho de mar não é tão aconselhável. Enfim, nem tudo é perfeito, mas é uma praia belíssima, com certeza.
Leia também no blog da Giovana Duarte, o Guia Capixaba, que também participou do Pocando no ES.
Saiba mais: O que fazer em Marataízes – Lagoa do Siri e Praia da Falésias
3 – Praia dos Padres, Guarapari
Ainda com o pessoal do Pocando no ES, um dos destinos incluídos no roteiro era Guarapari.
A cidade está localizada no caminho da Rodovia do Sol, estrada que percorre boa parte do litoral capixaba.
Guarapari tem 52 praias, as mais concorridas do Espírito Santo. Todo mundo diz que no verão, o lugar fica praticamente intransitável e praias como a Praia do Morro e a Praia da Bacutia bombam, ou pocam, uma expressão capixaba que quer dizer que algo estoura ou arrebenta (no bom sentido, é lógico).
Para explorar melhor a cidade, ficamos hospedados na Pousada Orquídea Café. Rolou até um delicioso happy hour na nossa chegada.
No dia seguinte, partimos para explorar algumas das 52 praias. Mesmo com tantas praias, é possível encontrar recantos absolutamente privilegiados.
É o caso da Praia dos Padres, numa região chamada de Enseada Azul. Para chegar na praia, é preciso descer uma escadaria, que encanta pelo visual.
Cercada de uma vegetação verdejante e alguns coqueiros, eu desci os degraus hesitante, sem saber se prosseguia ou permanecia admirando o visual.
Mas enfim, chegar na praia também é recompensador. Assim como a Praia de Dois Rios, em Ilha Grande, a Praia dos Padres possui diversas sombras de castanheiras, que formam um ambiente perfeito para sentar e observar o mar tranquilo.
Acompanhados pelo João Olavo do blog Destinões, seguimos uma trilha pelo lado direito da praia, através das pedras.
O caminho garante alguns mirantes naturais e o acesso a uma outra prainha, pequena e dentro de um condomínio particular.
Quer saber mais de Guarapari? Conheça as Três Praias e outros roteiros no Capixaba na Estrada
4 – Praia do Bosque, Ilha de Guriri
E já que estamos falando de praias com sombra e água fresca, vale muito a pena seguir para o litoral norte do Estado.
Fui acompanhado pelo Márcio, motorista da SETUR/ES, que foi um grande companheiro nessa expedição.
Menos explorado turisticamente do que o sul, as praias do litoral norte do Espírito Santo agradam justamente os turistas que buscam lugares mais tranquilos e com a natureza preservada.
Na Praia do Bosque, no município de São Mateus, a chegada é por entre várias árvores que garantem uma boa quantidade de sombras aos visitantes. Na sombra, o pessoal estaciona os carros e pode fazer um lanche em alguns poucos quiosques locais. Nos fins de semana, os churrascos entre família também são comuns.
Para quem não quer ficar perto do movimento, a praia é bastante extensa e fica em lugar mais isolado da Ilha de Guriri.
A Ilha de Guriri
Guriri é uma ilha bem preservada na região turística do Verde e das Águas.
Todas as praias possuem uma área de proteção natural para a vegetação de restinga. Até mesmo a praia mais central, dominada pelos surfistas, possui um visual selvagem e natural.
Mesmo assim, Guriri tem um calendário de eventos que movimenta a cidade.
O calendário de eventos inclui o Festival de Moqueca Capixaba em abril, o Festival Gastrônomico Guriri Sabor e o Guriri Jazz e Blues Festival, ambos em novembro.
Durante esses eventos e no verão, Guriri vira um dos destinos mais balados do Espírito Santo.
Por aqui, é onde o mar do Espírito Santo fica mais quentinho. Boa parte das praias cabixabas possui o mar mais gelado, mas é a partir de Guriri que rolam praias de águas mornas, que na região Nordeste já são bem comuns.
Leia mais sobre a Ilha de Guriri
5 – Praia de Riacho Doce, Conceição da Barra
E já que estamos falando de Nordeste e mar quentinho, a última das praias do Espírito Santo é Riacho Doce, na divisa com a Bahia.
Para chegar lá, o acesso é via Itaúnas, de carro ou de bicicleta. A estrada é de terra e no caminho você passa por várias florestas de eucaliptos, características da região por conta das indústrias de celulose.
No caminho, pregado em algumas dessas árvores, o seu Celsão colocou algumas placas. “Não desista”, “tá quase chegando” ou “só mais um pouquinho” são algumas das frases do seu Celsão para os viajantes. Mas quem é afinal o seu Celsão?
Ele é dono de uma pousada e restaurante na entrada da praia de Riacho Doce. Uma figura, ele nos recebe na chegada, mostra seu álbum de fotos de todo mundo que ele já recebeu por lá, e fala sobre o menu do restaurante. Celsão já teve problemas de saúde e hoje pensa em vender sua propriedade e mudar para perto de seus irmãos. Mas a energia e o bom humor permaneceram com ele, corra enquanto ele ainda está por lá.
O Riacho
Afinal, fomos até a praia e o visual na chegada é de tirar o fôlego. Caminhando para o lado esquerdo, você chega no riacho que dá nome à praia. Com a redução das chuvas, o riacho diminuiu o volume e já não encontra o mar, mas ainda assim vale a visita. As águas são cristalinas. E novamente, um banho de mar nas águas já quentinhas da última das praias do Espírito Santo é imperdível.
E já que você veio até aqui, dê um pulinho até a Praia da Costa Dourada, já nos domínios da Bahia, também muito bonita.
Confira também:
10 Melhores Praias da Bahia
6 – Praia de Barra Nova, São Mateus
Na Ilha de Guriri, um dos programas imperdíveis é seguir até o extremo sul da ilha. Na foz do rio Mariricu, está um vilarejo e uma praia das mais preservadas e tranquilas do Estado.
Seguimos de carro até Barra Nova. Mais especificamente, paramos na Pousada Aratu, que fica de frente para uma região bem tranquila do rio. Fomos recebidos com cachaça mineira e um delicioso peixe com molho de pitanga, mas é lógico que lá também rola a moqueca capixaba, prato típico do Espírito Santo.
O cenário na beira do rio é relaxante, e quase não dá vontade de sair de lá. Mas seguimos até a foz, justamente onde o rio Mariricu encontra o mar.
O visual é espetacular, com o rio fazendo desenhos e curvas e formando pequenas praias fluviais. De um lado do rio, está Barra Nova, e do outro lado já é possível avistar a praia de Urussuquara, na divisa com o município de Linhares.
7 – Praia de Urussuquara, São Mateus
Apesar de termos visto a praia ali, do outro lado do rio, para chegar de fato na praia de Urussuquara, é preciso encarar um bom trecho de estrada de chão. Como tinha chovido, alguns trechos estavam com bastante água. Mesmo em um carro normal, em nenhum momento rolou perigo de atolamento.
Mesmo assim, é preciso encarar um pouco de aventura para chegar em Urussuquara, no trecho mais movimentado, próximo da foz do rio Ipiranga. Assim como em Barra Nova, o visual compensa principalmente para quem curte banho de rio. São várias piscinas naturais, em uma praia de litoral bastante extenso. Ou seja, mesmo cheia, há espaço para todo mundo.
Mesmo assim, o pessoal local coloca várias placas para ajudar a preservação da natureza. O local é um dos vários pontos de desova de tartarugas no litoral do Espírito Santo. O centro do TAMAR mais próximo fique na praia de Regência, na foz do Rio Doce (aquele mesmo que sofreu com a tragédia da Samarco).
8 – Praia Naturista de Barra Seca, Linhares
Assim como em Urussuquara, o Rio Ipiranga separa os visitantes da praia, só que em Barra Seca, o leito é ainda mais profundo. Tanto que para chegar na Praia de Barra Seca, é preciso pegar um barco. Já cientes disso, chegamos em uma das margens do rio e fomos procurando onde fazer a travessia.
Há algumas placas indicando o local. Conversei com o barqueiro e ele me informou que a travessia custava R$ 5,00 o trecho (R$ 10,00 ida e volta). Aparentemente, eu seria o primeiro a pisar na praia naquele dia. Colocou o barco no rio e me levou até a outra margem do rio. Chegando lá, ele me disse que era só tocar um sino que viria me buscar. Bateu uma sensação de abandono e isolamento, mas segui caminhando uma pequena trilha até a praia.
Na chegada, existe uma placa indicando algumas das regras e do código de ética do naturismo por lá, que restringe atos obscenos, fotografar outros naturistas sem permissão ou apresentar-se vestido.
Como surgiu a praia naturista
Inspirados pela visita a outras praias naturistas, os fundadores de Barra Seca estavam procurarando uma praia no Espírito Santo para a prática. Encontraram em Linhares uma praia que um ex-prefeito tinha lançado como naturista para tentar alavancar o turismo (Trancoso era o modelo). E no fato da praia ser isolada pelo acesso exclusivo de barco, uma possibilidade de manter maior privacidade e liberdade aos seus visitantes. A praia naturista de Barra Seca foi inaugurada em 1994.
Em conversa com o presidente da Associação Naturista de Barra Seca, Gilson faz questão de enfatizar que o naturismo está além do nudismo. “Naturismo era um modo de vida em harmonia com a natureza caracterizado pela prática da nudez em grupo com a intenção de encorajar o auto-respeito, o respeito ao próximo e o cuidado com o meio ambiente.”
9 – Praia da Areia Preta, Balneário de Iriri (Anchieta)
Praia da Areia Preta. O nome decorre de areias monazíticas, que dizem possuir efeitos medicinais. Mas o mar não tem nada de preto, é verde esmeralda.
O balneário de Iriri se destaca entre as praias do Espírito Santo por sua infraestrutura. São mais de 40 hotéis e pousadas, além de excelentes restaurantes.
Durante nossa passagem por lá, o balneário se preparava para a promover a 3ª edição do Paixão Capixaba. É um festival de torta capixaba promovido pela Associação Iriri Vivo. A torta é um prato típico capixaba preparado com bacalhau, camarão, siri, sururu e palmito, servido apenas na Semana Santa. Uma delícia.
Mas lógico, Iriri também é o lugar ideal para provar a moqueca cabixaba. E no balneário também acontecem vários outros festivais. Entre eles estão o Iriri Botecando em março, o Festival de Jazz de Iriri em maio, o Festival de Frutos do Mar e o Iriri Gourmet no mês de outubro, entre outros. Ou seja, o lugar é ideal para curtir praia, mas também para conferir vários eventos culturais e gastronômicos.
Leia mais sobre Iriri, em Anchieta
10 – Praia da Barra do Sahy, Aracruz
Assim que chegamos no distrito de Santa Cruz, em Aracruz, já deu para perceber que um dos fortes da cidade era seus encantos naturais. Fomos acompanhados por dois funcionários da prefeitura, o Luã e o Roberto, para praias como Gramuté (a preferida de Luã e uma das praias mais diferentes que já visitei), a Praia dos Padres e a Barra do Sahy, a mais movimentada da cidade.
Por outro lado, o município também recebeu muito das influências da Aracruz Celulose, uma empresa de importância internacional. Saiba mais sobre a história de Aracruz no site oficial da Cidade.
Nossa visita também incluiu a Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi (um dos destaques da visita é ver os beija-flores) e a visita a uma das 9 aldeias existentes na cidade, a Aldeia Temática de Três Palmeiras, que já foi locação de um filme brasileiro, a produção O Eremita, dirigida por Chay Suede.
Enfim, voltando à praia, um dos lugares que mais me encantou foi um caminho até a areia, cercado por castanheiras. Na praia, é possível encontrar trechos apenas com vegetação de restinga e outros com quiosques e maior infraestrutura à beira-mar. Houve até um ano que o mar ganhou uma coloração esverdeada e Barra do Sahy ganhou o apelido de Caribe Capixaba.
Leia mais: O que fazer em Aracruz ES
Extra: Praia da Costa, Vila Velha
Se uma das maiores atrações turísticas do Espírito Santo é o Convento da Penha, em Vila Velha, também não dá para esquecer a sua praia mais movimentada.
O litoral de Vila Velha, cidade vizinha à capital Vitória, possui 32 km de praias. Destacam-se as Praias da Costa, Praia de Itapoã, Praia de Itaparica e Praia da Barra do Jucu. Em Vila Velha, ficamos hospedados no bem localizado Champagnat Praia Hotel, a apenas 2 quadras da praia.
A caminhada pelo calçadão da Praia da Costa é imperdível. Nos fins de semana, rola uma feirinha e está todo mundo na praia, curtindo até o fim de tarde. O sol não se põe no mar e após um determinado horário, some atrás dos prédios. Mesmo assim, vale dar uma caminhada até a Pedra da Sereia e curtir o pôr do sol de lá.
Fique ligado nos outros posts com maiores informações sobre nosso roteiro de viagem no Espírito Santo.
Leia também: 10 Melhores Praias do Rio de Janeiro
Créditos
O blog Viagens Cine participou do Encontro de Blogueiros Pocando no ES e ainda contou com o apoio logístico da SETUR/ES – Secretaria de Turismo do Espírito Santo. As hospedagens, alimentação e alguns passeios foram cedidos em parceria, mas as opiniões aqui expressas representam nossa livre opinião sobre os lugares visitados. Nossos enormes agradecimentos pelo suporte de todos os parceiros, que viabilizaram essa jornada.
Organização: Capixaba na Estrada, Universo Fox
Guia Oficial: Guia & Turismo
Apoio: Quality Suites Vila Velha, Chácara Feliz Pousada, Hotel Guara Pousada, Go inn Vitória, Ibis, Orquídea Café
Transportadora Oficial: Latam Airlines
Apoio Institucional: Guarapari Convention, Prefeitura de Anchieta, Governo do Estado do Espírito Santo, AHTG
Parceiro: Wis, RDV Confecções, Associação Iririvivo, Café Caramelo, Chocolateria Brasil, Espadarte Hotel, Cervejaria Barba Ruiva, Viagema, Alfa, Restaurante Week, CDC, Hotel Ilha do Boi, Cantina Mattiello
Agradecimento: Pousada Mar e Mata, Claids, Aprendiz de Viajante, Escritório Arte Dayse Resende, Qual é Quadrinhos, Restaurante Atlântica, Pedra Azul Ecotur, Laticínio Lorena, Loja Beleza Capixaba, Bristol Hotels
Blogs convidados: Bagagem de Memórias | Catálogo de Viagens | Mineiros na Estrada | Mochilão Barato | Eu Vou de Mochila | O Melhor Mês do Ano | Tô Pensando em Viajar | Viagens Cine | Viajadas | Viajante Comum
Blogs capixabas: Um Olhar Novo | Caixa de Viagens | Terra Capixaba | Casal Viagem.ES | Viagem Massa | Pelo Mundo com a Manu | A Vida é como um Livro | Blog Destino ES | Guia Capixaba | Tudo é Mara | Aline Approves | Caminha Gente | Guia e Turismo
87 Comentários
Boa tarde!
Parabéns pelo belo trabalho!
Sou capixaba e tenho orgulho de poder desfrutar de perto de todas essas belezas bem como de tantas outras que temos aqui. Para motivar uma segunda expedição acrescente em seu roteiro a praia do Una que fica em Setiba na cidade de Guarapari.
Oi Mauro. Muito obrigado. Com certeza precisamos voltar e vou colocar sua dica na lista. Abraços.
Olá , assistindo seus vídeos gostaria muito de conhecer Itaúnas e riacho doce em dezembro, é possível ir de ônibus ? E conhecer em 2 dias ?
Flavio, boa noite!
Li todo o seu post, obrigado por compartilhar essas maravilhas…
Tenho interesse em sair de São Paulo ao Espírito Santo agora em Dezembro para passar o ano novo irei de carro, consegue me recomendar um desses lugares aonde terei o conforto de ficar em uma praia bonita com uma boa estrutura de quiosque aonde eu consiga aproveitar os dois?
Para mim a melhor praia é a Praia Grande que fica em Fundão. Também conhecida como a praia dos Pomeranos!!!
Obrigado pela contribuição Ana Flávia. Abraços.
as prais de Dunas,Es são limpas e as barracas com aquela água de coco gelada, faz a gente esquecer o tempo, passando o dia inteiro divertindo. Sempre que vou no Es vou em conceição da Barra e em Dunas também
Bom dia!
Eu e minha família vamos para Praia no final de ano. Vamos ficar num hotel em Piúma (ES). Gostaria de saber qual melhor lugar para passar o réveillon.
Eu vou a Piúma-ES desde o ano 2000. Adoramos a cidade e a praia..
ODAIR de SP