10 Melhores Praias do Espírito Santo

Melhores Praias do Espírito Santo

Quais as melhores praias do Espírito Santo? Antes de responder essa pergunta, é preciso dizer que, sim, o litoral do Espírito Santo tem belíssimas praias. E dizer isso é necessário já que é um litoral negligenciado pelos turistas brasileiros.

A exceção está para os turistas mineiros, que fazem do Estado do Espírito Santo a sua praia, e para os próprios capixabas, que pelo que notamos são muito orgulhosos das belezas de sua terra.

Para corrigir essa injustiça em relação ao turismo no Espírito Santo, o blogueiro e jornalista Deivson Santana, do blog Capixaba na Estrada, criou o projeto Pocando no ES, que traz blogueiros e influenciadores de turismo para o Espírito Santo, afim de divulgar as belezas do Estado. E nessa segunda edição do evento, eu tive o privilégio de participar.

O foco dessa segunda edição foram as praias, então logo pensei que seria uma ótima oportunidade de lançar mais um post da série das melhores praias do Brasil, uma das séries de maior sucesso no nosso blog. Mas como o litoral do Espírito Santo é enorme, os 3 dias do encontro Pocando no ES não seriam suficientes.

Para saber mais sobre o Pocando no ES e sobre o roteiro no Espírito Santo, clique aqui

Ampliei minha estadia no Espírito Santo para 7 dias e incluí alguns destinos que já há algum tempo eu queria visitar. O resultado é um roteiro que incluiu boa parte do litoral capixaba. Dessa forma, portanto, foi possível ter uma boa amostragem de como as praias do Espírito Santo são lindas.

Mas vamos ao que interessa: quais são as 10 melhores praias do Espírito Santo que pudemos visitar nesse roteiro de viagem. Confira a seguir e caso tenhamos deixado alguma praia de fora, deixe seu comentário no final dessa matéria, para enriquecer ainda mais essa lista. E quem sabe nos motivar para uma segunda expedição pelo litoral capixaba?

10 Melhores Praias do Espírito Santo

Confira algumas das praias capixabas que visitamos nesse roteiro pelo litoral do Espírito Santo

Melhores Praias do Espírito Santo

 

Confira nosso vídeo completo dessa expedição incrível pelas praias do Espírito Santo.

 

1 – Praia de Itaúnas, Conceição da Barra

Melhores Praias do Espírito Santo: Dunas de Itaúnas
As dunas do Parque Nacional de Itaúnas são um dos lugares mais incríveis entre as praias do Espírito Santo

Mais de 400 quilômetros de extensão. O litoral do Espírito Santo é extenso e chegar até Itaúnas, quase na divisa com a Bahia, não é fácil. São mais de 4 horas de estrada, pela BR 101, uma estrada que ainda não foi duplicada. O trecho final, de Conceição da Barra até Itaúnas é em estrada de terra, porém em boas condições e, mesmo com chuva, não tivemos problemas.

Mas para quem gosta de viajar e desbravar novos destinos, não se importa de encarar essas distâncias. Itaúnas permanece um paraíso a ser descoberto. Uma vila que se destaca pelo festival de forró, que em julho atrai muita gente que fica 24 horas por dia curtindo a música. Para quem prefere as belezas naturais, o espetáculo também está garantido.

Parque Estadual de Itaúnas

O cenário é marcado pelas dunas do Parque Estadual de Itaúnas, que possui uma área de 3.500 hectares formada por diversos ecossistemas, como manguezais, alagados e as praias. Mas o destaque mesmo fica para as dunas, que chegaram a soterrar a vila antiga. Para chegar na praia, aliás, é preciso atravessar as dunas e a restinga de áreas do parque.

Melhores Praias do Espírito Santo: Praia de Itaúnas
Para chegar no mar e na praia, é preciso atravessar as dunas e a restinga do Parque Estadual de Itaúnas

Os moradores de Itaúnas foram obrigados a migrar para a nova vila, dessa vez com o rio Itaúnas separando os territórios. Nós ficamos hospedados bem no centro da vila, na excelente Pousada Pargos.

É possível fazer caminhadas com condutores locais (acesse a página do Grupo de Condutores Ambientais de Itaúnas) para conhecer alguns sítios arqueológicos da vila antiga. Embora a vila antiga esteja soterrada pelas dunas, alguns resquícios ainda são visíveis numa breve caminhada.

Leia mais sobre O que fazer em Itaúnas

2 – Praia das Falésias, Marataízes

Melhores Praias do Espírito Santo: Praia das Falésias
Praias das Falésias, em Marataízes, possui visual cinematográfico

Para quem prefere um destino mais próximo e acessível, mas não menos paradisíaco, a cidade de Marataízes é uma boa pedida. Distante cerca de 2h30 de Vila Velha, no litoral sul, há pelo menos 2 praias imperdíveis para se conferir.

Praia e Lagoa do Siri

A Praia do Siri foi o primeiro destino que visitamos durante o Pocando no ES, acompanhados do excelente guia turístico Marcelo Ribeiro, que também mantém o blog Guia & Turismo.

O lugar reúne aquelas duas coisas que é difícil a gente não gostar: praia e lagoa reunidas. No caso, a Lagoa do Siri acaba atraindo mais atenção e diversas barracas e restaurantes giram em torno dela. Infelizmente, o excesso de pessoas e infraestrutura estragam um pouco do visual paradisíaco do lugar. As condições das águas da lagoa, por conta disso, também podem deixar a desejar. De qualquer forma, quando chegamos, foi difícil controlar a vontade de passar o dia inteiro por lá.

Na Lagoa do Siri, há um letreiro da campanha #amor❤️es. Na campanha, os visitantes são convidados pela SETUR/ES – Secretaria de Turismo do Espírito Santo a registrar suas fotos e postar usando a hashtag. É lógico que eu também tirei a minha.

Melhores Praias do Espírito Santo: Lagoa do Siri em Marataízes
Em Marataízes, a Lagoa do Siri é linda, porém o excesso de pessoas pode incomodar no verão e finais de semana

Praia da Boa Vista (ou Praia das Falésias)

Mas seguimos para outra praia ainda mais reservada e paradisíaca, a Praia das Falésias ou Praia da Boa Vista. O visual é cinematográfico, mas aqui o mar é mais bravo e o banho de mar não é tão aconselhável. Enfim, nem tudo é perfeito, mas é uma praia belíssima, com certeza.

Leia também no blog da Giovana Duarte, o Guia Capixaba, que também participou do Pocando no ES.

Saiba mais: O que fazer em Marataízes – Lagoa do Siri e Praia da Falésias

3 – Praia dos Padres, Guarapari

Ainda com o pessoal do Pocando no ES, um dos destinos incluídos no roteiro era Guarapari. A cidade está localizada no caminho da Rodovia do Sol, estrada que percorre boa parte do litoral capixaba. Guarapari tem 52 praias, as mais concorridas do Espírito Santo. Todo mundo diz que no verão, o lugar fica praticamente intransitável e praias como a Praia do Morro e a Praia da Bacutia bombam, ou pocam, uma expressão capixaba que quer dizer que algo estoura ou arrebenta (no bom sentido, é lógico).

Para explorar melhor a cidade, ficamos hospedados na Pousada Orquídea Café. Rolou até um delicioso happy hour na nossa chegada.

No dia seguinte, partimos para explorar algumas das 52 praias. Mesmo com tantas praias, é possível encontrar recantos absolutamente privilegiados.  É o caso da Praia dos Padres, numa região chamada de Enseada Azul. Para chegar na praia, é preciso descer uma escadaria, que encanta pelo visual. Cercada de uma vegetação verdejante e alguns coqueiros, eu desci os degraus hesitante, sem saber se prosseguia ou permanecia admirando o visual.

Melhores Praias do Espírito Santo: Praia dos Padres em Guarapari
Guarapari tem 52 praias: não é fácil escolher a sua preferida, mas a Praia dos Padres tem vários encantos

Mas enfim, chegar na praia também é recompensador. Assim como a Praia de Dois Rios, em Ilha Grande, a Praia dos Padres possui diversas sombras de castanheiras, que formam um ambiente perfeito para sentar e observar o mar tranquilo.

Acompanhados pelo João Olavo do blog Destinões, seguimos uma trilha pelo lado direito da praia, através das pedras. O caminho garante alguns mirantes naturais e o acesso a uma outra prainha, pequena e dentro de um condomínio particular.

Melhores Praias do Espírito Santo: Praia dos Padres em Guarapari
Praia dos Padres em Guarapari: uma trilha pelas pedras leva até uma pequena e privativa praia

Quer saber mais de Guarapari? Conheça as Três Praias e outros roteiros no Capixaba na Estrada

4 – Praia do Bosque, Ilha de Guriri

E já que estamos falando de praias com sombra e água fresca, vale muito a pena seguir para o litoral norte do Estado. Fui acompanhado pelo Márcio, motorista da SETUR/ES, que foi um grande companheiro nessa expedição.

Menos explorado turisticamente do que o sul, as praias do litoral norte do Espírito Santo agradam justamente os turistas que buscam lugares mais tranquilos e com a natureza preservada.

Na Praia do Bosque, no município de São Mateus, a chegada é por entre várias árvores que garantem uma boa quantidade de sombras aos visitantes. Na sombra, o pessoal estaciona os carros e pode fazer um lanche em alguns poucos quiosques locais. Nos fins de semana, os churrascos entre família também são comuns.

Para quem não quer ficar perto do movimento, a praia é bastante extensa e fica em lugar mais isolado da Ilha de Guriri.

Melhores Praias do Espírito Santo: Praia do Bosque na Ilha de Guriri
Cercada de árvores, a Praia do Bosque fica na Ilha de Guriri, trecho do litoral capixaba onde a água do mar fica mais quente

A Ilha de Guriri

Guriri é uma ilha bem preservada na região turística do Verde e das Águas. Todas as praias possuem uma área de proteção natural para a vegetação de restinga. Até mesmo a praia mais central, dominada pelos surfistas, possui um visual selvagem e natural.

Mesmo assim, Guriri tem um calendário de eventos que movimenta a cidade. O calendário inclui o Festival de Moqueca Capixaba em abril, o Festival Gastrônomico Guriri Sabor e o Guriri Jazz e Blues Festival, ambos em novembro. Durante esses eventos e no verão, Guriri vira um dos destinos mais balados do Espírito Santo.

Por aqui, é onde o mar do Espírito Santo fica mais quentinho. Boa parte das praias cabixabas possui o mar mais gelado, mas é a partir de Guriri que rolam praias de águas mornas, que na região Nordeste já são bem comuns.

Leia mais sobre a Ilha de Guriri

5 – Praia de Riacho Doce, Conceição da Barra

Melhores Praias do Espírito Santo: Praia de Riacho Doce, na divisa com a Bahia
Extremo litoral norte do Espírito Santo, a deserta praia de Riacho Doce fica na divisa com a Bahia

E já que estamos falando de Nordeste e mar quentinho, a última das praias do Espírito Santo é Riacho Doce, na divisa com a Bahia. Para chegar lá, o acesso é via Itaúnas, de carro ou de bicicleta. A estrada é de terra e no caminho você passa por várias florestas de eucaliptos, características da região por conta das indústrias de celulose.

No caminho, pregado em algumas dessas árvores, o seu Celsão colocou algumas placas. “Não desista”, “tá quase chegando” ou “só mais um pouquinho” são algumas das frases do seu Celsão para os viajantes. Mas quem é afinal o seu Celsão?

Ele é dono de uma pousada e restaurante na entrada da praia de Riacho Doce. Uma figura, ele nos recebe na chegada, mostra seu álbum de fotos de todo mundo que ele já recebeu por lá, e fala sobre o menu do restaurante. Celsão já teve problemas de saúde e hoje pensa em vender sua propriedade e mudar para perto de seus irmãos. Mas a energia e o bom humor permaneceram com ele, corra enquanto ele ainda está por lá.

O Riacho

Afinal, fomos até a praia e o visual na chegada é de tirar o fôlego. Caminhando para o lado esquerdo, você chega no riacho que dá nome à praia. Com a redução das chuvas, o riacho diminuiu o volume e já não encontra o mar, mas ainda assim vale a visita. As águas são cristalinas. E novamente, um banho de mar nas águas já quentinhas da última das praias do Espírito Santo é imperdível.

E já que você veio até aqui, dê um pulinho até a Praia da Costa Dourada, já nos domínios da Bahia, também muito bonita.

6 – Praia de Barra Nova, São Mateus

Melhores Praias do Espírito Santo: Praia de Barra Nova, São Mateus
Na foz do rio Mariricu, a praia de Barra Nova fica no extremo sul da ilha de Guriri, em São Mateus

Na Ilha de Guriri, um dos programas imperdíveis é seguir até o extremo sul da ilha. Na foz do rio Mariricu, está um vilarejo e uma praia das mais preservadas e tranquilas do Estado.

Em companhia dos amigos de Guriri que nos acompanharam na ilha, Fabrício e Lion, seguimos de carro até Barra Nova. Mais especificamente, paramos na Pousada Aratu, que fica de frente para uma região bem tranquila do rio. Fomos recebidos com cachaça mineira e um delicioso peixe com molho de pitanga, mas é lógico que lá também rola a moqueca capixaba, prato típico do Espírito Santo.

O cenário na beira do rio é relaxante, e quase não dá vontade de sair de lá. Mas seguimos até a foz, justamente onde o rio Mariricu encontra o mar. O visual é espetacular, com o rio fazendo desenhos e curvas e formando pequenas praias fluviais. De um lado do rio, está Barra Nova, e do outro lado já é possível avistar a praia de Urussuquara, na divisa com o município de Linhares.

7 – Praia de Urussuquara, São Mateus

Melhores Praias do Espírito Santo: Praia de Urussuquara
A principal atração da praia de Urussuquara, em Linhares, é o banho na foz do rio Ipiranga

Apesar de termos visto a praia ali, do outro lado do rio, para chegar de fato na praia de Urussuquara, é preciso encarar um bom trecho de estrada de chão. Como tinha chovido, alguns trechos estavam com bastante água. Mesmo em um carro normal, em nenhum momento rolou perigo de atolamento.

Mesmo assim, é preciso encarar um pouco de aventura para chegar em Urussuquara, no trecho mais movimentado, próximo da foz do rio Ipiranga. Assim como em Barra Nova, o visual compensa principalmente para quem curte banho de rio. São várias piscinas naturais, em uma praia de litoral bastante extenso. Ou seja, mesmo cheia, há espaço para todo mundo.

Mesmo assim, o pessoal local coloca várias placas para ajudar a preservação da natureza. O local é um dos vários pontos de desova de tartarugas no litoral do Espírito Santo. O centro do TAMAR mais próximo fique na praia de Regência, na foz do Rio Doce (aquele mesmo que sofreu com a tragédia da Samarco).

8 – Praia Naturista de Barra Seca, Linhares

Assim como em Urussuquara, o Rio Ipiranga separa os visitantes da praia, só que em Barra Seca, o leito é ainda mais profundo. Tanto que para chegar na Praia de Barra Seca, é preciso pegar um barco. Já cientes disso, chegamos em uma das margens do rio e fomos procurando onde fazer a travessia.

Há algumas placas indicando o local. Conversei com o barqueiro e ele me informou que a travessia custava R$ 5,00 o trecho (R$ 10,00 ida e volta). Aparentemente, eu seria o primeiro a pisar na praia naquele dia. Colocou o barco no rio e me levou até a outra margem do rio. Chegando lá, ele me disse que era só tocar um sino que viria me buscar. Bateu uma sensação de abandono e isolamento, mas segui caminhando uma pequena trilha até a praia.

Melhores Praias do Espírito Santo: Praia Naturista de Barra Seca
Para entrar na praia de naturismo de Barra Seca, é preciso tirar as roupas: praia foi inaugurada como naturista em 1994

Na chegada, existe uma placa indicando algumas das regras e do código de ética do naturismo por lá, que restringe atos obscenos, fotografar outros naturistas sem permissão ou apresentar-se vestido.

Como surgiu a praia naturista

Inspirados pela visita a outras praias naturistas, os fundadores de Barra Seca estavam procurarando uma praia no Espírito Santo para a prática. Encontraram em Linhares uma praia que um ex-prefeito tinha lançado como naturista para tentar alavancar o turismo (Trancoso era o modelo). E no fato da praia ser isolada pelo acesso exclusivo de barco, uma possibilidade de manter maior privacidade e liberdade aos seus visitantes. A praia naturista de Barra Seca foi inaugurada em 1994.

Em conversa com o presidente da Associação Naturista de Barra Seca, Gilson faz questão de enfatizar que o naturismo está além do nudismo. “Naturismo era um modo de vida em harmonia com a natureza caracterizado pela prática da nudez em grupo com a intenção de encorajar o auto-respeito, o respeito ao próximo e o cuidado com o meio ambiente.”

9 – Praia da Areia Preta, Balneário de Iriri (Anchieta)

Melhores Praias do Espírito Santo: Praia da Areia Preta, Iriri
O mar verde esmeralda de boa parte das praias do Espírito Santo impressiona: o balneário de Iriri é um dos destaques

Praia da Areia Preta. O nome decorre de areias monazíticas, que dizem possuir efeitos medicinais. Mas o mar não tem nada de preto, é verde esmeralda.

O balneário de Iriri se destaca entre as praias do Espírito Santo por sua infraestrutura. São mais de 40 hotéis e pousadas, além de excelentes restaurantes. Durante nossa passagem por lá, o balneário se preparava para a promover a 3ª edição do Paixão Capixaba. É um festival de torta capixaba promovido pela Associação Iriri Vivo. A torta é um prato típico capixaba preparado com bacalhau, camarão, siri, sururu e palmito, servido apenas na Semana Santa. Uma delícia.

Mas lógico, Iriri também é o lugar ideal para provar a moqueca cabixaba. E no balneário também acontecem vários outros festivais. Entre eles estão o Iriri Botecando em março, o Festival de Jazz de Iriri em maio, o Festival de Frutos do Mar e o Iriri Gourmet no mês de outubro, entre outros. Ou seja, o lugar é ideal para curtir praia, mas também para conferir vários eventos culturais e gastronômicos.

Leia mais sobre Iriri, em Anchieta

10 – Praia da Barra do Sahy, Aracruz

Melhores Praias do Espírito Santo: Praia da Barra do Sahy em Aracruz
A natureza explode em cores e belezas na Praia da Barra do Sahy em Aracruz, uma das mais belas praias do Espírito Santo

Assim que chegamos no distrito de Santa Cruz, em Aracruz, já deu para perceber que um dos fortes da cidade era seus encantos naturais. Fomos acompanhados por dois funcionários da prefeitura, o Luã e o Roberto, para praias como Gramuté (a preferida de Luã e uma das praias mais diferentes que já visitei), a Praia dos Padres e a Barra do Sahy, a mais movimentada da cidade.

Por outro lado, o município também recebeu muito das influências da Aracruz Celulose, uma empresa de importância internacional.  Saiba mais sobre a história de Aracruz no site oficial da Cidade. Nossa visita também incluiu a Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi (um dos destaques da visita é ver os beija-flores) e a visita a uma das 9 aldeias existentes na cidade, a Aldeia Temática de Três Palmeiras, que já foi locação de um filme brasileiro, a produção O Eremita, dirigida por Chay Suede.

Enfim, voltando à praia, um dos lugares que mais me encantou foi um caminho até a areia, cercado por castanheiras. Na praia, é possível encontrar trechos apenas com vegetação de restinga e outros com quiosques e maior infraestrutura à beira-mar. Houve até um ano que o mar ganhou uma coloração esverdeada e Barra do Sahy ganhou o apelido de Caribe Capixaba.

Leia mais: O que fazer em Aracruz ES

Extra: Praia da Costa, Vila Velha

Se uma das maiores atrações turísticas do Espírito Santo é o Convento da Penha, em Vila Velha, também não dá para esquecer a sua praia mais movimentada.

Melhores Praias do Espírito Santo: Praia da Costa em Vila Velha
Entre os 32 km das praias de Vila Velha, a Praia da Costa é mais movimentada

O litoral de Vila Velha, cidade vizinha à capital Vitória, possui 32 km de praias. Destacam-se as Praias da Costa, Praia de Itapoã, Praia de Itaparica e Praia da Barra do Jucu. Em Vila Velha, ficamos hospedados no bem localizado Champagnat Praia Hotel, a apenas 2 quadras da praia.

A caminhada pelo calçadão da Praia da Costa é imperdível. Nos fins de semana, rola uma feirinha e está todo mundo na praia, curtindo até o fim de tarde. O sol não se põe no mar e após um determinado horário, some atrás dos prédios. Mesmo assim, vale dar uma caminhada até a Pedra da Sereia e curtir o pôr do sol de lá.

Fique ligado nos outros posts com maiores informações sobre nosso roteiro de viagem no Espírito Santo.

Créditos

O blog Viagens Cine participou do Encontro de Blogueiros Pocando no ES e ainda contou com o apoio logístico da SETUR/ES – Secretaria de Turismo do Espírito Santo. As hospedagens, alimentação e alguns passeios foram cedidos em parceria, mas as opiniões aqui expressas representam nossa livre opinião sobre os lugares visitados. Nossos enormes agradecimentos pelo suporte de todos os parceiros, que viabilizaram essa jornada.

Organização: Capixaba na Estrada, Universo Fox
Guia Oficial: Guia & Turismo
Apoio: Quality Suites Vila Velha, Chácara Feliz Pousada, Hotel Guara Pousada, Go inn Vitória, Ibis, Orquídea Café
Transportadora Oficial: Latam Airlines
Apoio Institucional: Guarapari Convention, Prefeitura de Anchieta, Governo do Estado do Espírito Santo, AHTG
Parceiro: Wis, RDV Confecções, Associaçã Iririvivo, Café Caramelo, Chocolateria Brasil, Espadarte Hotel, Cervejaria Barba Ruiva, Viagema, Alfa, Restaurante Week, CDC, Hotel Ilha do Boi, Cantina Mattiello
Agradecimento: Pousada Mar e Mata, Claids, Aprendiz de Viajantes, Escritório Arte Dayse Resende, Qual é Quadrinhos, Restaurante Atlântica, Pedra Azul Ecotur, Laticínio Lorena, Loja Beleza Capixaba, Bristol Hotels

Blogs convidados: Bagagem de Memórias  | Catálogo de Viagens | Mineiros na Estrada | Mochilão Barato | Eu Vou de Mochila | O Melhor Mês do Ano | Tô Pensando em ViajarViagens Cine | Viajadas | Viajante Comum

Blogs capixabas: Um Olhar Novo | Caixa de Viagens | Terra Capixaba | Casal Viagem.ES | Viagem Massa | Pelo Mundo com a Manu | A Vida é como um Livro | Blog Destino ES | Guia CapixabaTudo é Mara | Aline Approves | Caminha Gente | Guia e Turismo


share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

45 comentários

  1. boa noite
    muito bom seu video adorei ,pode fazer um video sobre anchieta em vitoria-es suas praias e bairros e quais municipios sao perto .
    muito obrigada

  2. Moro em São Paulo, ano passado fui
    passei um final de semana na praia da costa, realmente e um lugar muito legal.

    1. Opa, adorei a dica João. Sexta-feira que era o dia que eu tinha reservado para conhecer a Ilha do Frade, choveu praticamente o dia inteiro, uma pena. Parece linda a praia mesmo. Fica a dica e seu post como referência, obrigadão.

  3. Muito show sua matéria, sou de MG e escolhi a Barra do Sahy como meu recanto, não pensei duas vezes em mudar de BH quando recebi uma proposta de emprego. Já se passaram 20 anos e aqui estou a cada dia que amanhece realmente é um explosão de cores. No verão sempre recebo visita de amigos e parentes de diversas localidades do Brasil, muitos ficam de boca aberta com a beleza naturais que temos aqui. Uma pena que o turismo é pouco explorado, mas em contra partida tem-se a vantagem de se manter no anonimato, pois fica mais preservado, nada contra o turismo, o problema são os políticos que não sabem planejar o turismo sustentável que mantenha a preservação. Creio que não fez o passeio de escuna no rio piraqueaçu em santa cruz,…. muito show no bar flutuante no meio do rio. Tenho diversidades de fotos adoro amanhecer e sai registrando a magia de nossas praias, no outono as fotos são perfeitas, Volte mais pra conhecer mais ainda. Em breve inicia-se a temporada das baleias jubarte rumo a abrolhos BA, como trabalho em navegação sempre tenho a oportunidade de vê-las com sua exuberância
    abraço
    rumo ao a

  4. Viajei de volta ao Espírito Santo lendo seu post! Parabéns, ficou ótimo!
    Realmente o ES merece ser mais visitado, até por ser um destino barato em comparação aos balneários mais badalados da região sudeste.
    As praias do sul me encantaram e eu fiquei babando pelas do norte. Preciso voltar urgentemente ao Espírito Santo!
    Grande abraço!

  5. Adorei esse breve resumo do litoral Capixaba. Parabéns pela maneira clara que apresentou as praias de norte a sul!

  6. Nossa, parabéns pelos textos! Realmente o Espírito Santo é belíssimo, mas pouco divulgado no pais. Como jornalista, hoteleira (Pousada Praia do Morro), e integrante da AHTG, que juntos recepcionamos os blogueiros do Pocando no ES, em Guarapari, na linda pousada Orquídea Café, só tenho a agradecer ao Fábio, o belo trabalho de divulgação desse lindo Estado do Espírito Santo.

  7. não são negligenciadas pelos turistas brasileiros.. recebem o público correspondente ao investimento (mal) feito pelos incompententes que cuidam do tema turismo no estado do ES há muitos anos.. parabéns pela ótima matéria!

  8. Muito bom conhecer as praias do ES! Realmente, pouco exploradas pelos sites de informações turísticas e agências. Lugares lindos e que valem sim a pena! Obrigada, meninos!

Deixe um comentário