Uma Família de Dois: Filme traz Omar Sy como um pai por acidente

Uma Família de Dois - Paris Filmes

O filme francês “Uma Família de Dois” entra em cartaz nos cinemas com uma trama encantadora. É daqueles filmes pra cima, que a gente assiste com um sorriso nos lábios. OK, no final a emoção domina a cena e lágrimas provavelmente vão surgir.

O cinema francês hoje se divide entre um cinema mais autoral e outro com mais cara de Hollywood. “Uma Família de Dois” está na segunda categoria, uma boa notícia para quem está procurando uma ótima comédia.

Mas o maior trunfo do filme é a interpretação de Omar Sy, que ficou famoso pelo filme “Intocáveis” (2011).

Uma Família de Dois: Filme traz Omar Sy como um pai por acidente

Produção francesa traz locações na Riviera Francesa e em Londres

Uma Família de Dois: filme francês entra em cartaz nos cinemas

Para quem não lembra, em “Intocáveis”, Sy interpretava um imigrante africano que ganhava emprego como cuidador de um milionário tetraplégico. Uma curiosidade é que o filme de 2011 vai ganhar uma refilmagem norte-americana, com previsão de estréia para 2018.

E falando em refilmagens, “Uma Família de Dois” é também uma refilmagem, do filme mexicano “Não Aceitamos Devoluções” (2014). Não vi o original, mas dizem que a refilmagem ficou bem melhor.

A produção de 2016, dirigida por Hugo Gélin, tem um charme irresistível. Tanto pela presença sempre carismática de Omar Sy, mas também na adorável participação de Gloria Colston, como a filha do protagonista. 

Na história, Samuel (Omar Sy) é um festeiro e mulherengo convicto dividido entre o trabalho em um hotel e as mulheres que conhece em um destino turístico na Riviera Francesa. Em uma de suas lembranças de infância, ele e o pai caminhavam pelas calanques do sul da França, destino que já visitamos por lá.

Uma Família de Dois: filme francês entra em cartaz nos cinemas
Samuel (Omar Sy) ganha uma fillha de surpresa em seu lugar de trabalho, na Riviera Francesa

Saiba mais sobre as calanques no sul da França

Uma de suas aventuras amorosas passadas aparece com um bebê nas mãos e abandona a filha com ele. Desesperado, ele tenta reencontrar a mãe e parte para Londres atrás dela.

Entre risos e lágrimas

Não espere muita verossimilhança nessa parte inicial do filme. Diverte-se mais quem embarca no ritmo de comédia e no humor de Sy.

Em sua chegada em Londres, ele se atrapalha muito e conhece um agente de dublês, Bernie (Antoine Bertrand). Bernie é gay e acha que todos os homens tem um potencial para a homossexualidade, ganhando alguns dos momentos mais engraçados da película.

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

Uma Família de Dois: filme francês entra em cartaz nos cinemas
No Tube de Londres, Samuel conhece Bernie, que garante alguns momentos bem divertidos

O filme tem o mesmo caráter lúdico de seu protagonista, que entra para a indústria do cinema como dublê. Ele começa a criar a filha Gloria sem muita responsabilidade, mas com dias repletos de diversão. O apartamento deles em Londres é um imenso playground.

Mas toda essa aparente “irresponsabilidade” tem uma explicação, que saberemos depois.

Uma Família de Dois: filme francês entra em cartaz nos cinemas
Samuel e Gloria vivem os dias cheio de alegria e “irresponsabilidade”

O retorno da mãe

Para driblar a ausência de Kristin (Clémence Poésy, da série Harry Potter), mãe de Gloria, Samuel escreve e-mails falsos. Ele simula que a mãe é uma espiã e viaja o mundo.

A menina cria um mural no quarto com as fotos (montagens toscas de Samuel) da mãe pelo mundo.

Mas preparem os lencinhos, pois na segunda metade do filme, com a volta de Kristin, a emoção toma lugar do humor.

Uma Família de Dois: filme francês entra em cartaz nos cinemas
A volta de Kristin, mãe de Gloria, traz uma nova dinâmica para a família de Samuel

Seja pelo humor ou pelo drama, “Uma Família de Dois” é um filme delicioso, com ótimas interpretações do elenco e uma bela história. Um merecido sucesso de bilheteria na França e esperamos, também no Brasil.

FICHA TÉCNICA

Direção: Hugo Gélin
Distribuição: Paris Filmes
Roteiro: Guillermo Rios, Eugenio Derbez, Leticia Lopez Margalli
Elenco: Omar Sy, Clémence Poésy, Antoine Bertrand, Gloria Colston, Ashley Walters
Gênero: Comédia dramática
O melhor: Omar Sy segura o filme com todo o seu carisma e constrói personagem que vai do riso às lágrimas com facilidade
O pior: A trama não é muito original e é possível prever boa parte das situações, mas mesmo assim ainda revela algumas surpresas
Ano: 2016
País: França
Avaliação: ★★★

 

SIGA A GENTE NO INSTAGRAM

Tags:
share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.