Lagunas Escondidas de Baltinache: Tour no Deserto do Atacama

Lagunas Escondidas de Baltinache - Deserto do Atacama

Se é deserto, tem lagoa? Seria uma miragem? As Lagunas Escondidas de Baltinache são algumas das lagoas que quebram a aridez que poderia se imaginar no Deserto do Atacama.

Enquanto a maior parte das agências de turismo oferece esse tour em meio período, a FlaviaBia Expediciones, nossa parceira nessa viagem, trabalha com o tour full day.

Além de conhecer alguns lugares que os outros passeios não conhecem, nós chegamos nas Lagunas Escondidas enquanto elas ainda estão vazias.

Perfeito para entrar nas lagoas com cor azul turquesa, onde a concentração de sal impede que o corpo afunde. Mas será que o frio permite?

Lagunas Escondidas de Baltinache: Tour Imperdível no Atacama

Conheça as lagoas do Deserto do Atacama em que a alta concentração de sal impede que as pessoas afundem

Uma das coisas que eu estava disposto a fazer no Deserto do Atacama, não importa o quão gelada a água estivesse, era entrar e flutuar numa lagoa. Nessas lagoas, não dá para afundar por conta da alta concentração de sal. Para quem não sabe nadar, um sonho né?

Entre a Laguna Cejar ou Lagunas Escondidas de Baltinache, que são duas opções em que essa experiência é possível, preferimos as Lagunas Escondidas. Já tinha visto algumas fotos no blog da Thaís Towersey, o Guia Mundo Afora, e fiquei encantado.

Assista o vídeo no YouTube para ver como funciona esse passeio.

Tomamos coragem e entramos na água de umas das Lagunas Escondidas, sem pensar muito. Foi na pressa mesmo, o guia nos apressando e o resto do grupo do nosso tour estava esperando a gente para almoçar.

Fomos entrando e quando vejo, estou muito fundo e fico afobado, pois não sei nadar. Nado de volta para a parte mais rasa da lagoa.

Mas afinal, não era nessa lagoa que não dava para afundar? Pois é, tinha esquecido disso. Volto para o meio da lagoa, para qualquer lugar bem fundo, e continuo lá, boiando bem na superfície das águas. É verdade, não tem mesmo como afundar nas Lagunas Escondidas de Baltinache e eu já fiquei apaixonado por esse lugar.

Um tour de dia inteiro até as Lagunas Escondidas

Mas o tour da FlaviaBia Expediciones tem outras paradas bem legais.

Como o tour das Lagunas Escondidas dura o dia inteiro (com as outras operadoras, o tour é de meio período), além das lagoas, também fizemos uma caminhada por algumas paisagens incríveis.

O lugar é provisoriamente chamado de Vallecito. É que essa é uma atração ainda nova e pouco explorada do Deserto do Atacama. A FlaviaBia tem, por enquanto, exclusividade para conhecer esse lugar.

Vallecito

Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
Cercado por 3 cordilheiras, a paisagem do Vallecito é impressionante

No Vallecito, estamos cercados por 3 cordilheiras: a Cordilheira dos Andes, a Cordilheira Domeyko e Cordilheira de Sal.

Subir e descer algumas pequenas trilhas garante belíssimos visuais para toda a região. Esse passeio é feito em altitude baixa, portanto, as caminhadas foram bem tranquilas, ideal para fazer nos primeiros dias no Deserto do Atacama. Inclusive no nosso grupo havia uma senhora de idade que conseguiu nos acompanhar durante todo o trajeto.

Aliás, vale dizer que os grupos da FlaviaBia Expediciones são pequenos (no nosso tour eram 8 pessoas) e formados somente por brasileiros. Turma legal viu, só gente boa.

Nosso guia Genaro conhecia bem a região que nos apresentava. E o Genaro além de guia, arrasa nas fotos.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama

Um ônibus quebrado no meio do deserto

O grande atrativo dessa parte inicial de nosso dia, é um ônibus quebrado, que fica no meio do deserto.

O cenário é cinematográfico e é impossível não lembrar do filme “Na Natureza Selvagem” (Into the Wild, 2007). Já o Cleber lembrou mesmo do filme Priscilla, a Rainha do Deserto (The Adventures of Priscila, Queen of the Desert, 1994 – se você não existiu, é a história de um grupo de drag queens que viaja num ônibus pelo deserto da Austrália).

É por ali que o pessoal da FlaviaBia Expediciones monta a estrutura para o café da manhã.

Como todos os passeios da Flavia, é tudo bem caprichado e a mesa estava uma delícia. Enquanto nosso guia nos acompanhava pelo trekking, o motorista já tinha preparado a mesa. Uma ótima maneira de começar o dia.

Entre um pão de chocolate da deliciosa Franchuteria (padaria famosa em São Pedro do Atacama), uma baguete ou um chocolate quente, subir no ônibus abandonado e tirar algumas fotos é imperdível.

Dá para entrar no ônibus ou subir nele. É preciso um pouco de cuidado, já que o ônibus está meio enferrujado. Mas as fotos ficam incríveis.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
Nas referências cinematográficas do ônibus no deserto, eu fui de “Na Natureza Selvagem”
Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
E o Cleber foi inspirado pelo filme “Priscila, a Rainha do Deserto”

Após essa parada, retornamos para a nossa van. Apesar de muito bonito, essa caminhada inicial nos tomou bastante tempo e saímos de lá atrasados para as Lagunas Escondidas. A ideia é chegar nelas antes dos outros grupos.

Caminhando pelas 7 Lagunas Escondidas

Descemos da van para nossa caminhada pelas sete Lagunas Escondidas de Baltinache.

A entrada custa CLP 5.000,00 (mas aparentemente esses valores mudam muito, então vá preparado para até CLP 10.000,00, em pesos chilenos, somente dinheiro).

Genaro nos acompanhou por essa caminhada com várias explicações. A área para caminhar é demarcada e é importante não ultrapassar. O cenário é lindo e empolga, mas a região é bem delicada.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
Nas Lagunas Escondidas, é muito importante respeitar o caminho marcado

As lagoas possuem uma coloração incrível, azul turquesa ora esverdeado, e também uma característica: a alta concentração de sal impede que o corpo afunde. Essas lagoas possuem cerca de oito vezes mais sal do que no mar.

Mas para testar se rola mesmo flutuação, é preciso entrar na água, certo?

Flutuando nas Lagunas Escondidas

São apenas 2 lagoas em que o banho é possível: a primeira e a última. São lagoas artificiais, decorrentes da extração de lítio na região, mas igualmente lindas.

As lagoas naturais são decorrentes de um salar. Nessas o banho não é permitido.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
A cor e a transparência das lagoas impressiona
Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
Já que não pode mergulhar em algumas lagoas, a gente pula mesmo assim

Mas e afinal, vai rolar banho flutuante ou não? Ao final da nossa caminhada pelas lagoas, nosso guia Genaro recomendou o banho apenas na primeira lagoa.

A recomendação dele é que quem tomasse o banho na última, iria ter que voltar todo o percurso molhado e com água salgada. A dica do Genaro parecia boa, mas quando chegamos na última lagoa e vimos o outro grupo tirando as fotos com os roupões da FlaviaBia, confesso que bateu uma invejinha.

A última lagoa era lindíssima e tiramos muitas fotos, mas ainda sem entrar na água. Apesar da temperatura fora da água estar tranquila (deu até para tirar fotos de sunga), dentro da água estava muito gelado. Lembrando que nossa viagem aconteceu em setembro, finalzinho do inverno por lá.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
A última lagoa foi uma das mais bonitas do percurso: aqui o banho é permitido

Hora de almoçar

Corremos de volta para alcançar o grupo e quando chegamos, estavam todos nos esperando para almoçar. Poxa, mas a gente ainda precisava flutuar na lagoa.

Apesar do pessoal falar que a água estava muito gelada, a gente entrou. E estava gelada mesmo, quase congelante. Mas a experiência de entrar na lagoa e flutuar, é inesquecível. E como contamos no início, houve um momento em que eu quase me esqueci que não dava para afundar.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
Enfim, flutuando em uma das lagoas de sal do Atacama

Genaro tirou algumas fotos para gente e logo saímos da lagoa, para o pessoal não nos esperar muito para o almoço.

Na saída da lagoa, os roupões da FlaviaBia são um carinho incrível e ajudam a esquentar depois do banho gelado.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
Depois do banho, os roupões da FlaviaBia e uma taça de espumante são para lá de bem-vindos

É com os roupões mesmo que a gente sentou na caprichada mesa do almoço, com vinho e espumante. Um brinde para a aniversariante do nosso grupo (que ganhou um mimo) e começamos a comer.

O almoço estava delicioso. É tudo muito bem servido e pode repetir. Todos os almoços servidos nos tours da FlaviaBia incluem uma salada, o prato principal e uma sobremesa, além das bebidas.

Estrutura das Lagunas Escondidas

Após o almoço, é importante tomar um banho de água doce, já que a água extremamente salgada pode causar irritação ou alergia. Uma moça ficou com a pele bem irritada.

O complexo das Lagunas Escondidas oferece uma estrutura legal de banheiros e chuveiros reservados, onde dá para tirar o sal do corpo e trocar de roupa. As águas são bem geladas, mas enfim, o negócio é criar coragem e se jogar debaixo do chuveiro para tirar o excesso de sal no corpo.

E pronto, estávamos todos prontos para retornar para San Pedro do Atacama. Retorno com a sensação de missão cumprida e OK para mais uma experiência de viagem: flutuar numa lagoa de sal no Deserto do Atacama: feito!

Dicas

  • Leve roupa de banho e chinelos, são importantes tanto para entrar nas lagoas como para a hora que você sair delas
  • Toalhas não são necessárias, já que a FlaviaBia fornece os roupões, mas podem ajudar, ande sempre com uma pequena na mochila
  • Não fez muito frio, mas é sempre bom levar uma jaqueta corta-vento. No inverno, vá preparado.
  • Leve protetor solar e pelo menos 1 litro de água por pessoa. Bonés ou chapéus também são bem-vindos.
  • Como o tour também envolve um parte de caminhadas, vá com tênis confortáveis.

Salve no Pinterest para consultar depois

Lagunas Escondidas de Baltinache - Deserto do Atacama   Lagunas Escondidas de Baltinache - Deserto do Atacama


FICHA TÉCNICA:

Tour: Lagunas Escondidas de Baltinache
Direção: Deserto do Atacama, Chile
Produção: FlaviaBia Expediciones
Preço: CLP 90.000,00 por pessoa, inclui café da manhã e almoço + entrada CLP 5.000,00 a CLP 8.000,00 (os preços de entrada nas Lagunas variam, sem muito critério) – referência set/2017
Duração: 8h às 16h, a equipe busca todos os passageiros no hotel
Fotografia: Fabio Pastorello
O melhor: As Lagunas Escondidas são lindas, impossível não ficar encantado com a beleza de cada uma delas
O pior: A água bem gelada das lagoas, infelizmente não dá para ficar muito tempo
Ano: 2017
País: Brasil
Avaliação: ★★★★★

Confira nosso roteiro de 7 dias no
Deserto do Atacama

Leia também: Chile – Dicas Essenciais de Viagem

Nota: A FlaviaBia Expediciones foi nossa parceira nessa viagem ao Deserto do Atacama. Mesmo os passeios sendo uma cortesia, nossas opiniões são sinceras e só compartilhamos experiências verdadeiras.

Deserto do Atacama - Roteiro de 7 Dias no Chile

Leia mais:

Tags:
share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

14 comentários

  1. Este tour é muito bonito! Fiquei impressionado com as paisagem do Vallecito. A foto do autocarro no meio do deserto está top! Depois nada melhor que um mergulho nessas aguas limpidas para relaxar. Adorei!

  2. A-DO-REI essas lagunas. Eu só conheci a Cejar, e foi legal demais. Adorei a Priscila, rainha do deserto kkkk. E o roupão na saída da lagoa? que luxo!!!

  3. Simplesmente apaixonante o Atacama! Não sabia que se flutuava nas lagos. Cada vez fico mais inspirada a fazer uma viagem para esse lugar. Já anotei a dica do tour. É sempre bom ter a referência de quem já foi!

  4. Muito bom saber um pouco mais sobre o passeio e o lugar. Já tinha visto algumas fotos, mas cada vez me impressiono mais com tanta beleza, com tanto azul. Que coisa mais linda!!! PS: Amei a inspiração “Priscila, a Rainha do Deserto”! =)

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.