Close Menu
Viagens Cinematográficas
  • Brasil
    • Alagoas
    • Bahia
    • Ceará
    • Fernando de Noronha
    • Espírito Santo
    • Goiás
    • Maranhão
    • Mato Grosso do Sul
    • Minas Gerais
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio Grande do Norte
    • Rio Grande do Sul
    • Rio de Janeiro
    • Santa Catarina
    • Sergipe
    • São Paulo
    • Tocantins
  • Américas
    • Argentina
    • Caribe
    • Chile
    • Colômbia
    • EUA
    • México
    • Paraguai
    • Peru
    • República Dominicana
  • Europa
    • Áustria
    • Espanha
    • França
    • Grécia
    • Holanda
    • Inglaterra
    • Itália
    • Monaco
    • Portugal
    • Rep. Tcheca
    • Suíça
  • Dicas
    • Quanto Custa
    • Onde Comer
    • Aluguel de Carro
    • Seguro Viagem
    • Top 10
  • Listas
  • Hotéis
  • Praias
  • Quem Somos
Facebook X (Twitter) Instagram
Trending
  • O que fazer em Arraial do Cabo RJ: Dicas e Roteiro de Viagem
  • Os 20 Melhores Lugares para Viajar no Brasil em 2025
  • O que fazer em Ubatuba SP: 10 Melhores Passeios
  • O que fazer em Maragogi Alagoas: Melhores Praias
  • O que fazer em Foz do Iguaçu – Roteiro de Viagem
  • Os Melhores Destinos de Ecoturismo: Top 7 Maravilhas da Natureza do Brasil
  • O que fazer em São Paulo: 10 Passeios Gratuitos
  • 10 Melhores Praias da Bahia
Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest YouTube TikTok
Viagens Cinematográficas
  • Brasil
    • Alagoas
    • Bahia
    • Ceará
    • Fernando de Noronha
    • Espírito Santo
    • Goiás
    • Maranhão
    • Mato Grosso do Sul
    • Minas Gerais
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio Grande do Norte
    • Rio Grande do Sul
    • Rio de Janeiro
    • Santa Catarina
    • Sergipe
    • São Paulo
    • Tocantins
  • Américas
    • Argentina
    • Caribe
    • Chile
    • Colômbia
    • EUA
    • México
    • Paraguai
    • Peru
    • República Dominicana
  • Europa
    • Áustria
    • Espanha
    • França
    • Grécia
    • Holanda
    • Inglaterra
    • Itália
    • Monaco
    • Portugal
    • Rep. Tcheca
    • Suíça
  • Dicas
    • Quanto Custa
    • Onde Comer
    • Aluguel de Carro
    • Seguro Viagem
    • Top 10
  • Listas
  • Hotéis
  • Praias
  • Quem Somos
Viagens Cinematográficas
Início » Lagunas Escondidas de Baltinache: Tour no Deserto do Atacama
Chile

Lagunas Escondidas de Baltinache: Tour no Deserto do Atacama

By Fabio Pastorello22/10/2017Updated:02/10/201910 Comentários
Facebook Twitter Pinterest WhatsApp
Lagunas Escondidas de Baltinache - Deserto do Atacama

Se é deserto, tem lagoa? Seria uma miragem? As Lagunas Escondidas de Baltinache são algumas das lagoas que quebram a aridez que poderia se imaginar no Deserto do Atacama.

Enquanto a maior parte das agências de turismo oferece esse tour em meio período, a FlaviaBia Expediciones, nossa parceira nessa viagem, trabalha com o tour full day.

Além de conhecer alguns lugares que os outros passeios não conhecem, nós chegamos nas Lagunas Escondidas enquanto elas ainda estão vazias.

Perfeito para entrar nas lagoas com cor azul turquesa, onde a concentração de sal impede que o corpo afunde. Mas será que o frio permite?

Lagunas Escondidas de Baltinache: Tour Imperdível no Atacama

Conheça as lagoas do Deserto do Atacama em que a alta concentração de sal impede que as pessoas afundem

Uma das coisas que eu estava disposto a fazer no Deserto do Atacama, não importa o quão gelada a água estivesse, era entrar e flutuar numa lagoa. Nessas lagoas, não dá para afundar por conta da alta concentração de sal. Para quem não sabe nadar, um sonho né?

Entre a Laguna Cejar ou Lagunas Escondidas de Baltinache, que são duas opções em que essa experiência é possível, preferimos as Lagunas Escondidas. Já tinha visto algumas fotos no blog da Thaís Towersey, o Guia Mundo Afora, e fiquei encantado.

Assista o vídeo no YouTube para ver como funciona esse passeio.

Tomamos coragem e entramos na água de umas das Lagunas Escondidas, sem pensar muito. Foi na pressa mesmo, o guia nos apressando e o resto do grupo do nosso tour estava esperando a gente para almoçar.

Fomos entrando e quando vejo, estou muito fundo e fico afobado, pois não sei nadar. Nado de volta para a parte mais rasa da lagoa.

Mas afinal, não era nessa lagoa que não dava para afundar? Pois é, tinha esquecido disso. Volto para o meio da lagoa, para qualquer lugar bem fundo, e continuo lá, boiando bem na superfície das águas. É verdade, não tem mesmo como afundar nas Lagunas Escondidas de Baltinache e eu já fiquei apaixonado por esse lugar.

Um tour de dia inteiro até as Lagunas Escondidas

Mas o tour da FlaviaBia Expediciones tem outras paradas bem legais.

Como o tour das Lagunas Escondidas dura o dia inteiro (com as outras operadoras, o tour é de meio período), além das lagoas, também fizemos uma caminhada por algumas paisagens incríveis.

O lugar é provisoriamente chamado de Vallecito. É que essa é uma atração ainda nova e pouco explorada do Deserto do Atacama. A FlaviaBia tem, por enquanto, exclusividade para conhecer esse lugar.

Vallecito

Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
Cercado por 3 cordilheiras, a paisagem do Vallecito é impressionante

No Vallecito, estamos cercados por 3 cordilheiras: a Cordilheira dos Andes, a Cordilheira Domeyko e Cordilheira de Sal.

Subir e descer algumas pequenas trilhas garante belíssimos visuais para toda a região. Esse passeio é feito em altitude baixa, portanto, as caminhadas foram bem tranquilas, ideal para fazer nos primeiros dias no Deserto do Atacama. Inclusive no nosso grupo havia uma senhora de idade que conseguiu nos acompanhar durante todo o trajeto.

Aliás, vale dizer que os grupos da FlaviaBia Expediciones são pequenos (no nosso tour eram 8 pessoas) e formados somente por brasileiros. Turma legal viu, só gente boa.

Nosso guia Genaro conhecia bem a região que nos apresentava. E o Genaro além de guia, arrasa nas fotos.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama

Um ônibus quebrado no meio do deserto

O grande atrativo dessa parte inicial de nosso dia, é um ônibus quebrado, que fica no meio do deserto.

O cenário é cinematográfico e é impossível não lembrar do filme “Na Natureza Selvagem” (Into the Wild, 2007). Já o Cleber lembrou mesmo do filme Priscilla, a Rainha do Deserto (The Adventures of Priscila, Queen of the Desert, 1994 – se você não existiu, é a história de um grupo de drag queens que viaja num ônibus pelo deserto da Austrália).

É por ali que o pessoal da FlaviaBia Expediciones monta a estrutura para o café da manhã.

Como todos os passeios da Flavia, é tudo bem caprichado e a mesa estava uma delícia. Enquanto nosso guia nos acompanhava pelo trekking, o motorista já tinha preparado a mesa. Uma ótima maneira de começar o dia.

Entre um pão de chocolate da deliciosa Franchuteria (padaria famosa em São Pedro do Atacama), uma baguete ou um chocolate quente, subir no ônibus abandonado e tirar algumas fotos é imperdível.

Dá para entrar no ônibus ou subir nele. É preciso um pouco de cuidado, já que o ônibus está meio enferrujado. Mas as fotos ficam incríveis.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
Nas referências cinematográficas do ônibus no deserto, eu fui de “Na Natureza Selvagem”
Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
E o Cleber foi inspirado pelo filme “Priscila, a Rainha do Deserto”

Após essa parada, retornamos para a nossa van. Apesar de muito bonito, essa caminhada inicial nos tomou bastante tempo e saímos de lá atrasados para as Lagunas Escondidas. A ideia é chegar nelas antes dos outros grupos.

Caminhando pelas 7 Lagunas Escondidas

Descemos da van para nossa caminhada pelas sete Lagunas Escondidas de Baltinache.

A entrada custa CLP 5.000,00 (mas aparentemente esses valores mudam muito, então vá preparado para até CLP 10.000,00, em pesos chilenos, somente dinheiro).

Genaro nos acompanhou por essa caminhada com várias explicações. A área para caminhar é demarcada e é importante não ultrapassar. O cenário é lindo e empolga, mas a região é bem delicada.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
Nas Lagunas Escondidas, é muito importante respeitar o caminho marcado

As lagoas possuem uma coloração incrível, azul turquesa ora esverdeado, e também uma característica: a alta concentração de sal impede que o corpo afunde. Essas lagoas possuem cerca de oito vezes mais sal do que no mar.

Mas para testar se rola mesmo flutuação, é preciso entrar na água, certo?

Flutuando nas Lagunas Escondidas

São apenas 2 lagoas em que o banho é possível: a primeira e a última. São lagoas artificiais, decorrentes da extração de lítio na região, mas igualmente lindas.

As lagoas naturais são decorrentes de um salar. Nessas o banho não é permitido.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
A cor e a transparência das lagoas impressiona
Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
Já que não pode mergulhar em algumas lagoas, a gente pula mesmo assim

Mas e afinal, vai rolar banho flutuante ou não? Ao final da nossa caminhada pelas lagoas, nosso guia Genaro recomendou o banho apenas na primeira lagoa.

A recomendação dele é que quem tomasse o banho na última, iria ter que voltar todo o percurso molhado e com água salgada. A dica do Genaro parecia boa, mas quando chegamos na última lagoa e vimos o outro grupo tirando as fotos com os roupões da FlaviaBia, confesso que bateu uma invejinha.

A última lagoa era lindíssima e tiramos muitas fotos, mas ainda sem entrar na água. Apesar da temperatura fora da água estar tranquila (deu até para tirar fotos de sunga), dentro da água estava muito gelado. Lembrando que nossa viagem aconteceu em setembro, finalzinho do inverno por lá.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
A última lagoa foi uma das mais bonitas do percurso: aqui o banho é permitido

Hora de almoçar

Corremos de volta para alcançar o grupo e quando chegamos, estavam todos nos esperando para almoçar. Poxa, mas a gente ainda precisava flutuar na lagoa.

Apesar do pessoal falar que a água estava muito gelada, a gente entrou. E estava gelada mesmo, quase congelante. Mas a experiência de entrar na lagoa e flutuar, é inesquecível. E como contamos no início, houve um momento em que eu quase me esqueci que não dava para afundar.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
Enfim, flutuando em uma das lagoas de sal do Atacama

Genaro tirou algumas fotos para gente e logo saímos da lagoa, para o pessoal não nos esperar muito para o almoço.

Na saída da lagoa, os roupões da FlaviaBia são um carinho incrível e ajudam a esquentar depois do banho gelado.

Lagunas Escondidas de Baltinache - Tour no Deserto do Atacama
Depois do banho, os roupões da FlaviaBia e uma taça de espumante são para lá de bem-vindos

É com os roupões mesmo que a gente sentou na caprichada mesa do almoço, com vinho e espumante. Um brinde para a aniversariante do nosso grupo (que ganhou um mimo) e começamos a comer.

O almoço estava delicioso. É tudo muito bem servido e pode repetir. Todos os almoços servidos nos tours da FlaviaBia incluem uma salada, o prato principal e uma sobremesa, além das bebidas.

Estrutura das Lagunas Escondidas

Após o almoço, é importante tomar um banho de água doce, já que a água extremamente salgada pode causar irritação ou alergia. Uma moça ficou com a pele bem irritada.

O complexo das Lagunas Escondidas oferece uma estrutura legal de banheiros e chuveiros reservados, onde dá para tirar o sal do corpo e trocar de roupa. As águas são bem geladas, mas enfim, o negócio é criar coragem e se jogar debaixo do chuveiro para tirar o excesso de sal no corpo.

E pronto, estávamos todos prontos para retornar para San Pedro do Atacama. Retorno com a sensação de missão cumprida e OK para mais uma experiência de viagem: flutuar numa lagoa de sal no Deserto do Atacama: feito!

Dicas

  • Leve roupa de banho e chinelos, são importantes tanto para entrar nas lagoas como para a hora que você sair delas
  • Toalhas não são necessárias, já que a FlaviaBia fornece os roupões, mas podem ajudar, ande sempre com uma pequena na mochila
  • Não fez muito frio, mas é sempre bom levar uma jaqueta corta-vento. No inverno, vá preparado.
  • Leve protetor solar e pelo menos 1 litro de água por pessoa. Bonés ou chapéus também são bem-vindos.
  • Como o tour também envolve um parte de caminhadas, vá com tênis confortáveis.

Salve no Pinterest para consultar depois

Lagunas Escondidas de Baltinache - Deserto do Atacama     Lagunas Escondidas de Baltinache - Deserto do Atacama


FICHA TÉCNICA:

Tour: Lagunas Escondidas de Baltinache
Direção: Deserto do Atacama, Chile
Produção: FlaviaBia Expediciones
Preço: CLP 90.000,00 por pessoa, inclui café da manhã e almoço + entrada CLP 5.000,00 a CLP 8.000,00 (os preços de entrada nas Lagunas variam, sem muito critério) – referência set/2017
Duração: 8h às 16h, a equipe busca todos os passageiros no hotel
Fotografia: Fabio Pastorello
O melhor: As Lagunas Escondidas são lindas, impossível não ficar encantado com a beleza de cada uma delas
O pior: A água bem gelada das lagoas, infelizmente não dá para ficar muito tempo
Ano: 2017
País: Brasil
Avaliação: ★★★★★

Confira nosso roteiro de 7 dias no
Deserto do Atacama

Leia também: Chile – Dicas Essenciais de Viagem

Antes mesmo de chegar em San Pedro de Atacama, cidade base para fazer os passeios, entre em contato com o pessoal da FlaviaBia Expediciones por esse formulário de contato e peça um orçamento sem compromisso. Não esqueça de mencionar que você é leitor do Viagens Cinematográficas, para conseguir um desconto especial.

 

[wpforms id=”18906″ title=”false” description=”false”]

 

Nota: A FlaviaBia Expediciones foi nossa parceira nessa viagem ao Deserto do Atacama. Mesmo os passeios sendo uma cortesia, nossas opiniões são sinceras e só compartilhamos experiências verdadeiras.

Deserto do Atacama - Roteiro de 7 Dias no Chile

Leia mais:

  • Lagunas Escondidas – Azul do Caribe no Meio do Deserto no Guia Mundo Afora
Essa página contém links para sites afiliados ao Viagens Cine. Não nos responsabilizamos por empresas, hotéis ou anúncios exibidos nesse site.
Share. Facebook Twitter Pinterest WhatsApp
Fabio Pastorello
  • Website
  • X (Twitter)

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

Related Posts

O que fazer em Santiago, Chile: 15 Melhores Passeios

O que fazer em Santiago, Chile: 15 Melhores Passeios e 5 Ciladas

Chile, Santiago: 5 Dicas Essenciais antes de Viajar

Viagem para o Chile – Santiago: 5 Dicas Essenciais antes de Viajar

TOP 10: Dicas de Lugares para Viajar no Mês de Julho

TOP 15 Dicas de Lugares para Viajar no Mês de Julho

10 Comentários

  1. Cátia Justo on 11/01/2022 14:40

    Vcs se superam em cada roteiro como conseguem ser demais Fábio e Cléber, vou p San Pedro Atacama segunda quinzena janeiro 2022 com marido, e realmente Fábio fico pensando sobre boiar estou em processo de aprendizagem ‍♀️, mas nem pensar em levar meu super colete como em Noronha valeu Fábio eu confio em Ti valeu pelas dicas, só no aguardo do retorno da Fabi p fazer os passeios Feliz 2022 guris bjão e sucesso sempre amo vcs

    Reply
    • Fabio Pastorello on 12/01/2022 14:37

      Obrigadão Cátia. Boa viagem e aproveite muito. Um Feliz 2022 para você.

      Reply
  2. Pedro Henriques on 17/11/2017 07:30

    Este tour é muito bonito! Fiquei impressionado com as paisagem do Vallecito. A foto do autocarro no meio do deserto está top! Depois nada melhor que um mergulho nessas aguas limpidas para relaxar. Adorei!

    Reply
    • Fabio Pastorello on 17/11/2017 10:56

      Sim, Pedro. Encontrar essas lagoas no meio da aridez do lugar é um oásis mesmo. Abraços.

      Reply
  3. ADRIANA MAGALHAES ALVES DE MELO on 14/11/2017 16:38

    A-DO-REI essas lagunas. Eu só conheci a Cejar, e foi legal demais. Adorei a Priscila, rainha do deserto kkkk. E o roupão na saída da lagoa? que luxo!!!

    Reply
    • Fabio Pastorello on 17/11/2017 10:52

      Um luxo né Adriana. Também adoramos, luxo e prático principalmente, porque quando você sai da lagoa rola aquele friozinho básico. Beijos.

      Reply
  4. Suzy Freitas on 13/11/2017 23:21

    Simplesmente apaixonante o Atacama! Não sabia que se flutuava nas lagos. Cada vez fico mais inspirada a fazer uma viagem para esse lugar. Já anotei a dica do tour. É sempre bom ter a referência de quem já foi!

    Reply
    • Fabio Pastorello on 17/11/2017 10:50

      Pois é Susy. A gente tava “paquerando” o Atacama há algum tempo, foi um sonho realizado. Beijão.

      Reply
  5. Mariana Bueno on 13/11/2017 18:13

    Muito bom saber um pouco mais sobre o passeio e o lugar. Já tinha visto algumas fotos, mas cada vez me impressiono mais com tanta beleza, com tanto azul. Que coisa mais linda!!! PS: Amei a inspiração “Priscila, a Rainha do Deserto”! =)

    Reply
    • Fabio Pastorello on 17/11/2017 10:50

      Ótimo né Mariana. Fui lá pensando no Into the Wild mas o que bombou mesmo foi o Priscila. hahaha. Beijão.

      Reply
Leave A Reply Cancel Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

ACOMPANHE A GENTE
  • Inscreva-se no YouTube
  • Curta no Facebook
  • Siga no Twitter
  • Siga no Instagram
  • Acompanhe no Pinterest
  • TikTok
QUEM SOMOS


Fabio Pastorello


Cleber Alcantara

PESQUISE HOTÉIS AQUI
Dicas de Hotéis
RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Entre com seu e-mail para ser notificado das novidades no blog:

POLÍTICAS DO BLOG

O Blog Viagens Cinematográficas procura seguir as melhores práticas editorais e de conduta perante os leitores e parceiros.

Esse website utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa política de privacidade. Ao continuar a utilizar o nosso site,  você concorda com essa utilização.

Saiba mais sobre o Viagens Cine em nosso Mídia Kit.

CONTATO

Salientamos que não responderemos dúvidas por e-mail de destinos já tratados no blog.

Para isso, utilize a caixa de comentários do post relacionado. O objetivo principal do blog é sempre o compartilhamento de informações: sua dúvida pode ser útil para outros leitores.

Caso NÃO haja post divulgado no blog sobre a dúvida que você possui ou você deseja entrar em contato conosco sobre assuntos diversos e propostas comerciais, você pode nos mandar um e-mail (contato@viagenscinematograficas.com.br).

REDES E ASSOCIAÇÕES
 
DIREITOS AUTORAIS
Todo o conteúdo do Viagens Cinematográficas está protegido pelas leis de direito autoral vigentes. A reprodução de quaisquer textos e imagens aqui divulgados, com ou sem fins lucrativos e em qualquer meio de comunicação, NÃO É PERMITIDA sem consulta e aprovação prévia do editor.

Stock images by DepositPhotos.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência. Consulte aqui para maiores informações.
OK
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-analytics11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checkbox-functional11 monthsThe cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checkbox-necessary11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-others11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-performance11 monthsThis cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy11 monthsThe cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
SALVAR E ACEITAR