Termas de Puritama: Vale a pena fazer esse passeio no Atacama?

Termas de Puritama: Vale a pena fazer esse passeio no Atacama?

No Deserto do Atacama, que tal entrar dentro de um cânion e conhecer algumas piscinas naturais com temperatura super agradável? O passeio até Termas de Puritama é a melhor opção para quem cansou de aventura e quer relaxar um pouco no Atacama.

E bota relaxamento nisso. As águas quentinhas e calmas (o tour que fizemos oferece até massagem inclusa) são perfeitas para passar algumas horas de bem com a vida.

O paraíso só acaba na hora de sair da água quentinha das termas: o choque térmico com a temperatura fora da água é intenso. Melhor deixar a roupa pertinho, ou que tal um delicioso roupão (outra cortesia do tour da FlaviaBia Expediciones).

Mas para quem está com o tempo curto, será que vale a pena priorizar esse passeio no Atacama? Confira a seguir nossa opinião.

Termas de Puritama: Vale a pena fazer esse passeio no Atacama?

Passeio oferece experiências agradáveis no Deserto do Atacama, em piscinas naturais com temperaturas quentes

No meio do Deserto do Atacama, o deserto mais seco do mundo, que tal fazer um passeio até as Termas de Puritama?

Nesse lugar de contrastes e de paisagens tão incríveis, era nosso último dia no Atacama e o pessoal da FlaviaBia Expediciones escolheu um passeio para a gente relaxar. O legal é que esse passeio é de meio período, então é bem fácil encaixar em alguma janela do seu roteiro de viagem no Atacama.

Aliás, fica a dica. Na hora de organizar a sua viagem para o Atacama, entregue o planejamento nas mãos de quem conhece bem o lugar. Nós definimos para a equipe da FlaviaBia Expediciones quais eram os lugares que eram imperdíveis na nossa lista, e a equipe da agência se preocupa em organizar toda a grade de passeios para você.

A equipe da FlaviaBia montou o nosso roteiro, de acordo com a disponibilidade de passeios da agência e com a nossa necessidade. Passeios de maior altitude, por exemplo, devem ser evitados nos primeiros dias, quando a gente ainda está se acostumando. E passeios para relaxar, podem ser deixados para o final da viagem, quando a gente já está em um pique mais relax da viagem. É o caso das Termas de Puritama.

Salve esse Pinterest para consultar depois

Termas de Puritama: Vale a pena fazer esse passeio no Atacama?

Termas de Puritama: como funciona o passeio

Não é preciso acordar tão cedo

O passeio para as Termas de Puritama começa às 8h30, um dos horários mais tranquilos entre todos os tours que fizemos. Só para você ter uma ideia, tem tour que começa às 5h da manhã.

Nesse horário, a van da FlaviaBia nos buscou em nosso hostal e passou para buscar outros passageiros.

Deixamos esse passeio para o último dia mesmo, e naquele mesmo dia iríamos voltar para Calama. Tivemos que deixar as malas prontas, já que o horário do check out do hotel era até às 11h e voltaríamos depois das 13h. Tudo bem tranquilo, o pessoal da nossa hospedagem era bem atencioso.

O trajeto de San Pedro do Atacama até Puritama leva cerca de 1 hora. Tem gente que vai por conta própria, mas na minha opinião é melhor evitar, já que a proposta é relaxar mesmo.

Não há lugar para estacionar na entrada das termas, é preciso deixar o carro no estacionamento e de lá ir caminhando cerca de 500 metros. Para quem vai de tour, a van deixou a gente na entrada (não foi preciso caminhar) e depois retornou para o estacionamento. Idem na hora de partimos, foram nos buscar na entrada do lugar, portanto não foi preciso subir o morro para voltar até o carro.

Aliás, chegar na entrada das termas requer passar por algumas rotas estreitas e vertiginosas. As Termas de Puritama ficam no meio de um cânion, cercado de montanhas, a 3.500 metros de altitude.

Termas de Puritama: Vale a pena fazer esse passeio no Atacama?
As Termas de Puritama ficam no meio de um cânion a mais de 3.000 metros de altitude

Mas também não chegue muito tarde

O lugar é de administração particular e a entrada é um pouco cara, a taxa mais alta do Atacama. São CLP 15.000,00 de entrada, por pessoa (esse valor não está incluso no preço do tour, leve dinheiro para efetuar o pagamento). A partir das 14h há desconto no valor da entrada.

O valor da entrada é revertido para as comunidades locais.

Lógico que o lugar é incrível e a infraestrutura é ótima, mas sinceramente, achei que as termas estavam lotadas demais para o meu gosto.

Graças a boa organização da agência, nosso grupo foi um dos primeiros a chegar. Isso garante que a gente tivesse alguns momentos de puro relaxamento nas termas, antes que elas começassem a lotar.

Termas de Puritama: Vale a pena fazer esse passeio no Atacama?
Estrutura de Termas de Puritama conta com passarelas de madeira e 8 piscinas naturais

Infraestrutura

O lugar oferece estrutura de vestiário, banheiros, armários e uma área com mesas para as refeições. Confesso que nem entramos no vestiário, tiramos a roupa e deixamos ali perto dos guias. Não esqueça de pegar o seu roupão da FlaviaBia. Apesar das águas serem quentinhas, fora da água faz um pouco de frio e é bom ter os roupões sempre por perto.

Entre as piscinas, existem passarelas de madeira. É tudo bem organizado e bonito, pelo menos o investimento da entrada é revertido para uma boa estrutura.

Termas de Puritama: Vale a pena fazer esse passeio no Atacama?
A beleza e tranquilidade de uma das piscinas das Termas de Puritama: infelizmente essa piscina era de uso restrito para convidados

Oito Piscinas Termais e Massagem

São 8 piscinas termais (com temperatura entre 32 e 34 graus), sendo que a primeira piscina é de uso exclusivo para convidados. Logo que chegamos, fomos direto para a última. Junto com os guias, nosso grupo também é acompanhado por uma massagista (exclusividade da FlaviaBia Expediciones).

A experiência da massagem nas Termas de Puritama é incrível. Com bóias nas pernas, a nossa massagista propõe uma experiência de relaxamento naquelas águas deliciosas. Além dos efeitos terapêuticos da água, a massagem propõe uma experiência profundamente prazerosa. São 10 minutos para ninguém botar defeito.

Termas de Puritama: Vale a pena fazer esse passeio no Atacama?
O tour da FlaviaBia Expediciones inclui uma experiência de massagem nas termas, deliciosa

Depois disso, temos bastante tempo livre para escolher qualquer uma das piscinas. Aproveitamos esse tempinho em que as piscinas ainda estavam vazias para tirar algumas fotos.

Infelizmente, o resto dos visitantes começou a chegar e muitas delas ficaram um pouco cheias, até mesmo as termas mais distantes.

Termas de Puritama: Vale a pena fazer esse passeio no Atacama?
Experiência super relaxante, as termas são o passeio perfeito para fazer no final da sua viagem

As piscinas não são muito grandes, então a sensação de privacidade fica ainda mais prejudicada. Pessoalmente, me incomoda lugares com muita gente, então acabei não aproveitando tanto.

Mas enfim, para quem não liga para isso, dá para curtir bem. E como são 7 piscinas termais (já que a primeira estava fechada), dá para ir alternando conforme a lotação de cada uma.

Termas de Puritama: Vale a pena fazer esse passeio no Atacama?
A temperatura das termas fica acima dos 30 graus, mas o negócio fica um pouco gelado depois que você sai da água
Termas de Puritama: Vale a pena fazer esse passeio no Atacama?
Os roupões da FlaviaBia são excelentes para proteger do frio quando a gente sai das termas

Hora do Coquetel

Já por volta das 11h30, todo mundo começa a voltar para a estrutura das mesas, onde os guias já tinham organizado uma mesa maravilhosa.

Como de costume nos tours da FlaviaBia Expediciones, tudo é montado com bastante esmero e os produtos são de altíssima qualidade. Nossa mesa contou com petiscos, ceviche, camarão, um queijo de cabra delicioso, vinho espumante, cerveja, sucos, frutas e sobremesa. Tudo absurdamente delicioso.

Termas de Puritama: Vale a pena fazer esse passeio no Atacama?
Coquetel oferecido pela FlaviaBia Expediciones inclui desde pratos mais nobres como ceviche e queijo de cabra até uma deliciosa e bem gelada cerveja

Já comentamos em outro post, mas além dos guias maravilhosos, conhecemos muita gente legal nos passeios da FlaviaBia.

Os tours sempre contam com viajantes brasileiros e muita gente legal, disposta a fazer amizade e num clima bem descontraído. Por isso nosso coquetel, além de delicioso, foi bem divertido.

Termas de Puritama: Vale a pena fazer esse passeio no Atacama?
Bora fazer um último brinde a essa viagem incrível no Atacama?

No final das contas, o passeio até as Termas de Puritama não ficou entre os meus preferidos no Atacama. Valeu a pena, com certeza, mas caso tivéssemos menos tempo, seria um dos tours que poderíamos destacar. De qualquer forma, acabou fechando nossa viagem ao Atacama com chave de ouro.

FICHA TÉCNICA:

Tour: Termas de Puritama
Direção: Deserto do Atacama, Chile
Produção: FlaviaBia Expediciones
Preço: CLP 60.000,00 por pessoa, inclui coquetel. Entrada CLP 15.000,00 (não incluído, pago diretamente no local em espécie) – referência set/2017
Duração: 8h30 às 13h, a equipe busca os passageiros no hotel
Fotografia: Fabio Pastorello
O melhor: É um tour bem relaxante, perfeito para fazer no final da viagem no Atacama
O pior: As piscinas ficam um pouco cheias a partir das 10h, o que acaba prejudicando a experiência de relaxamento
Ano: 2017
País: Brasil
Avaliação: ★★★

Confira nosso roteiro completo dessa viagem para o Deserto do Atacama

Leia também

Nota: A FlaviaBia Expediciones foi nossa parceira nessa viagem ao Deserto do Atacama. Mesmo os passeios sendo uma cortesia, nossas opiniões são sinceras e só compartilhamos experiências verdadeiras.

Deserto do Atacama - Roteiro de 7 Dias no Chile

Tags:
share on:
Fabio Pastorello

Fabio Pastorello

Editor do Viagens Cine, fotógrafo e videomaker. Curte cinema e leva a vida e as viagens com toques de romance, drama e aventura. Formado em Letras, ex-bancário e muito mais feliz como blogueiro de viagens.

5 comentários

  1. Ola pessoal, preciso de uma ajuda 🙂
    Os passeios mais distantes ou perigosos vamos fazer com guia
    Mas os passeios de fácil acesso vamos fazer de carro.

    Sei que algumas agências não funcionam no dia 24/12 e 25/12, mas gostaria de saber se nestas datas é possível visitar os locais de carro e pagar somente a entrada. Se estão “abertos” para receber pessoas.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.