O Rio de Janeiro é repleto de mirantes naturais, com visuais para lá de cinematográficos. Do Corcovado ao Pão de Açúcar, alguns dos mirantes no Rio de Janeiro estão entre os melhores pontos turísticos do Rio, aqueles mais conhecidos e visitados da Cidade Maravilhosa.
Outros mirantes no Rio também são incríveis, mas demandam trilhas com diferentes níveis de dificuldade, como o Morro Dois Irmãos ou a Pedra Bonita.
Mas eis que na nossa última viagem ao Rio de Janeiro, acabamos conhecendo alguns mirantes menos conhecidos, mas com vistas igualmente imperdíveis. E o melhor, pelo fato de serem menos visitados, são bem tranquilos e muitos deles, gratuitos.
Por isso, resolvemos organizar essa lista de alguns mirantes imperdíveis no Rio de Janeiro, para quem está com preguiça de fazer aquela trilha mais puxada ou sem muita grana para pagar um trenzinho ou bondinho turístico.
De carro, de Uber, de ônibus ou a pé mesmo, esses pedaços do paraíso ficam bem próximos de suas possibilidades para aquele passeio rápido e prático no Rio de Janeiro.
5 Mirantes no Rio de Janeiro: Bons, Bonitos e Baratos (ou até grátis)
Conheça alguns mirantes menos conhecidos, mas de fácil acesso e não menos imperdíveis na Cidade Maravilhosa
1 – Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos
- Como Chegar: Não confundir com a Trilha do Morro Dois Irmãos, com acesso a partir do Morro do Vidigal. O Parque Penhasco Dois Irmãos tem acesso mais fácil e não há trilhas. É possível ir de carro até a entrada do parque. Como viajamos sem carro nessa última vez, optamos por ir de Uber, em companhia de nosso amigo, fotógrafo e leitor do Viagens Cine, Rafael Fraga. Dá para subir e descer a pé também, pela Rua Aperana, no Alto Leblon.
- Porque Visitar: O visual desse mirante no Rio de Janeiro é incrível, para a Praia de Leblon e Ipanema e também trechos da Lagoa Rodrigo de Freitas.
- Estrutura: Como o parque é relativamente novo (inaugurado em 1992), a estrutura é muito boa, com banheiros, bebedouro, deques de madeira e jardins com várias espécies botânicas, tudo bem bonito e preservado. Como o lugar é bem tranquilo, muita gente usa o lugar para relaxar.
Dicas Importantes
- Não perca: O parque possui quatro mirantes para o Rio de Janeiro. Um dos melhores está logo na chegada, atrás de um memorial para as vítimas do voo da AirFrance. O memorial representa, em uma placa de vidro, as 228 vítimas do acidente.
- É seguro? Sim, o Parque Penhasco Dois Irmãos tem bastante policiamento e tivemos uma boa sensação de segurança. Há uma trilha que leva até o sopé do Irmão Menor (do Morro Dois Irmãos), mas parece que não é tão segura quanto o restante do parque.
- Quanto Custa: Grátis
2 – Forte Duque de Caxias (Forte do Leme)
- Como Chegar: É só caminhar até o final da praia do Leme (ao lado há também o Mureta do Leme) e entrar no Forte Duque de Caxias. A entrada é paga (R$ 8,00) e para chegar ao mirante, é preciso subir o morro por cerca de 20 minutos. A caminhada é bem tranquila, crianças fazem o percurso com tranquilidade e nós fizemos de chinelo (mas não é permitida a entrada em trajes de banho).
- Porque Visitar: Muita gente conhece e visita o Forte de Copacabana, mas o esse mirante no Rio também é uma bela possibilidade de contemplar a praia de Copacabana através de um local diferente. O visitante ainda pode conhecer a estrutura e história do Forte, que foi construído entre 1776 e 1799.
- Estrutura: Dentro de uma área do exercito, a estrutura é bem preservada e conta com banheiros, bebedouro e lanchonete.
Dicas Importantes
- Não perca: Na subida, o visitante caminha pela área de proteção ambiental do Leme. É bem fácil encontrar micos pelo caminho. Procure não alimentá-los, mas eles se aproximam e interagem sem muita timidez.
- É seguro? O lugar fica dentro de uma área do exército, é extremamente seguro e a Praia do Leme também é uma área de circulação bastante tranquila no Rio de Janeiro.
- Quanto Custa: R$ 4,00
3 – Mirante do Morro do Pasmado
- Como Chegar: Assim como para o Parque Penhasco Dois Irmãos, fomos até o Mirante do Pasmado de Uber, mas o motorista se confundiu um pouco no acesso. Depois de umas duas tentativas, ele acertou o acesso e conseguimos chegar lá. Apesar dessa “dificuldade”, o lugar fica bem próximo do bairro de Botafogo. Como possui amplo estacionamento, é muito usado pelos cariocas para uma tarde relaxante. Não é recomendável subir a pé.
- Porque Visitar: Não achamos a vista particularmente boa, pois as árvores obstruem a vista para o Pão de Açúcar e Baía de Guanabara. Mesmo assim, conseguimos registrar uma das fotos mais bonitas dessa viagem (graças também ao trabalho do fotógrafo Rafael Fraga).
- Estrutura: O lugar conta com alguns quiosques e bancos de concreto, então acaba sendo um lugar perfeito para aquela pausa gostosa para uma água de coco. Um paraíso de tranquilidade perto do agitado bairro de Botafogo.
Dicas Importantes
- Não perca: Melhor ir no final de tarde, pode ser um bom lugar para ver um belo pôr do sol no Rio de Janeiro
- É seguro? Sim, esse mirante no Rio de Janeiro é bastante frequentado pelos próprios cariocas e super tranquilo e familiar.
- Quanto Custa: Grátis
4 – Parque Municipal da Catacumba
- Como Chegar: O parque fica em frente a Lagoa Rodrigo de Freitas. Nós chegamos de aplicativo e o lugar não possui estacionamento. Chegar a pé também é possível, mas o caminho pode ser um pouco deserto.
- Porque Visitar: Os mirantes do Parque da Catacumba são apenas a cereja do bolo desse parque. Na parte baixa do parque, é possível encontrar várias esculturas entre os caminhos de pedra do parque. No parque também existem atividades de ecoturismo realizados pela empresa Lagoa Aventuras (arvorismo, rapel, tirolesa e muro de escalada). Fomos em companhia dos nossos amigos do Vida Cigana (a foto é de autoria da Larissa Pereira).
- Estrutura: A parte baixa do parque possui estrutura com banheiros, lanchonete e áreas de lazer. Na parte alta, já próximo dos mirantes, as trilhas ganham espaço.
Dicas Importantes
- Não perca: São dois mirantes no alto do parque: o mirante do Sacopã e o mirante do Morro do Urubu (melhor vista para a Lagoa).
- É seguro? Sim, principalmente na parte baixa do parque.
- Quanto Custa: Grátis
5 – Mirante Dona Marta
- Como Chegar: O acesso é de carro (com amplo estacionamento), e para chegar lá basta colocar a localização do Mirante no GPS ou aplicativo (o bairro de acesso mais seguro é pelo Cosme Velho). Há também uma opção de trilha pela comunidade do Morro Dona Marta ou um combinado ônibus + 30 minutos de ladeira. Mas a proposta aqui desse post é para os preguiçosos, né? Se você não dirige ou está sem carro, é possível ir de táxi ou aplicativo, mas nesse caso é importante negociar para o motorista esperar você para a volta. Como o lugar fica bem distante, é pouco provável que algum carro suba até lá para buscar você.
- Porque Visitar: Esse mirante no Rio oferece uma das vistas mais espetaculares para o Rio de Janeiro, com mais de 360 metros de altura. Há dois pontos de vista, um deles é o heliporto e o outro uma mureta com vista perfeita para o Pão de Açúcar. A vista é tão incrível como lá do alto do Corvocado e oferece diferentes e abrangentes pontos de vista. Uma excelente alternativa para quem não quer gastar com a visita até o lotado Cristo Redentor.
- Estrutura: Além do amplo estacionamento, o lugar tem banheiros e encontra-se bem conservado. Não há bares ou lanchonetes. Como não costuma ficar muito cheio, dá para tirar fotos tranquilamente.
Leia mais: Como Chegar no Mirante Dona Marta no blog EmCantos Fotográficos
Dicas Importantes
- Não perca: A vista do Heliporto é o ponto mais próximo para avistar o Cristo Redentor, sem ser o próprio Corcovado.
- É seguro? Relativamente sim, mas é bom evitar horários de pouco movimento, como muito cedo ou após o pôr do sol. Nos fins de semana, por causa do aumento de pessoas, é mais seguro.
- Quanto Custa: Grátis.
Confira também:
10 Melhores Pontos Turísticos do Rio de Janeiro
Trilha Morro Dois Irmãos – Como Chegar
Salve esse Pinterest para consultar depois
5 Comentários
Olá! Eu acrescentaria também à lista o Mirante do Parque das Ruínas em Santa Teresa. Também de fácil acesso ele permite uma ampla visão voltada para o Centro do Rio de um lado e Zona Sul e Pão de Açúcar do outro. Além disso o parque consta com uma vasta programação cultural.
Olá, amei as dicas mas a primeira foto com a flores onde é ?
Oi, Joseane. A primeira foto é no Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos. Abraços.
Oi, Fábio. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Oba, que ótimo Natalie. Adorei. Cada viagem ao Rio é cheia dessas deliciosas surpresas! Beijos.