Entre praias cinematográficas, grutas incríveis, formações rochosas imponentes e patrimônios históricos, confira o que fazer no Algarve com nossas dicas e roteiro de viagem de 7 dias por essa região de Portugal.
Quem organiza um roteiro de viagem pela Europa espera encontrar belas cidades históricas e muito patrimônio cultural. Mas a verdade é que é possível também encontrar algumas das praias mais bonitas do mundo. A região do Algarve, em Portugal, é a confirmação disso.
Caso você ainda tenha dúvida se vale a pena ou não incluir essa região no seu roteiro em Portugal, saiba que além de belíssima, a região do Algarve também é uma das opções mais econômicas de viagem na Europa.
É possível encontrar hotéis no Algarve com ótimos preços, especialmente em Albufeira, um dos lugares mais populares por lá. Por outro lado, você também pode ficar em hospedagens cinematográficas, como foi nosso caso também em Albufeira. Em Lagos, também ficamos num resort com estrutura completa e ótima relação custo benefício. Leia mais no nosso artigo com dicas de onde ficar no Algarve: Albufeira x Lagos, com os prós e contras de cada cidade.
A gastronomia de tradição mediterrânea, a cultura e a simpatia do povo português também são destaque. Além disso, é bem fácil encontrar vários brasileiros vivendo por lá, então dá para se sentir em casa em Portugal.
O Algarve é definitivamente um dos nossos lugares preferidos para viajar na Europa. Confira a seguir o nosso roteiro de viagem com mais dicas do que fazer no Algarve, no sul de Portugal.
O que fazer no Algarve, Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem
Saiba quais são os principais pontos turísticos do Algarve, no sul de Portugal
No século XV, os portugueses partiram do Algarve para o “descobrir” o mundo. Lagos e Sagres são dois dos lugares que estão sempre ligados à época dos descobrimentos. Nos últimos anos, foi o mundo que voltou para descobrir Portugal.
Mais do que nunca, o país virou um dos destinos mais procurados na Europa e em nossa última viagem, pudemos sentir isso pessoalmente. Destinos como Lisboa, Porto e as praias do Algarve estão bombando, mesmo no mês de setembro, que já não é alta temporada.
Portugal também conquistou o título de um dos países mais seguros para o turismo LGBT. Provavelmente essa vocação de Portugal para encontrar outros povos também se reflete no modo como os portugueses abraçam a diversidade.
Antes de mais nada, queremos deixar um alerta. As praias do Algarve são notórias pela águas geladas, e como isso é uma dúvida muito frequente, já vamos deixar o alerta aqui. Entrar no mar não é muito o forte do Algarve, embora seja possível nos meses de verão (leia mais no tópico sobre a melhor época). Eu acho as praias belíssimas, por isso encaro mais como uma viagem de contemplação do que propriamente para aproveitar um banho de mar.
Leia tudo até o final para saber também qual a melhor época para ir ao Algarve, onde é melhor ficar hospedado e quais são os principais passeios.
ALGARVE: ROTEIRO DE VIAGEM
Nossa viagem para o Algarve em 2014 fez parte de um roteiro pela Europa, que incluiu destinos na Espanha, Itália e Portugal. Ficamos apenas 4 dias no Algarve, mas nós gostamos tanto que em 2019, retornamos para ficar 7 dias por lá, dessa vez com o apoio do Turismo do Algarve.
- Em 2014, nós chegamos no Algarve após alguns dias em Sevilha. A viagem de ônibus de Sevilha para o Algarve dura cerca de 3 horas e de carro dura 2h30. A partir de Lisboa, o tempo é praticamente o mesmo.
- Para quem pensa em fazer uma road trip de carro na Espanha e Portugal, é importante considerar que os valores de aluguel de carro podem aumentar quando a devolução ocorre em país diferente do local da retirada. Vale a pena considerar o deslocamento de transporte público ou até de avião entre os países.
- Em 2019, nosso roteiro começou novamente na Espanha e chegamos no Algarve de avião, através do Aeroporto de Faro. Como os voos low cost na Europa são muito comuns, essa também é uma opção viável economicamente.
Assista no YouTube o nosso roteiro de viagem no Algarve
Quantos Dias
A região do Algarve é dividida em 16 Concelhos (com “c” mesmo), entre eles os mais famosos são Lagos, Portimão, Lagoa, Albufeira, Faro e Tavira.
Na região, encontram-se duas das 10 maravilhas naturais de Portugal: a Gruta de Benagil e a Ponta da Piedade, em Lagos.
O ideal é reservar 1 dia de viagem para cada uma dessas cidades. Mas o Algarve também é dividido entre o litoral e uma região de serra, e nosso foco nessa viagem foi a apenas o litoral.
Com tantos destinos e praias incríveis, o tempo ideal para ficar no Algarve é de cerca de 7 dias.
Em 2014, conhecemos tudo dependendo somente do transporte público. Em 2019, alugamos um carro e foi bem mais vantajoso.
Algarve em 4 Dias
Em 2014, nosso roteiro bem enxuto, então a ideia é aproveitar ao máximo e destacar duas cidades para explorar bem. Nós ficamos com a mais famosas.
- Dia 1: Chegada no Algarve
- Dia 2: Praias de Albufeira: Praia dos Estudantes, Praia da Galé e Praia da Falésia
- Dia 3: Praias de Lagos: Praia da Batata, Dona Ana, Camilo e Ponta da Piedade
- Dia 4: Partida do Algarve
Algarve em 7 Dias
Em 2019, com 7 dias de viagem no Algarve, deu para conhecer tudo com mais calma e explorar novos destinos.
- Dia 1: Chegada em Faro, no Algarve
- Dia 2: Albufeira: Centro Histórico, Praia dos Pescadores + Praia da Falésia
- Dia 3: Passeio de Barco Grutas e Golfinhos + Zoomarine
- Casa de Férias no Algarve – Albufeira
- Dia 4: Praia e Gruta de Benagil + Praia da Marinha + Praia do Cavoeiro
- Dia 5: Praias de Lagos: Praia da Batata + Praia da Dona Ana + Praia do Camilo e Ponta da Piedade
- Dia 6: Portimão: Praia dos Três Irmãos (Alvor) e Praia da Rocha
- Dia 7: Partida do Algarve
Leia mais:
O que fazer em Portugal: Dicas e Roteiro de Viagem
Há opções de passeios de barco até a Gruta de Benagil tanto a partir de Lagos como de Albufeira.
Para contratar os passeios de barco no Algarve, nós recomendamos a agência Civitatis, que trabalha com passeios em vários destinos do mundo e já conhecemos os serviços.
Clique aqui para consultar preços e reservas dos passeios
Se você quer apostar num Algarve ainda mais selvagem, a dica é explorar a Costa Vicentina. Esse é um trecho do litoral que faz parte do Parque Natural do Sudoste Alentejano e Costa Vicentina. As praias da Costa Vicentina começam depois do Cabo de São Vicente e seguem em direção ao norte de Portugal. Infelizmente ficou de fora do nosso roteiro, por falta de tempo mesmo.
Confira:
Passeio de Barco – Gruta de Benagil no Mochilão Barato
Dia 1: Faro
A nossa chegada foi por avião. Na Europa os voos são realmente baratos e podem custar até menos do que viajar de trem ou ônibus. Pegamos um voo da Vueling de Barcelona para Faro.
Apesar de ser a capital do Algarve, Faro não é a cidade mais turística para se hospedar. Albufeira e Lagos são as melhores pedidas, com centrinhos bem charmosos e praias muito bonitas.
Mesmo assim, vale a pena conhecer Faro e sua vizinha Olhão, onde fica a Praia da Fuseta. Dependendo do seu horário de chegada, dá para explorar essa região e depois para sua cidade base no Algarve. A nossa primeira cidade base foi Albufeira.
Dia 2: Albufeira
Chegando em Albufeira, aproveite para conhecer suas principais praias. Uma das nossas preferidas é a Praia da Falésia, considerada uma das mais bonitas do país.
O centro histórico é bem interessante de se percorrer, e vez por outra dá para ir até um de seus mirantes.
As charmosas ruas do centro ficam no alto de uma falésia, de onde é possível ver as praias mais centrais de Albufeira do alto, como a Praia dos Pescadores e a Praia do Peneco. Tem até um elevador que leva até a praia. Outras praias para conhecer em Albufeira são a Praia da Coelha e a Praia de São Rafael.
Dia 3 – Parte 1: Passeio de Barco no Algarve
Vale também tirar um dia para fazer um passeio de barco pelas grutas do Algarve. Tem muita gente que faz esse passeio de caiaque e é, com certeza, um programa emocionante.
Da Praia de Benagil é possível alugar caiaques ou pranchas de SUP para ir até a Gruta do Benagil. Do centro e da Marina de Lagos, também são organizadas excursões de caiaque até a Ponta da Piedade de Lagos.
Nós fizemos um passeio de barco chamado Grutas e Golfinhos, com a Dreamwave Algarve.
Clique aqui para consultar preços e reservas dos passeios
O passeio sai de Albufeira e é dividido em duas partes: a primeira passa por diversas grutas do litoral entrecortado do Algarve (entre elas, a famosa Gruta do Benagil). A segunda parte, o barco segue para encontrar golfinhos em alto mar.
Dia 3 – Parte 2: Parque Temático Zoomarine
Se você viaja com crianças ou adolescentes, o Zoomarine é uma boa pedida para tirar um dia pra relaxar. Para os adultos e casais também.
O Zoomarine possui alguns brinquedos aquáticos, como tobogãs e o Jurassic River. É tudo bem light, não espere brinquedos radicais. Além disso, também se destaca com apresentações envolvendo animais como golfinhos, focas e aves.
O parque também tem piscinas e uma praia artificial com ondas. E o melhor é que a alimentação no Zoomarine é bem econômica, então você pode passar o dia inteiro com a família sem gastar todo o orçamento.
Dia 4: Lagoa
Uma das maiores surpresas dessa viagem foram as praias de Lagoa, todas cinematográficas. Não confundir Lagoa com Lagos, são destinos diferentes, embora bastante próximos.
A mais famosa das praias de Lagoa é a Praia de Benagil, onde fica a Gruta de Benagil (ou Algar de Benagil), um daqueles lugares que parecem saídos de um papel de parede de computador.
Mas o lugar que mais nos impressionou mesmo foi a Praia da Marinha. Rodeada de falésias e com várias rochas sobre o mar, a Praia da Marinha já foi considerada uma das mais bonitas do mundo.
Se rolar um tempinho, vá também na charmosa Praia do Carvoeiro, cercada de restaurantes agradáveis à beira-mar. Do lado esquerdo, há vários mirantes para contemplar a praia do alto.
Clique aqui para consultar preços e reservas dos passeios
Dia 5: Lagos
Chegou a hora de visitar Lagos. Ali está a Praia da Dona Ana, já considerada a praia mais bonita do mundo. Sinceramente, acabamos nos decepcionando nessa última visita, mas ela impressiona pelas rochas à beira-mar.
Aposte mesmo na pequena e charmosa Praia do Camilo, com uma escadinha que termina no mar e que rende fotos instagramáveis.
Lagos também tem várias praias urbanas interessantes, como a Praia do Batata e a Praia dos Estudantes. Entre as praias, explore passagens pelas rochas que revelam praias escondidas.
O centro de Lagos também é uma delícia de percorrer, com ruas estreitas, calçadões de pedras portuguesas e muita gastronomia.
Foi em Lagos que resolvemos ficar hospedados na outra parte de nossa viagem pelo Algarve.
Saiba mais:
O que fazer em Lagos
Dia 6: Portimão
A cidade é totalmente diferente das suas vizinhas, com ruas largas, prédios modernos e praias extensas, como a Praia da Rocha, a mais popular da cidade. Na praia tem ótima infraestrutura, com restaurantes à beira mar (os preços são ótimos), chuveiros e passarela de madeira para caminhar.
Não deixe de visitar duas praias imperdíveis: a primeira delas é a Praia de João Arens, diferente de tudo o que vimos (é também uma praia de naturismo, para quem curte). A chegada é meio esquisita, mas vai com fé que o lugar vale a pena.
A Praia dos Três Irmãos destaca-se por vários túneis e fendas nas rochas da praia, que vão revelando praias escondidas. Sabe aquela foto disputada na Pedra Furada de Jericoacoara? Na Praia dos Três Irmãos existem várias pedras furadas.
Dia 7: Partida do Algarve
Chegou a hora de ir embora do Algarve. Para quem está de carro, em cerca de 2h30 dá para chegar em Lisboa, mas também é bem fácil se locomover do Algarve para lá de ônibus ou de trem.
Se sobrou algum tempinho antes de ir embora, aproveite para curtir a piscina do seu hotel ou conferir alguma praia que ficou de fora do seu roteiro.
Quando Ir para o Algarve: Melhor Época
- Como todo destino de praia, a melhor época para viajar ao Algarve é no verão. De qualquer forma, o Algarve é conhecido pela fraca média de precipitação anual, o site do Visit Portugal promete 3.000 horas de sol no ano.
- Nos meses de julho e agosto, por exemplo, a chance de chuva é praticamente inexistente. A temperatura e a quantidade de horas de sol também aumenta.
- Em contrapartida, o verão é também é a época mais cara e mais movimentada para ir ao Algarve. As praias estarão lotadas. Então você deve se perguntar: será que não vale a pena ir em um mês mais tranquilo?
- O problema é que a temperatura do mar no Algarve é muito gelada, e caso você não vá no verão, talvez nem tenha coragem de entrar no mar. Mesmo no verão, a temperatura não é muito quentinha.
- Foi o nosso caso: em 2014 nós viajamos para o Algarve no mês de maio e não conseguimos nos banhar. Já em 2019, o mês de setembro foi mais adequado e pegamos o finalzinho do verão por lá.
- Caso você queira evitar os meses mais caros e cheios, a alternativa é apostar nos meses intermediários. Junho e setembro são boas opções, com temperaturas mais agradáveis para os viajantes.
Veja mais sobre as temperaturas no Algarve no site Holiday Weather.
Como Chegar e Como Circular no Algarve
- É possível (e bem prático) chegar no Algarve de ônibus, seja a partir da Espanha ou de Lisboa.
- Há também opção de viajar de trem ou de avião, até o Aeroporto de Faro. A viagem de avião dura cerca de 40 minutos.
- A forma mais prática de circular no Algarve é de carro.
- Em 2014, nós viajamos sem carro, e tivemos que nos desdobrar no sistema de transporte público do Algarve, que é eficiente, mas demanda mais tempo de viagem.
- Já em 2019, nós optamos pelo aluguel de carro que facilitou bastante a nossa vida e agilizou o roteiro.
- O blog Cultuga fez até uma série Algarve sem Carro, em que apresenta todas as opções de como chegar nos principais destinos do Algarve, sem carro.
- O blog Turomaquia explica bem as diferenças entre viajar de trem ou de ônibus pelo Algarve.
Leia mais:
Como Chegar e Como Circular no Algarve
Onde Ficar no Algarve
Albufeira
- Em parte do tempo de nossa viagem, nós ficamos hospedados em Albufeira. A cidade oferece uma ampla oferta de hotéis, com preços competitivos.
- O centro é bem agitado e charmoso. As construções brancas e entre falésias parecem um cenário de ilha grega.
- Por outro lado, o lugar é bem agitado mesmo. Até barulhento demais para o meu gosto. Em 2014, nós ficamos no Hotel Baltum, bem no centro. Apesar da comodidade de estar bem localizado, o barulho à noite incomodava.
Uma excelente opção é alugar uma casa nos arredores de Albufeira. Nós ficamos hospedados numa acomodação cinematográfica, a Shantivilla Casa da Montanha, que fica a 14 km das praias. O lugar é um sonho e comporta até 14 pessoas. Experiência digna de cinema.
- Em Albufeira, você também pode escolher uma hospedagem na Praia da Galé como o Vila Galé Praia ou o Epic Sana Algarve Hotel, na Praia da Falésia (uma das melhores praias de Portugal). Mais próximo do centro, algumas boas opções são o Hotel California Urban Beach e o Santa Eulalia Hotel & Spa.
Lagos
- Apesar de termos gostado de Albufeira, as praias mais bonitas do Algarve estão em Lagos. Então ficar nessa cidade foi nossa opção em 2019.
Nós adoramos a estrutura do Boavista Golf e Spa Resort. Alugamos uma casa completa, com 2 quartos, cozinha, sala e dois andares, também com toda estrutura de piscinas e spa, por um preço super convidativo. Valeu muito a pena.
- Algumas outras boas opções em Lagos são o Dom Manuel Hotel e o Cascade Wellness & Lifestyle Resort.
- O Carvi Beach Hotel tem localização excelente, próximo da Praia da Dona Ana e da Praia do Camilo.
- Para quem quiser economizar, vale conferir o Lagos Taghostel (localização bem central) e o Lagos Charming Villas.
- O meu amigo Rozemberg do blog Mochilão Barato, ficou hospedado no Quinta Bonita Boutique Hotel, vale conferir. O hotel é lindo.
Leia mais e veja algumas dicas de hospedagem:
Onde Ficar no Algarve: Albufeira ou Lagos
O que fazer em Algarve
- As praias são cinematográficas, cercadas de formações rochosas impressionantes ou falésias. O mar é gelado, por isso é recomendável ir no verão ou próximo dele.
- Entre os destaques das opções de o que fazer em Algarve, a Praia da Dona Ana e a Praia do Camilo, em Lagos, frequentemente entram nas listas das melhores praias do mundo. Aliás, foi na Praia do Camilo que encontramos as melhores condições para um banho de mar nas águas geladas do Algarve.
- Um dos programas bem legais é fazer um roteiro de caiaque pelas formações rochosas e praias de Lagos. É cinematográfico.
- Outras praias dignas de nota são a Praia de Benagil e a Praia da Marinha em Lagoa. A Praia da Marinha também entra em várias das listas das melhores praias do Algarve.
- Entre essas praias, está o Percurso dos Sete Vales Suspensos, uma trilha cinematográfica por cima das falésias da região. O percurso é bem extenso, mas você pode fazer somente o trecho entre Benagil e Marinha, que é o mais bonito.
- A Praia da Falésia em Albufeira e a Praia dos Três Irmãos, em Portimão / Alvor também são imperdíveis. Mas obviamente, todo o litoral tem praias belíssimas.
- O patrimônio histórico também merece ser conferido. Faro, Sagres, Lagos e Tavira foram centros muito importantes no século XV e por conta disso, guardam uma arquitetura tradicional nos seus centros históricos.
Passeios de Barco e Parque Aquático
- Para conhecer melhor as formações rochosas, os passeios de barco são ótimas opções.
- O passeio até as Grutas da Ponta da Piedade é um dos passeios mais famosos, mas o passeio até a Gruta de Benagil também virou cartão postal do Algarve. Você pode sair tanto de Lagos como de Albufeira (uma ótima opção é o Grutas e Golfinhos, oferecido pela Dreamwave Algarve).
Clique aqui para consultar preços e reservas dos passeios
- Tá procurando uma opção diferente de passeio? O Zoomarine também é uma boa dica, especialmente para famílias. É um parque aquático com espetáculos com animais, como shows de golfinhos, focas, leões marinhos e aves tropicais. Além disso, o lugar também tem brinquedos aquáticos como tobogãs, o novo Jurassic River e uma praia com ondas.
Leia também:
O que fazer na Europa: Dicas e Roteiros Imperdíveis
Nota: Nossa viagem para o Algarve em 2019 contou com apoio do Turismo do Algarve. A hospedagem na Shantivillas e os passeios até o Grutas e Golfinhos da Dreamwave e o parque temático Zoomarine foram um convite da RTA – Região de Turismo do Algarve.
Salve esse Pinterest para consultar depois
Outros Blogs:
- Roteiro de 5 Dias no Algarve no Deixa de Frescura
- Roteiro de 3 Dias no Algarve com carro alugado no Mochilão Barato
- Roteiro de 18 dias em Portugal no Apaixonados por Viagens
- As 7 Melhores Praias de Albufeira no 7 Continentes e 1 Passaporte
- Faro – Ilha Deserta e Cidade Velha no Turomaquia
- Ponta de Sagres: Fortaleza, Cabo de São Vicente e Pôr do Sol no Turista Profissional
- Praias da Costa Vicentina no Turista Imperfeito
19 Comentários
Pingback: TOP 15: Dicas de Lugares para Viajar no Mês de Julho
Fabio e Cleber, nem acredito que irei conhecer o Algarve neste mês. Claro que levarei suas dicas para conferir tudo o que puder. Seu roteiro é completo
Felizmente, aqui em Portugal podemos viajar pelo pais, mantidas todas as regras de segurança, é claro. Irei com meu filho e nora e ficaremos em Alvor. Beijos
Que delícia Silvia. Aproveite muito e que vocês tenham dias maravilhosos e ensolarados no Algarve. Depois me conte mais sobre como foi ficar em Alvor. Beijo grande.
Boa tarde, como você foi para Lagoa e Portimão? Fez 1 bate e volta, qual cidade base é melhor para conhecer as 2 cidades? Ou você fez passeio fechado?
Temperatura da água em agosto?
Agosto é o mês mais quente por lá, média de 23 graus.
Gostei do roteiro e dos detalhes que vocês publicam, ajuda muito. Pretendo ir em setembro conhecer o Algarve e Sevilha. Obrigada
Amei! Meu roteiro de viagem será baseado na viagem de vocês! Suas imagens são ótimas!
Acho que todos nós somos apaixonados pelo Algarve!! Também não tem como né?!
Acompanhei a viagem pelo Instagram e adorei. O Algarve sempre me surpreende e cada vez que visto descubro algo novo.
Excelente post!!
Abs
Verdade meu amigo. Dessa vez nós fomos para ficar mais tempo e mesmo assim ainda voltamos cheio de lugares ainda por conhecer. Abraço grande e muito obrigado.
Brigaduuuu por indicar o Turomaquia 🙂
Sempre um prazer indicá-la Patricia. Beijos.
Olá! Sou sua seguidora! E viajo com vcs nas suas viagens! Gostaria de saber qual é a melhor época para conhecer o Algarve sem ser na alta temporada?
Oi, Denise. Muito obrigado pelo comentário. Julho e agosto são os meses de alta temporada, então vale a pena apostar em Setembro (até metade do mês ainda é verão) ou Junho. Abração.
COmo sempre …sensacional!!
Parabéns…
Muito obrigado Dhian. Abraços.
Caramba, que super guia! Mais completo impossível!!! Adorei me ver nele, rsrsrs.
Beijos
Oi, Ana. Não dá para pensar em viajar para Portugal e não lembrar de vocês. Beijos e muito obrigado.