Quais são os blocos LGBT que bombaram no carnaval de São Paulo nos últimos anos? Baseado em nossa experiência dos últimos 4 carnavais que frequentamos, passando de bloquinho em bloquinho, preparamos uma lista dos melhores blocos, aquele bloquinhos que consideramos imperdíveis para esse ano.
Uma coisa que você precisa saber sobre o carnaval de rua de São Paulo é que tudo é bastante eclético. Existem os blocos gays, como listamos a seguir, mas a frequência é quase sempre diversificada. Assim como nos blocos “héteros”, os gays também participam no melhor clima de respeito à diversidade.
Eu e Cleber tínhamos nos casado em 2016 (se ainda não conferiu, dá uma olhada no post do nosso casamento gay em São Paulo), mas isso não impediu que a gente caísse na vibe incrível dos blocos de carnaval de São Paulo em 2017.
Dá uma olhada na programação dos principais blocos LGBT que vão rolar antes, durante e após o carnaval de São Paulo em 2020.
Programação Blocos LGBT SP 2020
Confira a programação dos melhores bloquinhos gays do carnaval de rua em São Paulo
Carnaval de São Paulo
O carnaval de rua de São Paulo só tem crescido e em 2020, alcança o status de destino mais procurado para o carnaval, superando até mesmo o Rio de Janeiro.
Pelo menos esse é o resultado da apuração feita pelo site Decolar, de acordo com o volume de vendas nos dias que antecedem o carnaval.
Em 2020 a expectativa de público é de 15 milhões de pessoas, com mais de 800 blocos nas ruas da capital. Mas nem sempre foi assim. Os números estão crescendo ano a ano.
Em 2018, por exemplo, a promessa de público do carnaval de São Paulo era de 4 milhões de pessoas. Mas essa meta foi alcançada, somente no fim de semana pré-carnaval, conforme dados divulgados pela Prefeitura de São Paulo. Levantamento da SPTuris ainda indicou um movimento financeiro na cidade de R$ 550 milhões em 2018, um crescimento de 75% em relação ao ano anterior.
Pensar em carnaval em São Paulo, até 3 ou 4 anos atrás, era pensar em ruas vazias e tranquilas e fazer uma maratona de filmes para o Oscar. Mas de alguns anos para trás, o carnaval de rua de São Paulo ganhou público e fama, com os famosos bloquinhos de rua.
Blocos de SP: dos pequenos aos megablocos
Em 2019, São Paulo somou 556 blocos de rua, superando até mesmo o Rio de Janeiro, que alcançou 498 bloquinhos oficiais. A estimativa de dinheiro envolvida em 2019 no carnaval de São Paulo foi de R$ 880 milhões. O reflexo principal é no setor hoteleiro, que recebe um pico de demanda durante a época do carnaval (lembrando que a agenda inclui também a semana pré e pós carnaval). O setor chega a 95% de ocupação.
A preocupação era que com todo esse aumento, o carnaval de rua começasse a ficar muito cheio ou perigoso. Eventos esporádicos aconteceram, obviamente, mas no geral a festa manteve o mesmo espírito de alegria e diversidade de outros anos.
Alguns blocos tiveram problemas com superlotação, então a dica para quem quer se divertir com tranquilidade, é procurar os blocos menores e com menos celebridades ou artistas famosos.
Mas a Prefeitura de São Paulo organizou os megablocos em avenidas com maior capacidade, como a Avenida Tiradentes, que comportaram bem um fluxo maior de pessoas. Em 2018, a Avenida 23 de Maio foi o palco desses grandes desfiles, mas por questões de segurança essa nova via foi escolhida em 2019.
Bloquinhos Gays
Confira o vídeo que preparamos sobre os blocos de rua para o nosso canal no YouTube.
Pensar nos blocos de rua e não pensar no público LGBT é praticamente impossível. Uma das coisas mais legais dos carnaval de rua em São Paulo (assim como em outros destinos como Rio de Janeiro ou Salvador) é que a tolerância é a regra.
Em 2019, após a eleição do presidente homofóbico Jair Bolsonaro, havia uma preocupação de que esse clima não permanece. Mas felizmente, a diversidade e a tolerância reinaram mais uma vez. E as manifestações políticas também ocuparam um espaço maior do que de costume.
O importante é que todos os públicos continuam a conviver numa boa, e ver famílias hétero ao lado de casais gays se beijando é uma coisa normal. Todos iguais em um único objetivo: se divertir.
Programação dos Blocos de Rua 2020
A programação do pré-carnaval de São Paulo começa em janeiro mesmo, com diversos ensaios e shows distribuídos pela cidade. Mas nesse período, os ensaios acontecem em lugares fechados e, geralmente, com entrada paga. Uma das exceções são os ensaios do Acadêmicos do Baixo Augusta.
Mas aqui nesse post vamos falar exclusivamente dos blocos LGBT.
Sentiu falta de algum bloquinho aqui na lista? Deixa nos comentários que a gente corre atrás e acrescenta.
Pré Carnaval e Ensaios Abertos
Festival Verão sem Censura
- Festival Verão sem Censura
- Cortejo Bloco Espetacular Charanga do França – 23h
- Bloco Tarado Ni Você – 0h
- Bloco Minhoqueens – 1h
- Local: Praça Ramos de Azevedo (em frente ao Theatro Municipal)
- A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, celebra a democracia e a liberdade de expressão com o Festival Verão Sem Censura. O festival teve 14 dias de programação e incluiu, obviamente, blocos LGBT que são uma das manifestações culturais oprimidas pelo governo federal.
Bloco Minhoqueens Esquenta da Mama
- Bloco Minhoqueens – Esquenta da Mama
- Data: 01/02/2020 às 14h
- Centro Cultural da Diversidade – Rua Lopes Mendes 206, Itaim Bibi
- O Bloco Minhoqueens já promoveu 2 esquentas no pré-carnaval, nós adoramos o esquenta que rolou no Hotel Cambridge, tudo na faixa
Bloco do Sai, Hétero
- Bloco do Sai, Hétero – Ensaio Aberto
- Data: 08/02/2020 às 14h
- Praça Marechal Cordeiro de Farias (Metrô Paulista)
- O ensaio vai rolar no Container A4, que fica no final da Avenida Paulista (ali pertinho da Av. Angélica e Dr. Arnaldo).
Dias 15 e 16 de Fevereiro – Fim de Semana Pré-Carnaval
ATENÇÃO: As informações foram coletadas no site da Prefeitura de São Paulo e nas páginas dos blocos no Facebook. Mas é importante conferir eventuais alterações e cancelamentos nas redes sociais dos organizadores, antes de sair para os bloquinhos.
Bloco Será que É
- Bloco Será que É?
- Data: 15/02/2020 às 13h30
- Concentração: Rua Augusta esquina com Rua Matias Aires
- Bloco organizado pelo Museu da Diversidade Sexual, um dos pontos do orgulho LGBT mais importantes de São Paulo
Bloco Sereianos
- Bloco: Sereianos
- Data: infelizmente o bloco não encontrou patrocínio para desfilar em 2020
- Local: Praça da República
- O bloco das sereias, dos sereios e dos tritões chama o pessoal pra botar a cauda na avenida.
Bloco A Madonna Tá Aqui
- Bloco: A Madonna Tá Aqui
- Organização: Madonnaonline
- Data: 15/02/2020 às 12h
- Concentração: Pátio do Colégio
- Músicas da Madonna em ritmos brasileiros prometiam agitar a estréia desse bloco. Nós adoramos, o bloco foi tranquilo, animado e bem organizado.
Gambiarra – O Bloco
- Bloco: Gambiarra
- Data: 16/02/2020 às 14h
- Concentração: Teodoro Sampaio com Henrique Schaumman (em frente ao Habibs)
- Sob comando de Tiago Abravanel, o bloco dessa tradicional festa de atores de São Paulo tem muita música brasileira.
Acadêmicos do Baixo Augusta
- Bloco: Acadêmicos do Baixo Augusta
- Data: 16/02/2020 às 14h
- Concentração: Rua da Consolação
- Mistura héteros, LGBT e muita gente bonita que vai viajar para fora de São Paulo no carnaval e quer aproveitar o fim de semana anterior. Em 2019, o bloco comemorou 10 anos e contou até com apresentações acrobáticas, além das presenças de Alessandra Negrini, Simoninha, Maria Rita e Tulipa Ruiz.
Chá Rouge
- Bloco: Chá da Alice
- Data: 16/02/2020 às 13h
- Concentração: R. Heloísa Camargo entre Rua Evans e Rua Otília (dados da Prefeitura, a confirmar)
- Em 2017, o número de pessoas desse bloco (inspirado numa das maiores festas pop do país) foi um dos que mais impressionou. Em 2018 o bloco contou com parceria com o Grupo Rouge.
Dia 22/02 – Sábado de Carnaval
Fique ligado que esse é o dia com os melhores bloquinhos gays do carnaval, na nossa opinião. Então o difícil é escolher em qual ir.
Taradu ni Você
- Bloco Tarado ni Você
- Data: 22/02/2020 às 11h
- Concentração: Avenida Ipiranga x Av. São João
- Ao som de músicas de Caetano Veloso (um dos hits mais frequentes é Tieta, que já foi tema de outra edição) e outros tantos sons, o bloquinho é um dos mais deliciosos do carnaval de São Paulo.
Bloco Agrada Gregos
- Bloco: Agrada Gregos
- Data: 22/02/2020 às 14h
- Concentração: Parque Ibirapuera
- A ideia é conhecer alguns deuses gregos no bloco. Presença LGBT garantida, em 2018 houve mudança de local para o Ibirapuera e o bloco estava absurdamente lotado. Em 2019 na Marques, melhorou um pouco mas houve uma chuva muito forte e o final foi caótico, com ruas alagadas e metrô lotado. Em 2020 voltou ao Ibirapuera, mas como sempre muito lotado.
Minhoqueens
- Bloco: Minhoqueens
- Data: 22/02/2020 às 14h
- Concentração: Praça da República esquina com a Avenida Ipiranga
- Um dos bloquinhos gays que mais cresceram no carnaval de São Paulo, organizado pela queridíssima Mama Darling. Circulou no centro, mas alguns episódios de roubos de celulares atrapalharam um pouco a diversão das pessoas.
Dia 23/02 – Domingo de Carnaval
Explode Coração
- Bloco Explode Coração
- Data: 23/02/2020 às 12h
- Concentração: Praça da República
- Lindo bloco ao som das músicas de Maria Bethânia e outras músicas no mesmo espírito da rainha. Em 2020, contou com participações de Alice Caymmi, Felipe Catto e Marina Mathey.
CarnaUrsos
- Bloco CarnaUrsos
- Data: 23/02/2020 às 14h
- Concentração: Largo do Arouche
- Bloco de rua organizado pela Ursound, tradicional festa de ursos de São Paulo. O bloco contou com um carro pequeno, mas foi uma delícia e com muitos ursos queridos.
Vra Power Bloco
- Vra Power Bloco
- Data: 23/02/2020 às 15h
- Concentração: Rua Augusta x Matias Aires
- Uma opção de bloco legal circulando pela Rua Augusta
Inimigos do Fim
- Bloco Inimigos do Fim
- Data:
23/02/2020 às 12halterado para o dia 03/03/2020
- Concentração: Rua Augusta com Matias Aires
- Dos mesmos organizadores do Bloco Agrada Gregos, a proposta é trazer música eletrônica para o carnaval de São Paulo. O bloco foi um dos que mais curtimos, com boa música, gente bonita e ambiente tranquilo para curtir a descida da Rua Augusta.
Ver essa foto no Instagram
Dia 24/02 – Segunda-Feira de Carnaval
LoveFest
- Festival LoveFest
- Data: 24/02/2020 às 14h
- Concentração: Avenida Tiradentes (Metrô Armênia e Luz)
- Vários blocos LGBT reunidos no Love Fest: Desculpa Qualquer Coisa, Gaymada, Minhoqueens, Bregsnice e Meu Santo é Pop, entre outros. Um dos melhores blocos do carnaval de rua de São Paulo, sob comando do excelente As Bahias e a Cozinha Mineira.
- Em 2019, o bloco circulou na Avenida Tiradentes (dispersão em frente a Pinacoteca), novo espaço para os desfiles que funcionou bem, com bastante espaço e segurança.
Domingo Ela Não Vai
- Bloco: Domingo Ela Não Vai
- Data: 24/02/2020 às 12h
- Concentração: Avenida Ipiranga x Avenida São João
- Em 2017, o bloco lotou com a presença de Gretchen e teve cobertura do canal gay Põe na Roda. A proposta é muita música dos anos 80, samba e axé no estilo do grupo É o Tchan. Em 2018 migrou para a Avenida 23 de Maio e em 2019 para a Avenida Tiradentes, para onde foram deslocados os megablocos de São Paulo.
Bloco do Sai Hétero
- Bloco: Bloco do Sai, Hétero Mimimi
- Data: 24/02/2020 às 12h
- Concentração: Rua Augusta 1343 – Consolação
- Apesar do nome, esse bloco gay também recebe bem os héteros, mas sem homofobia. O bloco é bem tímido, com um carro de passeio adaptado com uma caixa de som, mas a Augusta estava super lotada e a festa foi boa. Na sequência ainda vieram os blocos da Salete Campari e o Bloco da Tereza, organizado pelo Espaço Desmanche, mas em 2020 mudou de dia, para a segunda-feira de carnaval.
Bloco das Gloriosas
- Bloco: Bloco das Gloriosas
- Data: 24/02/2020 às 14h
- Concentração: Avenida Tiradentes
- Liderado por Glória Groove, o bloco em 2019 foi uma grande muvuca e aperto no centro de São Paulo. Esse ano vai para uma avenida maior, então torcemos para que o pessoal possa curtir melhor. As atrações confirmadas são Lia Clark, Potyguara Bardo, Danny Bond, Kaya Conky, Armário de Saia e DJ Duda Dello Russo
Blocu
- Blocu
- Data: 24/02/2020 às 14h
- Concentração: Pátio do Colégio
- O bloco causou polêmica após um vídeo postado no Twitter do presidente Jair Bolsonaro em que um folião recebe um golden shower. A proposta do bloco é a favor da diversidade e de todas as liberdades.
Bloco do Queen Magia (CANCELADO)
- Bloco do Queen Magia
- Data: 24/02/2020 às 12h
- Concentração: Largo do Arouche
- Em ano do filme Bohemian Raphsody concorrendo ao Oscar, esse era um dos blocos que pensamos serem um dos mais concorridos em 2019, mas o público foi bem discreto. Mas o bloquinho estava ótimo, com música ao vivo e de qualidade. Em 2020, eles estão promovendo uma vaquinha virtual, senão o bloco não rola.
Dia 25/02 – Terça-Feira de Carnaval
Ver essa foto no Instagram
Bloco da Tchaka
- Bloco da Tchaka
- Data: 25/02/2020 às 11h
- Concentração: Largo do Arouche
- Primeiro desfile do bloco da Drag Tchaka, apresentadora oficial há alguns anos da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Bloco da Pabllo
- Bloco da Pabllo
- Data: 25/02/2020 às 14h
- Concentração: Avenida Tiradentes (Metrô Armênia ou Metrô/CPTM Luz)
- A chuva e o excesso de público atrapalharam um pouco o bloco em 2019, mas Pabllo como sempre arrasa.
Bloco da Mama
- Bloco da Mama
- Data: 25/02/2020 às 14h
- Concentração: Praça Marechal Deodoro
- Da Mama organizadora do Bloco Minhoqueens (que também participa do Love Fest), é uma alternativa para um bloco menos muvucado.
Bloco da Salete
- Bloco da Salete Campari
- Data: 25/02/2020 às 15h
- Concentração: Rua Augusta com Rua Matias Aires
- Uma das drag queens mais famosas da noite paulistana retorna com seu tradicional trio elétrico pela Rua Augusta. Já é o segundo ano que acompanhamos o bloco, que é mais uma alternativa para o mega lotado bloco da Pabllo.
Fim de Semana Pós Carnaval – Dias 29/02 e 01/03/2020
Meu Santo é Pop
- Bloco: Meu Santo é Pop
- Data: 29/02/2020 às 12h
- Concentração: Largo do Arouche
- O bloco rola no pós carnaval e costumava descer a Rua Augusta ao som de hits das divas do pop, adoradas pelo público LGBT. Depois mudou para o Largo do Arouche, mas é uma boa das melhores opções de bloquinhos gays.
Bloco da Diversidade
- Bloco da Diversidade
- Data: 29/02/2020 às 14h
- Concentração: Largo do Arouche
- Organizado pela Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo e traz a diversidade como lema do público e da seleção musical.
Bloco da Preta
- Bloco da Preta
- Data: 01/03/2020 às 13h
- Concentração: Obelisco do Ibirapuera
- Estréia de Preta Gil no carnaval de São Paulo, uma alternativa para tentar distribuir o público do bloco da Daniela Mercury, sempre bastante cheio.
Daniela Mercury – Pipoca da Rainha
- Bloco: Pipoca da Rainha, com Daniela Mercury
- Data: 01/03/2020 às 12h
- Concentração: Rua da Consolação
- Como de costume, Daniela Mercury vem encerrar a programação do carnaval de rua de São Paulo, sempre bom muita energia. Axé, nós te amamos Daniela.
Leia mais:
- Carnaval de São Paulo infla e deixa Rio para trás na Folha de São Paulo
- Programação dos Blocos de Carnaval 2020 São Paulo no site da Prefeitura de São Paulo
2 Comentários
Faltou o Largadinho do dia 09 de março.
Valeu Bruno