Uma dúvida muito comum de todo viajante é para onde viajar em cada mês do ano. Será que vai chover? Será que é um mês bom? Como encontrar melhores preços? Enfim, todo mundo quer fazer o melhor de suas viagens.
Para nós, essa escolha ainda é mais importante. Nosso trabalho, além de identificar os melhores lugares para viajar no Brasil e no mundo, é sempre mostrar o melhor de cada destino para vocês. Por conta disso, temos sempre a preocupação de visitar cada lugar na sua melhor época. Já imaginou se a gente postasse fotos de praia com chuva? Aquele céu azul faz toda a diferença.
Na hora de pesquisar as tendências do clima, costumamos consultar sites como o Holiday Weather, o Climate-Data ou Weather Spark, que nos apresentam a média das temperaturas e a precipitação de cada destino. Através dele, conseguimos identificar quais são os meses mais e menos chuvosos. Até mesmo a temperatura do mar é possível consultar.
Além disso, é importante ficar atento ao calendário de eventos, caso você queira aproveitar festas como o carnaval, São João ou eventos específicos, como festivais gastrônomicos, festivais de cinema, festas literárias ou eventos culturais. Esses eventos podem vir para o bem ou para o mal: para o bem se você quer aproveitar o evento, para o mal porque os lugares podem ficar mais caros e mais cheios.
Então fique ligado nas dicas de para onde viajar em cada mês do ano, no Brasil e no exterior, e não esqueça de comentar no final desse artigo se você tiver alguma outra dica de viagem e o mês ideal para compartilhar.
Para Onde Viajar em Cada Mês do Ano – Janeiro a Dezembro
Quais os melhores meses para viajar barato, para viajar pra praia, para o Nordeste, para curtir o frio ou para conhecer destinos de ecoturismo
Assista também nosso vídeo no YouTube com os melhores lugares para viajar em cada mês de 2024
1 – Janeiro
Brasil – Melhores Meses para Viajar para o Nordeste
- No Brasil, a Região Nordeste está com clima ótimo e ensolarado, exceto o Ceará.
- Aposte em destinos como Costa dos Corais (Alagoas), Natal, João Pessoa ou Porto de Galinhas.
- Já visitamos a Costa do Descobrimento, na Bahia (Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso) no mês de janeiro e adoramos. Essa dica vale até março.
- Os preços não estão muito camaradas, mas é janeiro né? Se você quer praia mas procura viagem barata, melhor evitar o verão. Mas ainda assim, seguindo nossas dicas, dá para economizar.
- Praias na Região Sudeste em geral sofrem com as chuvas no período da tarde, sejam nas chuvas praias do litoral norte de São Paulo ou até mesmo no Rio de Janeiro.
- Ubatuba é um dos destinos mais chuvosos, com precipitação acima de 200 mm no mês.
- Se a passagem áerea está cara para ir ao Nordeste, nossa dica é a Região dos Lagos (Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio, entre outras cidades), onde chove menos do que no litoral norte de São Paulo. De São Paulo até lá são 8 horas de carro, já os cariocas levam apenas 2 horas até essa região.
- Para quem não curte praia, também é importante ficar atento sobre destinos de ecoturismo como Chapada dos Veadeiros, Chapada Diamantina, Jalapão ou regiões de serra (como a Serra da Mantiqueira). É que nesses meses chove muito, estradas ficam ruins e as cachoeiras ficam perigosas.
- Em Tiradentes, uma das cidades históricas de Minas Gerais, em janeiro acontece a Mostra de Cinema, que em 2020 chegou a sua 23ª edição. O evento é um dos mais importantes do setor audiovisual do país, com exibição de mais de 100 filmes.
Leia mais:
O que fazer em Natal, Rio Grande do Norte – Guia Completo
Viagem Internacional
- No exterior, os destinos do hemisfério norte estão muito frios, por isso não recomendamos viajar para os Estados Unidos, Canadá ou Europa. Alguns destinos sofrem não só com o frio, mas a neve também causa transtornos de locomoção nas cidades.
- Se você gosta de esquiar, aí sim pode considerar destinos de neve na Suíça.
- Vale apostar em destinos do Caribe, como Aruba, Curaçao, San Andrés e Punta Cana.
- Cancun e Riviera Maya, no México, também são ótimas opções. Aliás, caso você ainda não conheça, vale apostar em Holbox, uma ilha no México que fica a 2h de Cancun.
- Novamente, esses destinos do Caribe também ficam mais caros nos meses de verão e Cancun, por exemplo, lotada de brasileiros.
- Esse é um bom mês para visitar os destinos do Sudeste Asiático, como a Tailândia, o Vietnã e as Filipinas. Austrália e Maldivas também são boas pedidas.
- Na América Latina, é uma boa época para curtir o verão em Santiago do Chile ou em Buenos Aires, na Argentina.
- Esse é um dos melhores meses para visitar a Patagônia, por exemplo.
RESUMO
Bons lugares para viajar: Nordeste do Brasil, Caribe, Santiago, Buenos Aires, Serra Gaúcha (Vindima), Região dos Lagos.
Melhor evitar: Região Sudeste, Chapadas, Jalapão, Serra da Mantiqueira, Europa, Estados Unidos
2 – Fevereiro
Brasil: Carnaval (Bloquinhos e Fugir da Folia)
- Para quem curte o carnaval, Salvador, Recife, Olinda e Rio de Janeiro são destinos campeões.
Caso você seja como nós, e adore um bloquinho de rua, São Paulo e Belo Horizonte viraram alguns dos destinos mais populares para quem curte carnaval de rua. Todo ano nós acompanhamos vários blocos em SP. Rio de Janeiro, lógico, também entra no páreo. Tudo na faixa, é só sair na rua e curtir. E em 2024 ainda vamos assistir o Desfile das Escolas de Samba de São Paulo no Camarote Sensação.
- Finalmente, tem também a turma que quer lugares tranquilos. Destinos da Região Sudeste atingem valores exorbitantes, então pode ser uma boa pensar em destinos do Nordeste onde não há carnaval, como Fortaleza e João Pessoa.
- Se quiser relaxar sem gastar muito, Curitiba e seus lindos parques podem ser uma excelente opção. Dá até para fazer um roteiro de cerveja na região (no verão hein, delícia).
- Na Serra Gaúcha está rolando a vindima, que é a época da colheita das uvas (considerada por muitos o período mais bonito para visitar os vinhedos do Rio Grande do Sul). Em outras regiões vinicultoras também acontece o evento, como em São Roque, conhecida por seu roteiro do vinho.
- Em Bento Gonçalves, a Estação Vindima entrou para o calendário oficial de eventos turísticos da cidade em 2015. Desde então, apresenta uma variação programação. Em 2020, os eventos começam no dia 10 de janeiro e segue até o dia 22 de março. Almoços harmonizados, piqueniques e a pisa da uva, ao som de músicas tradicionais da imigração italiana.
- Em 2020, o Veraneio da Vindima em Garibaldi ocorre a partir do dia 17 de janeiro e a programação segue até 14 de março. É possível realizar a colheita e a pisa de uva, além de saborear pães, salames, copas, queijos, grostoli, sfregolá, brusquetas, polenta sapecada e bebidas típicas como sucos de uva, vinhos e espumantes.
Leia mais:
O que fazer em Maragogi: Guia Completo
Viagem Internacional
- Os destinos do Caribe continuam em alta e além dos que citamos em janeiro, vale acrescentar ainda Bahamas, Jamaica e a própria cidade de Miami, nos Estados Unidos. Apesar de não ser um destino caribenho, ela é a porta de entrada para várias ilhas do Caribe.
- Destinos do América Latina como Santiago também são boas opções e está rolando a vindima por lá, ou seja, a época da colheita das uvas. Uma ótima ocasião para visitar as vinícolas.
- É melhor evitar outros destinos do Chile como Puerto Varas ou Deserto do Atacama, que nessa época enfrentam mais chuvas.
- A Entidade de Turismo de Buenos Aires recomenda os meses de janeiro e fevereiro já que nesta época o trânsito é mais ágil e o transporte público mais confortável. A cidade fica mais tranquila pois os moradores viajam de férias (mais ou menos como aqui em São Paulo).
- Além da Patagônia, que continua sendo uma boa dica, visitar as vinícolas de Mendonza e também aproveitar a vindima, é uma ótima alternativa.
- Finalmente, vamos destacar aqui também o Egito. De outubro até abril são os meses em que o calor é mais ameno por lá.
RESUMO
Bons lugares para viajar: Destinos de Carnaval, Nordeste do Brasil, Caribe, Serra Gaúcha (Vindima).
Melhor evitar: Região Sudeste, Chapadas, Jalapão, Serra da Mantiqueira
3 – Março
Brasil – Um dos Melhores Meses para Viajar para Praia
- Não deu para ir até o Nordeste no verão? Ainda tem chance. Março é um bom mês para pegar o finalzinho do verão, sem gastar os preços caros da alta temporada.
- Infelizmente, nem todos os Estados do Nordeste são ensolarados nessa época. Alagoas, Bahia e Pernambuco são as melhores opções.
- Lembre-se de não visitar o Ceará nessa época. Março é um dos meses mais chuvosos por lá.
- Ainda não é o momento de viajar para os Lençóis Maranhenses. É o auge da época de chuvas por lá (ou seja, vai chover bastante), e pode ser que as lagoas ainda não estejam cheias (a temporada de chuvas segue até junho).
Um destino que vale a pena apostar é na Região dos Lagos. O pessoal diz que nesse mês o mar de Arraial do Cabo atinge tonalidades ainda mais impressionantes e você ainda pega o finalzinho do verão, quando fica mais fácil suportar as águas geladas do mar da região. A temperatura do mar chega em 25º C, a maior do ano.
Saiba mais:
O que fazer em Arraial do Cabo: Dicas e Roteiro de Viagem
- Subindo mais um pouco, vale também apostar nas praias do Espírito Santo. Guarapari tem águas muito geladas, então ir ainda no verão ajuda. Já Itaúnas, quase divisa com a Bahia, ganha com águas mais quentinhas e também para quem curte lugares mais rústicos.
- Espera mais um pouquinho que ainda não dá para viajar para outros destinos da Região Sudeste e Centro-Oeste sem pegar chuva. As praias de Paraty, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião estão muito chuvosas nesse período.
- Para quem gosta de eventos temáticos, Gramado traz a Páscoa em Gramado, com decoração pela cidade, Casa do Coelhinho, Vila da Páscoa na Praça das Etnias e o Desfile de Páscoa na Avenida Borges de Medeiros, nos mesmos moldes do Natal Luz. Em 2024 a Páscoa acontece em março.
Viagem Internacional
- Entre os destinos internacionais, o Caribe continua com tudo. Aruba, Curaçao ou Punta Cana são boas pedidas. Cancun e Riviera Maya, no México, também são ótimas opções. Todos esses destinos tem pouquíssima chuva nesse período. Em 2019, viajamos para Cancun no mês de março e adoramos, apesar do Spring Break.
- Uma dica excelente é San Andrés, na Colômbia. Para viajar para lá não precisa nem de visto nem de passaporte, e esse é um destino barato para brasileiros, além de ser belíssimo.
- Na Europa, ainda está frio, mas pode ser legal visitar grandes capitais, que no verão ficam caras e lotadas. Paris, Roma, Londres são algumas das opções para esse mês.
- Ainda dá para curtir a vindima em Santiago do Chile e Mendonza e Salta na Argentina.
Leia mais:
San Andrés, O Caribe mais Barato: Guia Completo
RESUMO
Bons lugares para viajar: Nordeste do Brasil (Bahia), Região dos Lagos, Espírito Santo, Caribe.
Melhor evitar: Maranhão, Piauí, Ceará, Praias de São Paulo e Litoral Sul do RJ, Chapadas, Jalapão, Serra da Mantiqueira
4 – Abril
Brasil – Um dos Melhores Meses sem Chuvas no Sudeste
- Abril costuma ter dois feriados, a Páscoa (que em 2024 acontece em Março) e Tiradentes, então tá todo mundo correndo atrás de dicas de viagem curtinhas.
- Na Região Sul, essa pode ser uma boa época para viajar para as praias de Santa Catarina, como Florianópolis, Praia do Rosa ou Bombinhas. A época das chuvas já passou, é só torcer para o calor também aparecer.
- O período de chuvas também deu uma trégua na Região Sudeste, o que favorece tanto as viagens para as regiões de serra, como na Serra da Mantiqueira, como as praias do litoral norte de SP.
- No inverno, destinos como São Sebastião e Ubatuba ficam mais tranquilos e charmosos (exceto nos feriados, obviamente). E fique tranquilo, pois o mar não vai estar muito gelado.
Saiba mais:
O que fazer em São Sebastião: Muito Além das Praias
- Pode ser um bom mês para visitar Capitólio, aquele lugar com belíssimas cachoeiras no estado de Minas Gerais, com menos chuvas e com o excesso de turistas do verão.
A temporada de chuvas começa na Região Nordeste, então é melhor evitar. Se quiser ir mesmo para a região, escolha Porto Seguro onde as chances de chuva são menores nesse período (justamente pela proximidade com a Região Sudeste).
Viagem Internacional
- Como já mencionamos, março e abril são os meses do Spring Break (uma espécie de semana do saco cheio dos universitários dos Estados Unidos). Por isso, é melhor evitar resorts muito baratos na Zona Hoteleira de Cancun. Mas fora isso, é um dos melhores meses para ir para Cancun e Riviera Maya.
- Abril é um mês ótimo para viajar e economizar no Caribe ou na Flórida, já que passou a alta temporada de viagem dos norte-americanos (que viajam até o período de Páscoa).
- Uma ótima experiência é fazer um cruzeiro no Caribe. Nós fizemos o MSC Seascape, que sai de Miami e visita a Jamaica, as Ilhas Cayman, Cozumel e as Bahamas. São 4 ilhas do Caribe na mesma viagem. Vale muito a pena.
- Para quem quer viajar para a Europa, a primavera já começou por lá. Mas a primavera deles ainda é bem fria e chuvosa, então se você procura um clima mais agradável, melhor apostar nos meses seguintes. Mas vale pensar em Amsterdam, na Holanda, quando começa o Keukenhof (o Jardim de Tulipas).
- Viajar para Marrocos também é uma alternativa, sem o frio do inverno e sem o calor do verão.
Confira tudo:
Cancun – 10 Perguntas e Respostas Mais Frequentes: Melhor Época, Onde Ficar, Quanto Custa
5 – Maio
Brasil – Um dos Melhores Meses para Destinos de Ecoturismo
- Nós adoramos viajar nesse mês. Costuma chover menos em boa parte do país (exceto Região Norte e Nordeste) e os preços estão mais camaradas.
Já visitamos a Região dos Lagos no mês de maio e adoramos. Tudo mais tranquilo e dias de sol bem bonitos. Mas obviamente, a chuva pode dar as caras de vez em quando. Aposte em Búzios ou Cabo Frio como cidades base.
Leia também:
Búzios: Dicas e Roteiro de Viagem de 4 Dias
- Outros destinos de praia que você pode apostar são Ilha Grande, Paraty, Litoral Norte de São Paulo e Santa Catarina.
- A partir de maio, é mais garantido encontrar lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses, mas ainda pode chover bastante por lá.
- No Sul do Brasil, a região de Aparados da Serra também é um destino imperdível, com trilhas pela borda de lugares como o Cânion Fortaleza ou o Cânion Itaimbezinho.
Destinos de ecoturismo como Bonito, Chapada dos Veadeiros, Chapada Diamantina ou o Jalapão já estão livres do período de chuvas. Cachoeiras mais cristalinas (sem aquela água barrenta) e trilhas sem lama.
- Além das chuvas, outro motivo para visitar a Chapada Diamantina a partir de maio é por causa da incidência solar em algumas grutas da região. Os raios de sol entram nas águas cristalinas de lugares como o Poço Azul ou o Poço Encantado, deixando a cor das águas com tonalidades surreais.
Viagem Internacional
- Esse é um dos melhores meses para viajar para o Deserto do Atacama e para a Bolívia. Com temperaturas extremas no verão e inverno, a dica é viajar para lá nos meses com menor variação de temperatura (na primavera e outono deles).
- Outra opção para esse mês é o Peru, que já superou a temporada de chuvas. Um ótimo mês para visitar Machu Picchu e fugir da alta temporada, nos meses de julho e agosto.
- Nos Estados Unidos, a Califórnia também pode ser uma boa opção, em roteiros como a cinematográfica Highway 1, que vai de São Francisco até Los Angeles, ou o Parque Yosemite.
- Maio também é um mês bem agradável para viajar para Nova York.
- Ainda não é verão na Europa, mas a primavera já traz uma série de eventos interessantes, como a Primavera de Praga, um Festival Internacional de Música Clássica.
- Nós já viajamos para a Espanha e Grécia em maio, e apesar de serem país mais quentes, em maio ainda não está tão quente por lá. A temperatura da água do mar, por exemplo, é um dos maiores problemas desse mês.
- Mas se você não faz questão de entrar no mar, pode curtir viagens na Europa com belezas naturais, como a Costa Amalfitana, a Cinque Terre e a Toscana, na Itália.
- Viaje para o Caribe com cautela. Lugares como San Andrés, por exemplo, já apresentam clima mais instável, mas ainda não é época de furacões. Aruba, Cancun, Curaçao, Miami e Punta Cana ainda apresentam o clima seco e propício para curtir as praias.
Clique aqui para saber mais:
Deserto do Atacama: Dicas, Quando Ir e Roteiro de Viagem
6 – Junho – Um dos Melhores Meses para Viajar para a Europa e Estados Unidos
Brasil
- É época de São João no Nordeste, uma festa lindíssima. E já que estamos com as lagoas cheias nos Lençóis Maranhenses, viajar para o Maranhão é uma excelente pedida nesse mês.
A Rota das Emoções é um roteiro que inclui Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara na mesma viagem. O auge da temporada começa justamente em junho e segue até setembro. Aproveite que junho ainda tem melhor preços do que julho.
Saiba tudo:
Rota das Emoções: Roteiro Completo, Dicas e Preços
- Como estamos com menos chuvas, também vale super a pena apostar nas Cataratas do Iguaçu. A região fica mais bonita quando chove menos, e a água das quedas não fica tão barrenta. As gotículas também atrapalham a visibildade quando o volume das quedas está muito grande.
- Para quem curte cachoeiras, a Chapada dos Veadeiros é um dos lugares mais lindos do Brasil, vale a pena conhecer. Aproveite e inclua destinos próximos, como Brasília ou Pirenópolis.
- Para quem vive na Região Sudeste, é época de ir para a Serra da Mantiqueira curtir o friozinho. São vários destinos incríveis, com destaque para Campos do Jordão (em São Paulo) e Monte Verde (em Minas Gerais). Mas prepare-se, pois esses são os destinos com maior altitude da Serra, portanto o frio é mais rigoroso.
- Para quem prefere destinos mais tranquilos e econômicos, vale apostar em Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí ou São Francisco Xavier.
Leia mais:
5 Cidades para Conhecer na Serra da Mantiqueira
Viagem Internacional
- Já que falamos que o mar ainda estaria gelado na Grécia em maio, em junho a temperatura estará perfeita. Então esse é um mês ótimo para visitar as ilhas da Grécia como Creta, Mykonos, Santorini e Zakynthos, entre tantas outras.
- Se você gosta de praia e também um pouco de agito, você pode também visitar as Ilhas Baleares como Ibiza ou Mallorca, na Espanha ou a Riviera Francesa.
- Outros destinos de verão promissores na Europa são a Albânia e a Croácia.
Esse é um dos melhores meses para viajar para a Europa, Estados Unidos e Canadá. Já é possível encontrar dias mais quentes, mas ainda sem os preços caros dos meses de verão.
- Para quem procura neve, pode ser que você já dê sorte para encontrá-la nas estações de ski do Chile, mas é melhor aguardar até julho.
- O Caribe, teoricamente, já se encontra na rota dos furacões. Em 2024 aliás, foi a vez do furacão Beryl passar por ilhas como Jamaica e Grand Cayman e provocar destruição.
- Aruba, Bonaire, Curaçao e algumas ilhas do Caribe Sul estão livre da rota de furacões.
Confira também:
O que fazer na Europa: Roteiros e Lugares Imperdíveis
7 – Julho – Um dos Melhores Meses para Curtir o Frio na Serra da Mantiqueira e no Sul do Brasil
- Mês de férias, tudo fica mais caro. Nesse mês, nós costumamos evitar destinos que envolvem passagens aéreas, pois tudo fica mais puxado.
Julho é o mês do Festival de Inverno de Campos do Jordão, quando a cidade fica muito animada, com espetáculos musicais no Parque Capivari e no Auditório Claudio Santoro. A programação inclui shows gratuitos. Fica tudo mais caro, mas durante a semana os preços ainda são bem convidativos.
- Por incrível que pareça, pode dar praia em julho. Búzios é uma excelente opção, e rola até um Festival Gastrônomico por lá nesse mês. Os melhores restaurantes de Búzios oferecem pratos por preços bem competitivos.
- Para quem está com vontade de viajar para o Nordeste, descarte destinos como Maragogi e Porto de Galinhas. Mas aposte no Ceará, em destinos como Jericoacoara e Canoa Quebrada, além de Fortaleza, é lógico. Se quiser uma Ceará mais rústica, confira Icaraizinho de Amontada, no litoral oeste.
- Além do Ceará, o Maranhão e o Piauí são Estados onde a temporada de chuvas já acabou no Nordeste. Vale conferir Barra Grande no Piauí, por exemplo, um destino que lembra muito uma Jericoacoara de antigamente, com destaque para o kitesurf.
- Se você pretende descartar os destinos de ecoturismo com medo de águas geladas, a Chapada das Mesas é uma excelente opção. Lá no Maranhão, a temperatura das águas é super agradável, e também é um dos meses mais secos e quentes.
- Na Europa e Estados Unidos, o calor pode ser extremo. É comum ver as reportagens sobre as pessoas sofrendo com excesso de calor em Nova York, Paris ou Roma. Evite as cidades grandes e aposte nos destinos de praia europeus, como a Grécia, a Costa Amalfitana, a Riviera Francesa ou as Ilhas Baleares. Lembrando, lógico, que vai estar tudo lotado e caríssimo (inclusive em 2023 esses destinos sofreram com o exceto de turistas).
- Auge da temporada no Chile, para quem quer viajar e curtir a neve. Os destinos de ski como Valle Nevado e Farellones estão bombando, mas você pode conhecê-los através de viagens bate-volta a partir de Santiago.
Saiba mais:
Top 10 – Dicas de Lugares para Viajar no Mês de Julho
8 – Agosto (Rota das Emoções e Festival de Cinema)
- No Brasil, ainda estamos no inverno, e destinos do Nordeste ainda devem ser evitados por causa das chuvas.
A exceção é para os Estados do Maranhão, Piauí e Ceará. Essa é a melhor época para visitar destinos como os Lençóis Maranhenses, o Delta do Parnaíba e a famosa Jericoacoara. Todos fazem parte de um roteiro chamado Rota das Emoções.
- Fique ligado que agosto e setembro são alguns dos melhores meses para viajar para Fernando de Noronha. No primeiro semestre chove e a partir de outubro, começa o swell. O mar fica muito mexido e atrapalha a visibilidade dos mergulhos.
- Se você estiver procurando um destino de inverno, lugares como Campos do Jordão, Monte Verde, Socorro e Santo Antônio do Pinhal são boas opções. Você ainda curte o clima de inverno mas sem preços caros do mês de Julho.
- Outra ótima opção também nessa mesma linha é Gramado. A cidade recebe o Festival Internacional de Cinema. É uma boa forma de conciliar uma viagem charmosa com o glamour de um festival de cinema.
Sabia mais:
O que fazer em Gramado: Onde Ficar e Melhores Passeios
- Em Paraty, acontece o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty. Como a cidade é famosa pela produção artesanal de cachaça, é um evento já tradicional na cidade, que acontece desde 1983.
- O inverno também é a boa pedida no Chile. Especialmente para quem quer realizar o sonho de curtir a neve. O roteiro pode incluir a capital Santiago e as estações de esqui do Valle Nevado, Farellones e Portillo.
Tudo o que você precisa saber
O que fazer no Chile: Roteiro de Viagem e Principais Pontos Turísticos
- Para quem viaja para o exterior, os destinos do Caribe e a Flórida, nos Estados Unidos, devem ser evitados, por causa da época de furacões e da grande possibilidade de chuvas.
- A boa exceção são as ilhas ABC. Aruba, Bonaire e Curaçao estão fora da rota das furacões.
- Finalmente, agosto é o auge do verão na Europa e na América do Norte. Você pode imaginar que é uma boa época para ir para lá, mas não é.
- Agosto equivale ao mês de janeiro dos norte-americanos e europeus. Mês de férias com preços altíssimos e lugares mega lotados. Melhor evitar.
9 – Setembro (Verão na Europa)
- Setembro é um ótimo mês para viajar pelo Brasil e pelo exterior. Meu aniversário é também nesse mês e sempre procuro marcar férias nesse período.
- Para quem viaja pelo Brasil, os destinos do Nordeste já estão começando a sair da época de chuvas. Já viajamos para Alagoas nesse mês e pegamos alguns (poucos) dias de chuva.
- Como já mencionamos, destinos como Aruba e Curaçao estão fora da rota dos furações. Passamos nossa lua de mel por lá no mês de setembro e foi incrível.
- A temporada das Baleias Jubarte acontece nos meses de julho a outubro, no sul da Bahia. De Prado/BA, é possível fazer um passeio até o Arquipélago de Abrolhos e ainda encontrar com esses animais encantadores no caminho. Confira a experiência nesse vídeo do casal do Num Pulo.
Leia mais:
Aruba: O que Fazer, Dicas e Roteiro de Viagem
- Há muitos festivais culturais e gastronômicos acontecendo pelo país. Uma boa dica é o Festival da Moqueca Capixaba, que acontece em Anchieta, no Espírito Santo ou o Festival de Cultura e Gastronomia em Tiradentes.
- Em setembro é comemorada a Semana Farroupilha, com vários eventos na região sul do país. É uma boa época, por exemplo, para incluir a Serra Gaúcha no seu roteiro.
- Setembro é o mês da Exploflora, um festival de flores que acontece na cidade de Holambra, interior de São Paulo. É um evento lindo, embora seja bastante lotado nos fins de semana.
- Em Santos, também acontece a Primavera Criativa, um evento mais modesto que a Expoflora, mas que também traz a decoração de flores para alguns pontos turísticos da cidade. Rende ótimas fotos.
O mês também é ideal para fazer um roteiro de viagem na Califórnia. O roteiro pode incluir lugares como São Francisco, Los Angeles e o Napa Valley, famosa região das vinícolas na Califórnia.
- Superado o alto verão europeu do mês de agosto, Setembro é um mês perfeito para curtir o finzinho do verão em destinos como Algarve, Mallorca, Toscana, Riviera Francesa ou Grécia.
Confira O que fazer no Algarve: Dicas e Roteiro Completo
- O mês também é ideal para visitar alguns destinos de ecoturismo no Brasil ou no exterior.
- A América Latina possui roteiros de viagem incríveis, como o Deserto do Atacama, os Lagos Andinos, a Patagônia e a famosa Machu Picchu no Peru.
10 – Outubro (Caribe Brasileiro)
- Já que o Caribe e Flórida enfrentam um dos seus piores meses (além do risco de furacões, é um dos meses mais chuvosos), o negócio é apostar no Caribe Brasileiro.
- Destinos como Arraial do Cabo e Ilha Grande possuem praias paradisíacas, dignas de Caribe. Ou até melhores.
Esse é um dos melhores meses para ir para Búzios e Maresias, por exemplo. Esse e outros destinos da Região Sudeste estão em seu último período antes da temporada de chuvas, que coincide com o verão.
- Se você gosta de cachoeiras, pode apostar também em alguns destinos de ecoturismo.
- No mês de outubro, chove menos do que no verão, e o clima está começando a esquentar. Ótimo para um banho de cachoeira, em Brotas, Socorro, Bonito ou na Chapada dos Veadeiros.
Leia mais: Chapada dos Veadeiros: Dicas de Viagem, Melhor Época e Roteiro de Viagem
- Para quem quer economizar, vale programar suas férias nesse mês. Chove muito pouco nas praias no Nordeste, então o clima é de verão, mas sem os preços exorbitantes da alta temporada.
- Aqui no blog, nós já indicamos alguns lugares para viajar barato no Brasil.
- Como no mês de outubro também costuma acontecer a Semana do Saco Cheio, é provável que destinos como Porto Seguro estejam muito cheios.
- Entre os eventos de turismo, a Oktoberfest em Blumenau/SC e o Círio de Nazaré em Belém/PA são os mais famosos.
- Se você quer viajar para o exterior, Aruba e Curaçao são boas opções no Caribe. Como já mencionamos, esses são alguns dos poucos destinos caribenhos que estão livres de furacões.
- O Deserto do Atacama também vive um dos melhores meses. No outono, dá para fugir das temperaturas rigorosas do inverno e também do calor extremo do verão.
Saiba mais: Deserto do Atacama: Dicas, Melhor Época e Roteiro de Viagem
11 – Novembro: Um dos Melhores Meses para Viajar para o Nordeste (ainda barato sem os preços da alta temporada)
- Tá chegando em verão e você já tá pensando em praia? Ótimo, porque novembro é aquele mês ideal para curtir o calor, sem os preços da alta temporada.
- Já não é mais o caso das praias de São Paulo e Rio de Janeiro. Nesses meses, as chuvas aumentam na região, com a proximidade da época mais chuvosa, que é o verão. São Sebastião e Paraty, que normalmente já são meses bem chuvosos, nesse mês tem um dos períodos mais críticos.
- Melhor apostar em praias de Santa Catarina, por exemplo, como Florianópolis, Bombinhas ou a Praia do Rosa.
No Nordeste, as melhores opções são Porto de Galinhas, Natal, Fortaleza e Maceió. Chove pouco nessa região e você aproveita para conhecer esses destinos super procurados, mas fora da alta temporada.
- Se você quer fugir da muvuca das capitais, aposte em lugares mais paradisíacos, como a Praia da Pipa ou São Miguel dos Milagres, que já entraram na nossa lista de alguns dos melhores destinos do Brasil.
- Um roteiro incrível que nós sempre recomendamos é a Costa dos Corais, um trecho de litoral entre Recife e Maceió cheio de piscinas naturais.
Saiba mais: Costa dos Corais: Roteiro em Alagoas e Pernambuco
- Aproveite também para ir ao Ceará, antes de começar a temporada de chuvas por lá. Canoa Quebrada e Jericoacoara são lugares incríveis.
- Ainda falando em Nordeste, a Chapada Diamantina começa seu período mais chuvoso. Melhor evitar.
- O Natal Luz de Gramado começa em novembro. Já é um bom mês para entrar no clima de fim de ano e economizar. Os preços ficam bem caros em dezembro.
- Finalmente, novembro é um dos melhores meses para viajar para Cancun. A temporada de furacões oficialmente ainda não terminou por lá, mas nós já fomos para lá nesse mês e adoramos.
- Também no Caribe, a Ilha de Saint Barth pode ser uma ótima pedida. Um dos eventos mais aguardados da ilha de Saint-Barthelémy é o Saint Barth Gourmet Festival, que irá acontecer de 11 a 15 de novembro de 2020, com grandes chefs premiados. Os chefs preparam menus de quatro tempos (preço fixo de € 95,00) e de oito tempos (€ 130,00 por pessoa).
Saiba mais: Cancun e Riviera Maia: Tudo o que você precisa saber
12 – Dezembro: O mês para curtir o Natal e Reveillon viajando
- Se você quiser economizar e fugir das multidões, é melhor viajar na contramão de todo mundo. Escolha lugares mais alternativos e menos procurados.
- Que tal viajar para Curitiba, por exemplo? A cidade tem vários parques incríveis e em Dezembro também acontece o belíssimo espetáculo do Coral de Natal.
Belo Horizonte também é um destino alternativo com ótimas opções de passeios. A própria cidade tem museus incríveis, mas você também pode conhecer Inhotim ou fazer a Rota das Grutas de Minas Gerais.
- Todo fala de passar o Natal em Gramado, mas a vizinha Canela também possui eventos nesse período. Tem até Papai Noel escalando a Catedral de Pedra da cidade. As festividades atraem mais de 2 milhões de visitantes no período.
Saiba tudo sobre o Natal Luz de Gramado
- Ainda na proposta de viajar na contramão, que tal trocar a Riveira Maia, no México, pela Riviera Nayarit. Também com muitas praias incríveis, o destino é uma possibilidade de encontrar um México mais autêntico do que na região de Cancun.
- Já fora da época das monções, o Sudeste Asiático é uma opção para quem quer conhecer destinos paradisíacos como as Maldivas, a Tailândia ou as Filipinas.
- Para quem quer começar o ano curtindo o Reveillon e uma bela queima de fogos, o Rio de Janeiro é um dos destinos campeões. Pelo menos uma vez na vida, vale a pena assistir a queima de fogos na Praia de Copacabana.
- Para quem não puder viajar para o Rio de Janeiro, a queima de fogos em Santos/SP também é muito bonita e na virada de 2023 para 2024 durou 14 minutos. A Prefeitura de Santos divulga que é a segunda maior queima de fogos do Brasil.
Assista também nosso vídeo no YouTube com os melhores lugares para viajar em cada mês de 2024
Leia mais:
- Praiômetro: sol e chuva mês a mês no Viaje na Viagem
- 7 Coisas que você precisa saber sobre o inverno no Chile no Nós no Chile
- Setembro tem eventos para viajar pelo Brasil no site do MTur
- Para Onde Viajar em Outubro no Fui Ser Viajante
4 Comentários
Amei o artigo!
Tenho 4 meses do ano para viajar e me inspirou muito a ir para o verâo Europeu, adoro uma praia e calor e acho que seria uma vibe bem diferente.
Vale a pena conhecer em Guarapari o Clube de Canoa Havaiana AMIGOS DA CANOA, fica localizado no final da Praia do Morro e oferece aulas de VA’A à turistas e a moradores. Experiência incrível de conhecer Guarapari pelas águas!
Estou pretendendo viajar de carro e conhecer o norte e nordeste, por 30 dias, desde o Maranhão e descer pela costa, até a Bahia.
A viagem ocorrerá de 15 de janeiro a 15 de fevereiro.
Vale a pena viajar nesse período?
Obrigado.
Oi gente. Sobre viagem em maio, para litoral norte de Sp e RJ não é frio? Eu tenho férias em maio e não sei para onde ir. Obrigada!