Quais as melhores praias da Bahia? Você sabe que nós do Viagens Cine já fizemos várias expedições pelo Brasil, atrás das melhores praias do Brasil.
Nossas expedições já passaram pelos Estados do Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Cada viagem revela muitas praias cinematográficas.
Para explorar toda a beleza do extenso litoral da Bahia, foram precisas várias viagens.
Algumas das bases que utilizamos foram a capital Salvador, a famosa Porto Seguro, a cidade de Itacaré e também os vilarejos de Morro de São Paulo, Boipeba, Praia do Forte e Taipu de Fora, na Península de Maraú.
Como sempre, nossas listas são sempre baseadas em praias que efetivamente visitamos, mas se você acha que alguma praia importante ficou de fora dessa lista, não deixe de comentar no final desse artigo.
10 Melhores Praias da Bahia: Da Costa do Descobrimento a Costa do Cacau
Confira algumas das melhores praias do Estado da Bahia
Quando Ir
A gente sempre observa o tempo antes de viajar para qualquer praia.
É que os lugares ficam muito mais bonitos quando estão enrolados, não é? Nem sempre a gente consegue viajar nos melhores meses, e já pegamos muita chuva na Bahia, mas é sempre bom saber para se planejar.
Nossa pesquisa é feita com base no site Climate Data, que apresenta os dados históricos de chuvas em cada cidade.
Em Salvador, os meses mais chuvosos são os meses de abril a julho e os meses mais ensolarados vão de outubro a fevereiro.
Em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, o gráfico de chuvas é mais variado, e elas se distribuem por todos os meses, com um ápice no mês de novembro. Em 2021, as chuvas castigaram muito essa região, especificamente no mês de novembro e dezembro.
Mas tudo isso é baseado em previsões, e o clima é sempre uma caixa de surpresas.
Assista nosso vídeo Top 10 Praias da Bahia
1 – Praia de Moreré, Boipeba | Costa do Dendê
- Já considerada em votação do TripAdvisor como a melhor ilha do Brasil, a Ilha de Boipeba é um destino imperdível no estado da Bahia.
- Tranquila, ainda quase intocada e autêntica, aqui o turismo não se sobrepôs totalmente à vida local.
- São dois vilarejos para se hospedar, na Velha Boipeba a estrutura é um pouco maior, mas em Moreré quase tudo é bem rústico e pé na areia.
- Boipeba reserva lindas praias, entre elas a Praia da Cueira, a Ponta dos Castelhanos e a Praia de Moreré.
- A Praia de Moreré é incrível, com uma belíssima piscina natural formada na maré baixa, mas também com um mar de águas mornas e de cor verde esmeralda.
Leia mais sobre Boipeba:
Boipeba – A Melhor Ilha do Brasil
Como Chegar
- Para chegar na Ilha de Boipeba, é preciso pegar um barco a partir do atracadouro de Valença.
- Valença que fica a cerca de 3h de Salvador. Dá para ir de carro ou de ônibus a partir de Salvador, mas é preciso fazer a travessia de Ferry para a Ilha de Itaparica.
- Para chegar em Moreré, você pode ir caminhando pela praia, a partir da Velha Boipeba (na maré baixa), ou pegar um passeio de barco volta a ilha.
- Outra opção bem comum em Boipeba são os quadriciclos, que funcionam como táxis, com lugares para 2 pessoas atrás do motorista. Em Boipeba também existe um trator que faz o transporte entre as vilas (R$ 10,00 o trajeto).
- Também dá para conhecer Moreré através de passeios de barco saindo de Morro de São Paulo.
2 – Praia do Rio da Barra – Trancoso | Costa do Descobrimento
- A praia é bastante bonita, com uma paisagem ilustrada por um rio que deságua no mar.
- Além da praia linda e do rio, onde é possível andar de caiaque ou SUP, a praia também tem um dos nossos quiosques preferidos à beira-mar.
- Não dá para deixar de mencionar o grande encanto de Trancoso, que é o belo Quadrado, considerada uma das praças mais bonitas do Brasil. É uma mistura de charme rústico + sofisticação perfeitos.
- A proximidade com Arraial d’Ajuda, Praia do Espelho e Porto Seguro permite que Trancoso possa ser aliada com esses destinos também imperdíveis.
Leia mais sobre Trancoso:
O Quadrado, as Praias e Outras Histórias
Como Chegar
- Trancoso fica no município de Porto Seguro. O acesso principal é pelo Aeroporto Internacional de Porto Seguro.
- A partir do Aeroporto, você pode pegar um táxi ou Uber até a balsa que atravessa o Rio Buranhém. Do outro lado da balsa, estão Arraial d’Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva.
- Para chegar na Praia do Rio da Barra, dá para ir caminhando a partir do Quadrado (a partir da Praia dos Nativos, que também é linda), ou também dá para ir de carro em estrada de terra.
3 – Morro de São Paulo | Costa do Dendê
- As praias de Morro de São Paulo são identificadas como Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia e Quarta Praia (existe até a Quinta Praia, não conheci). Quanto mais se caminha, mais isoladas são as praias.
- Nas primeiras, o agito está garantido e o clima é perfeito para quem gosta do isolamento de uma ilha, mas ao mesmo tempo não quer perder a animação.
- A vida noturna é intensa, com restaurantes e festas na praia.
A Quarta Praia de Morro de São Paulo entrou na lista das 10 melhores praias do mundo de 2022, do site TripAdvisor. Ficou na quarta posição.
- Na Quarta Praia, já bem isolado do movimento da Primeira e da Segunda Praia, você encontra algumas piscinas naturais.
- Fora da época de chuvas, é possível encontrar o mar em cores de azul turquesa, um digno Caribe Brasileiro.
Confira o nosso vídeo de Morro de São Paulo no YouTube
Como Chegar
- O acesso é praticamente o mesmo da Ilha de Boipeba. Do atracadouro de Valença, saem barcos para a Ilha de Tinharé, onde fica Morro de São Paulo.
- Uma alternativa mais rápida é pegar um catamarã ou lancha, que saem direto do Terminal do Mercado Modelo, em Salvador. Nesse caso, o percurso pode durar 2h30. Como o barco navega em alto mar, não é indicado para quem enjoa no mar.
- Em Morro de São Paulo, não circulam carros, então caminhando você alcança da Primeira a Quarta Praia.
- Nós ficamos hospedados na Pousada Passárgada, que fica perto do atracadouro e que possui uma piscina de borda infinita com vista para o pôr do sol de Morro de São Paulo.
Saiba mais:
O que fazer em Morro de São Paulo: Melhores Praias e Atrações
4 – Praia de Jeribucaçu, Itacaré | Costa do Cacau
- Acessível apenas por uma trilha de cerca de 20 minutos, a praia é um oásis de tranquilidade, repleta de coqueiros e grama bem verdinha, além também do Rio Jeribucaçu que deságua no mar.
- Na área do rio, surge um banco de areia, onde ficam as barracas de praia.
- Um pouco além de Jeribucaçu, vale a pena ir até a Praia Arruda. Lá é possível encontrar algumas piscinas naturais e uma praia ainda mais deserta.
Como Chegar
- O acesso mais próximo para Itacaré é a partir do Aeroporto de Ilhéus.
- A Praia de Jeribucaçu fica no caminho entre Itacaré e Ilhéus. Para ir até lá você pode ir de carro ou pegar um táxi a partir do centro.
- Ao chegar, ainda é preciso fazer uma trilha fácil de cerca de 20 minutos. Na volta, a trilha é mais cansativa por causa de uma subida íngreme.
- Em Itacaré, nós ficamos hospedados no Terra Boa Hotel Boutique, que tem área de lazer que lembra muito o cenário das praias da região.
Nossa viagem de 2021 foi toda realizada com o apoio da Bahia Traslado (clique aqui para entrar em contato pelo WhatsApp).
Confira também no site da Bahia Traslado todas as opções e também alguns cupons de desconto.
Saiba mais:
O que fazer em Itacaré: Melhores Praias e Dicas de Pousadas
5 – Praia de Taipu de Fora, Barra Grande | Costa do Dendê
- Nessa praia, o conceito de piscina natural atinge seu apogeu. A praia de Taipu de Fora conta com uma grande piscina natural, bem cercada por corais, e repleta de peixes.
- No entanto, para curtir esse paraíso é preciso ficar atento a tábua das marés. Só na maré baixa mesmo que o grande aquário natural aparece.
Como Chegar
- Taipu de Fora fica na Península de Maraú, localizada na Costa do Dendê.
- O principal vilarejo é Barra Grande, mas nós ficamos hospedados na própria praia de Taipu de Fora, na Pousada Oceano Atlântico.
- Para chegar, o principal acesso é de barco, a partir do atracadouro de Camamu. Por terra, é possível ir a partir de Ilhéus por uma acidentada estrada de terra.
Saiba mais:
O que fazer na Península de Maraú: Praia de Taipu de Fora
6 – Praia da Pitinga, Arraial d’Ajuda | Costa do Descobrimento
- Houve um tempo (que eu tive a oportunidade de conhecer) em que havia uma lagoa e uma pequena cascata na Praia da Lagoa Azul, que fica entre as praia da Pitinga e Taípe.
- Hoje existe um grande lamaçal, onde é possível ainda brincar com a lama, que possuiria efeitos benéficos. Mas o lance mesmo é subir nas belíssimas falésias e contemplar o visual das praias da Pitinga ou da praia do Taípe, lá de cima.
- Nós recomendamos fazer essa caminhada da Rua do Mucugê, no centro de Arraial d’Ajuda, até a Praia de Taípe. Se rolar disposição e estiver na maré baixa, você consegue chegar até em Trancoso.
Saiba mais:
O que fazer em Arraial d’Ajuda: Melhores Praias
7 – Praia do Farol da Barra, Salvador
- O Farol da Barra é um dos pontos turísticos mais icônicos da Bahia. Portanto, não dá para deixar ele de fora.
- Mas a verdade é que o mar que circunda o Farol e a Praia do Farol da Barra também são incríveis. Na maré baixa, essa praia bem extensa tem várias piscinas naturais.
- Mas não deixe de ir até o Farol e entrar no Museu Náutico da Bahia. Você pode subir até o topo do Farol e contemplar a praia lá de cima.
- Ou então caminhar para detrás do Farol, de onde também é possível visualizar mais algumas piscinas naturais, ou simplesmente escolher um lugar para contemplar o pôr do sol em Salvador. Pode rolar até um aplauso coletivo para o sol, hein?
8 – Praia do Forte, Mata de São João | Costa dos Coqueiros
- Confesso que as praias da Praia do Forte nem estão entre as minhas favoritas da Bahia.
- Mas a Praia do Forte combina uma bela praia com a sua ótima estrutura de hotéis e restaurantes. O centrinho é muito charmoso.
- A Praia do Forte também abriga uma das unidades do Projeto Tamar mais famosas do Brasil. No local, que fica na base do Farol de Garcia D’Avila, é possível ver as diversas espécies de tartarugas no Brasil.
Saiba mais:
O que fazer na Praia do Forte: Onde Ficar e Melhores Passeios
Como Chegar
- A Praia do Forte fica muito próxima de Salvador (cerca de 1h30 de carro) ou ainda mais perto do Aeroporto Internacional de Salvador.
- Você pode ir de carro ou através de traslados, uma opção bem mais tranquila e confortável.
Nossa viagem de 2021 foi toda realizada com o apoio da Bahia Traslado (clique aqui para entrar em contato pelo WhatsApp).
Confira também no site da Bahia Traslado todas as opções e também alguns cupons de desconto.
9 – Praia do Espelho | Costa do Descobrimento
- Frequentemente listada como uma das melhores praias do Brasil, destaca-se pelo fato de ainda ser isolada e pelo mar calmo, que na maré baixa fica ainda mais convidativo.
- Muitos grupos visitam a praia a partir de passeios bate-volta de Porto Seguro, mas poucos (privilegiados) se hospedam por lá.
- O privilégio porém pode custar caro. Os valores de hospedagem e alimentação são mais caros do que as praias vizinhas, como Trancoso e Caraíva.
Leia mais:
Praia do Espelho – 7 Dicas para Aproveitar Melhor
10 – Praia do Porto da Barra, Salvador
- No meio de uma cidade grande como Salvador, é possível encontrar uma praia perfeita como a Porto da Barra. Águas calmas e transparentes, a praia é um recanto no gostoso bairro da Barra.
- Pequena, a praia fica bem cheia, curiosamente mais lotada às segundas-feiras.
- De um lado, está o Forte de Santa Maria e do outro está o Forte de São Diogo. Em ambos os fortes funcionam espaços culturais. No Forte de São Diogo, são projetadas imagens do artista Carybé ao entardecer. Um bonito espetáculo.
Se ficou faltando alguma praia nessa lista, não deixe de comentar abaixo. Assim a gente volta para a Bahia para conhecer a sua indicação na nossa próxima viagem.
Sugerimos a leitura:
O que fazer na Bahia: Top 7 Roteiros de Viagem
Assista nosso vídeo Top 10 Praias da Bahia
Nota: O Viagens Cine teve o apoio dos hotéis Terra Boa Hotel Boutique, Pousada Pasárgada, Pousada Oceano Atlântico e das agências Bahia Traslado, Itacaré Bahia Turismo e Rota Tropical. Prestigie os nossos parceiros.
37 Comentários
Esqueceu de mencionar as praias da costa das baleias. Na minha opinião algumas das melhores praias da Bahia estão lá.
Olha, uma ou outra pessoa irá passar mal, mas pelo que me lembro não era muita gente não. Mas realmente não dá para saber. Acho que quando eu voltar lá, também vou pensar duas vezes em tomar o catamarã, hehehehe… Tanto que quando eu fui, na ida fui da catamarã, mas acabei voltando de balsa. Abraços.
Olá, Rafaela. Muito obrigado, que bom que você nos achou. Em relação a Morro de São Paulo, existem 2 alternativas principais: catamarã a partir de Salvador (mais rápido, porém viagem bem atribulada – ver comentário anterior aqui no blog) ou via balsa por Itaparica (mais tranquilo, porém mais demorado, também explicado 2 comentários acima).
Abraços e volte sempre!
Obrigado pela dica! Se formos de catamarã com certeza tomaremos remédio para enjoo, mas também tenho a preocupação com as outras pessoas. Tipo… a galera começar a "chamar o Raul" por todo lado e virar aquela cena horrível e com odor insuportável, sem contar a possibilidade de alguém nos acertar, rs!
Estou falando isso, pq fiquei um pouco traumatizado em ler relatos de pessoas que foram para Morro de São Paulo e voltaram de catamarã!
Abraços!
Olá Fabio!
Descobri seu blog e achei muito interessante, com super dicas de viagem…
Gostaria de uma ajuda se possível, quero ir a Morro de São Paulo em janeiro, então gostaria de saber quais as formas de se chegar lá. E se eh possível comprar a passagem de barco na hora.
Obrigada antecipadamente,
Rafaela Macedo
Olá, Mábio. Também conhecemos Coroa Vermelha, é uma praia que eu gosto muito, quase entrou nessa lista.
Em relação ao trajeto de Salvador para Morro de São Paulo, o catamarã realmente é bem cruel, mas é a maneira mais rápida. A outra opção é pegar uma balsa até Itaparica, de lá um ônibus para Valença e depois um barco até Morro de São Paulo. O tempo de viagem praticamente dobra de 2h para 4h, então acho que compensa tomar alguns remédios para enjôo antes da viagem de catamarã. Mas só de lembrar já fico enjoado. rs.
Muito obrigado pelo seu comentário e elogios, fico feliz que tenha apreciado e volte sempre!
Abraços.
Na Bahia só conheço Porto Seguro e Arraial d'Ajuda! Quando fui para Porto Seguro fiquei mais na cidade usufruindo da praia que era próximo ao hotel. Fora isso fui um dia em Arraial d'Ajuda em passeio bate e volta o que não permite aproveitar muito e também fui na cidade vizinha, acho que o nome é Coroa Vermelha (Não lembro se é o nome da cidade ou é o nome da praia, ou os 2, rs).
Mas em Março/2015 irei aumentar o meu nível de conhecimento sobre a Bahia, rs! Irei para Salvador com minha namorada para curtir a segunda parte das nossas férias, a primeira é agora em outubro indo para Recife e Porto de Galinhas.
Nós ficaremos a maior parte dos dias em Morro de São Paulo. Quando voltar de lá, volto a comentar aqui, rs!
A propósito, a ida e volta no trajeto Salvador – Morro de São Paulo você fez por qual alternativa?
A aérea eu estou achando muito cara e a de catamarã vi muitos relatos de que a viagem de volta é terrível, muita gente passando mal com enjoos devido as ondas!
Parabéns pela postagem! Algumas praias eu não conhecia nem de nome, então foi bom para deixar para uma próxima oportunidade!
Na verdade parabéns pelaS postageNS, rs, pq é cada foto top e relato interessante que você coloca! Apesar de não comentar, acompanho diversas postagens!
Esse site com certeza é um ótimo guia de viagens! Novamente parabéns!
Abraços!
Ao escrever esse post, Paula, também já fiquei com vontade de voltar, pois ainda há muito mais que quero conhecer. Taipus de Fora é bem legal, mas pesquise bem para ir na maré baixa e poder aproveitar melhor. Beijos Paula!!!
Conheci algumas no último verão. Todas lindas. Mas falarei da que quero conhecer (para ontem): Taipus de Fora! Você acaba de fazer com que tenha que colocar a Bahia novamente nos meus roteiros de verão! BjO!
Dica da @NiviaGuirra no Twitter: "@viagenscine Adorei as escolhas, mas acho que Itacimirim dá de 10 em Praia do forte. Estiveram lá?".
Não estivemos mas estaremos na próxima, com certeza. Valeu a dica, Nívia.
Enquanto não vamos, ficamos aqui babando com o post da Nivia no blog Viagens Invisíveis. Segue o link. http://www.viagensinvisiveis.com.br/2012/03/itacimirim-mais-linda-praia-do-litoral.html