Quais as melhores praias do Rio Grande do Norte? Começamos nosso roteiro pelas melhores praias do Estado em Natal, capital do Estado.
Mas também montamos base na Praia de Pipa e São Miguel do Gostoso. Nossa intenção é sempre conseguir abranger todo o litoral do Estado.
Nossa lista é baseada em pelo menos três viagens que fizemos pelo Estado. A partir de Natal, você já consegue fazer bastante coisa, através dos passeios bate-volta oferecidos na cidade.
Mas para conhecer melhor algumas regiões, o ideal é procurar ficar hospedado em outras cidades do Rio Grande do Norte. Confira a seguir nossas dicas de hospedagem.
A lista está incrível e já reúne algumas das melhores praias do Nordeste Brasileiro.
Entre piscinas naturais, passeios de buggy, dunas e falésias, essas praias são verdadeiros paraísos. Confira a seguir nossa relação com as melhores praias do Estado.
10 Melhores Praias do Rio Grande do Norte
De Natal a Pipa, de piscinas naturais a passeios de buggy, das dunas às falésias, confira o melhor do litoral do Rio Grande do Norte
A nossa série das melhores praias do Brasil começou em 2012, quando fizemos uma viagem incrível pelo litoral do Ceará.
Desde então, já fizemos expedições pelo litoral de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro, sempre buscando as praias mais bonitas de cada Estado.
Tivemos um contratempo em nossa viagem de 2018 para o Rio Grande do Norte, o que nos impediu de completar a expedição na época. Agora em 2022 finalmente conseguimos completar a nossa meta e trazemos aqui o resultado dessas viagens.
No vídeo você consegue ter uma noção melhor de cada destino e também no final de cada praia dessa lista, você encontra um link com mais dicas e informações.
Confira o nosso vídeo:
Natal, Pipa, Gostoso: As 10 Melhores Praias do Rio Grande
1 – Península de Galinhos, RN
- Galinhos é um daqueles lugares com ruas de areia e estrutura bem simples, mas que encantam quem os conhece. Para quem já conhece Jericoacoara, Barra Grande e Atins, sabe bem do que estamos falando.
- Para chegar na Península de Galinhos, só de barco ou com veículos 4×4.
- Se você chega de Natal, é preciso deixar o carro estacionado em Pratagil e de lá ir de barco para Galinhos. As agências de Natal também operam esse passeio, mas com poucas saídas durante a semana, programe-se.
- Uma outra opção, que fizemos em 2022, foi ir de buggy a partir de São Miguel de Gostoso.
- São 90 km de praias, num percurso marcado pelos impressionantes parques de energia eólica. O Rio Grande do Norte é o maior produtor de energia eólica do Brasil.
- Esse passeio nós fizemos com a Natal Trip Passeios.
Praia do Marco do Descobrimento
- Você sabia que os portugueses pisaram pela primeira vez no Brasil no Rio Grande do Norte, e não na Bahia?
- O ponto exato da primeira chegada dos portugueses no Brasil é a Praia do Marco do Descobrimento, que encontramos quase na divisa de São Miguel do Gostoso.
- A Praia do Marco pertence ao município vizinho de Pedra Grande.
- Os guias explicam por lá que quando os portugueses chegaram nessas terras, encontraram índios hostis e canibais. A saída foi buscar outro porto seguro para eles atracarem. O resto da história você já sabe né?
- Um ano depois, os portugueses voltaram com reforços e conseguiram finalmente deixar o seu totem, o Marco do Descobrimento. Na praia está uma réplica, o original está guardado no Museu Câmara Cascudo, no centro de Natal.
Fique ligado: Ao chegar em Galinhos, você pode contratar um passeio de barco ou de buggy, que te permite conhecer as Dunas do André, as Dunas do Capim e o Farol de Galinhos.
- Uma das vantagens de ir de buggy a partir de Gostoso, é que você já está num passeio, então não é necessário contratar outro passeio ao chegar lá. O acesso é direto pela praia, então não é preciso fazer a travessia de barco.
- Galos é o lugar mais rústico, ainda com ruas de areia. Galinhos já está mais estrutura, com algumas pousadas e restaurantes, mas ainda tem aquela tranquilidade de outros tempos, especialmente para quem fica por lá além do passeio bate-volta.
Buggy de São Miguel do Gostoso até Galinhos: clique aqui para falar com a Natal Trip e consultar informações sobre esse passeio
2 – Praia de Jenipabu (Extremoz, RN)
- Não dá pra fugir dos clássicos. Um passeio de buggy nas dunas de Jenipabu é um desses programas obrigatórios no Rio Grande do Norte.
- A surpresa é que também adoramos a praia onde o Jenipabu está localizada. No canto direito, uma duna encontra o mar e forma uma paisagem cinematográfica. O barulho e o movimento dos buggies pode tirar você rapidamente daquela paisagem de sonho.
- Jenipabu não é o lugar perfeito para quem busca tranquilidade. Pelo contrário, o passeio de buggy é famoso pela opção de fazer com ou sem emoção. Todo mundo pede com emoção, é lógico.
Fique ligado: Os passeios podem ser contratados no próprio local ou antecipadamente, com agências locais. Os preços variam muito, mas o mais importante é contratar um bugueiro credenciado e que inspire confiança, já que a atividade envolve muita aventura e uma certa dose de risco. Nós recomendamos a agência Natal Trip Passeios.
- O passeio pode ser apenas pelas dunas ou incluir um trajeto por alguns lagoas da região, como a Lagoa do Pitangui e a Lagoa de Jacumã. Nesses casos, os bugueiros fazem paradas estratégicas para você entrar na água ou fazer atividades como esquibunda ou tirolesa.
- Uma dica importante é não ficar preso a ideia de explorar somente das Dunas de Jenipabu. A região tem outras dunas incríveis e até menos saturadas, como as Dunas de Pitangui.
- A parada para almoço é no Restaurante Miramar, um dos melhores do Rio Grande do Norte. O restaurante trabalha com buffet self-service que inclui carnes e sobremesas, por R$ 84,90 por pessoa. Ele fica localizado na Praia de Porto Mirim, em frente ao mar.
Saiba mais:
Passeio de Buggy até as Dunas de Jenipabu
Assista também nosso vídeo sobre esse passeio de buggy em Genipabu.
3 – Baía dos Golfinhos, Pipa (Tibau do Sul, RN)
- A Praia da Pipa é um destino que vale a pena ser conhecido, muito além do bate-volta de Natal. Esse distrito de Tibau do Sul possui uma estrutura própria, com excelentes pousadas e restaurantes. Em Pipa, nós ficamos hospedados no Bupitanga Hotel.
- A Baía dos Golfinhos pode ser conhecida tanto a partir de uma caminhada do centro de Pipa como a partir de um passeio de barco. Cada opção tem as suas vantagens.
- A caminhada é interessante porque no caminho você passa pertinho de uma paisagem cinematográfica. A praia da Baía dos Golfinhos é cercada de falésias, com uma linda e protegida enseada. Não foi à toa que a praia é frequentada por golfinhos.
Fique ligado: Para fazer a caminhada, é importante observar a tábua das marés. Na maré alta, o acesso até a Baía dos Golfinhos fica mais difícil ou até mesmo impossibilitado. O mar avança até as falésias e impede a travessia. Nesse caso, só indo de barco mesmo.
Confira também:
10 Melhores Praias da Paraíba
- O nome da praia é porque os golfinhos realmente estão por lá. Da praia mesmo, com sorte, é possível ver alguns deles. Mas quem faz o passeio de barco tem a possibilidade de vê-los de pertinho e até nadar entre eles.
- Além disso, a praia é bem reservada, sem nenhuma construção e, portanto, paradisíaca. É possível alugar estrutura de cadeiras e guarda-sol no local.
- Também vale a pena praticar esportes como o caiaque ou SUP. Como a baía é bem calma, a prática é muito tranquila, e corre o risco de você ainda cruzar com um golfinho no mar.
Confira no nosso vídeo o que fazer em Pipa no YouTube
4 – Praia de Ponta Negra (Natal, RN)
- Ponta Negra é o melhor bairro para ficar hospedado em Natal. Nós ficamos hospedados no Golden Tulip Natal Ponta Negra e no Kristie Hotel, ambos a poucos metros da praia e das principais atrações da região.
- É impossível não pensar no Rio Grande do Norte e não lembrar do Morro do Careca. Esse é um dos pontos turísticos mais famosos do Estado.
- Houve um tempo em que o programa imperdível era subir até o topo do morro para contemplar o pôr do sol. Hoje a subida está proibida, para preservar a duna. Mas ele continua soberano na paisagem de Natal.
- De dia, todo mundo vai para a praia mais movimentada da cidade, seja para ficar na areia ou caminhar no calçadão. O excesso de movimento e ambulantes pode incomodar quem curte um pouco mais de sossego.
- No cantinho direito, perto do Morro do Careca, você encontra águas mais tranquilas para o banho. Já no canto esquerdo o mar é mais bravo, mas você encontra a praia mais vazia.
Fique ligado: Em um passeio pelo calçadão, um deck de madeira é um dos melhores pontos para registrar aquela foto de cartão postal do Morro do Careca. Um pouco mais próximo ao morro, há também um letreiro de Natal, também ótimo para fotos.
- À noite, as diversas opções de restaurantes e lojas também são um programa bem legal para explorar o bairro. Não deixe de conferir a Feirinha de Artesanato. Nos finais de semana, rola um forró bem gostoso por lá. E o melhor, totalmente gratuito.
- Uma outra dica legal é conferir o Food Park Ponta Negra, com uma praça charmosa até com shows de música ao vivo.
Leia mais:
O que fazer em Natal RN: Os 7 Melhores Passeios
Assista também nosso vídeo sobre o que fazer em Natal.
5 – Praia de Camurupim (Nísia Floresta, RN)
- Camurupim está no litoral sul do Rio Grande do Norte, no caminho para a Praia de Pipa. Se você estiver de carro, vale super a pena a parada. Os passeios do litoral sul, oferecidos em Natal, também fazem parada nessa praia.
- Essa praia é inacreditável, especialmente na maré baixa. Uma barreira de recifes forma uma grande piscina natural, bem rasinha e cristalina.
- Por conta disso, a praia acaba sendo muito procurada por famílias, especialmente com crianças pequenas. Nós fomos em um dia de semana e encontramos a praia bem tranquila, com bastante lugar para relaxar nas piscinas, sem ninguém por perto.
Fique ligado: A Natal Trip possui um passeio incrível chamado Litoral Sul 4×4, que nós fizemos e recomendamos demais. Ele inclui a Praia de Camurupim, o Maior Cajueiro do Mundo, a Lagoa do Carcará e as Dunas de Búzios, entre outros lugares do litoral sul do Rio Grande do Norte. Seguidores do Viagens Cine têm desconto nos passeios.
- A praia também conta com vários restaurantes e bares à beira-mar, onde dá para usar a estrutura. Para quem privilegia praias com uma boa estrutura de quiosques, essa é uma das melhores do Estado.
- Para estacionar, esses estabelecimentos também oferecem uma área com várias vagas. O estacionamento é cobrado ou depende de consumação.
6 – Praia do Amor e Chapadão, Pipa (Tibau do Sul, RN)
- Da faixa de areia, a Praia do Amor já é bonita e conta com ótima infraestrutura. Mas o melhor mesmo dessa praia é o visual do alto do Chapadão.
- Localizado no alto de falésias, o Chapadão é uma área plana que oferece um ponto de vista privilegiado não somente para a Praia do Amor, como também para a Praia das Minas.
- Nós tivemos o privilégio de ficar hospedados em frente ao Chapadão, no Bupitanga Hotel. Experiência imperdível.
Fique ligado: Para chegar no Chapadão a partir do centro de Pipa, você pode ir de carro próprio ou contratar um passeio a partir do centro. É possível também ir de transporte público ou até mesmo de táxi, o acesso é bem fácil. No Chapadão, a circulação de carros é permitida, mas como você está no alto de uma falésia, todo cuidado é pouco.
- Os passeios de buggy, jeep e quadriciclo fazem paradas no Chapadão para contemplar esse visual cinematográfico.
- Dois passeios que adoramos fazer em Pipa são o Jeep Tour e o Quadriciclo em Pipa, ambos com a Pipa Aventura. Além do Chapadão, esses passeios seguem até Sibaúma e Barra de Cunhaú, outras praias incríveis do litoral potiguar.
Leia mais:
O que fazer em Pipa: Dicas e Roteiro de Viagem
7 – Praia de Maracajaú (Maxaranguape, RN)
- Para quem conhece e adorou as piscinas naturais de Maragogi ou Porto de Galinhas, não imagina que no Rio Grande do Norte, é possível encontrar também essas deliciosas formações de corais.
- No Rio Grande do Norte, elas são chamadas de parrachos, mas possuem a mesma característica de proporcionar um mar cristalino e tranquilo (na maré baixa) para os visitantes.
Fique ligado: Para conhecer os parrachos de Maracajaú, é preciso contratar um passeio de barco (consulte o site do Parrachos Praia Clube). Na hora de reservar seu passeio no site, adicione o cupom VIAGEMCINEOFF para ganhar um desconto exclusivo para nossos seguidores.
- O ideal é contratar com antecedência de pelo menos 1 dia para não perder a viagem. E como todo passeio até piscinas naturais, consultar a tábua de marés. No próprio site do Parrachos, você consulta o horário de saída de acordo com a maré.
- Assim como em Maragogi, a região de Maracajaú também é conhecida como Caribe Brasileiro, ou Caribe do Rio Grande do Norte. O título não é exagerado.
- A beleza dos parrachos é realmente imperdível. Além do passeio de barco até os parrachos, os visitantes também podem curtir opcionais como o mergulho com cilindro, o JetSub (antigo Seabob) e um passeio de quadriciclo pela região.
- Para todas essas experiências, nossos seguidores também desconto pelo cupom VIAGEMCINEOFF.
- Ao comprar o passeio de catamarã no Parrachos Praia Clube, você também direito ao day use na estrutura do beach club.
Saiba mais:
Parrachos de Maracajaú
8 – Lagoa do Carcará e Barra da Tabatinga (Nísia Floresta, RN)
- Seguindo a Rota do Sol, a estrada que percorre o caminho entre Natal e Pipa, é possível encontrar vários mirantes cinematográficos.
- Uma das paradas imperdíveis é o Mirante dos Golfinhos, na Praia da Barra da Tabatinga. Supostamente seria um ponto de vista para enxergar os golfinhos, mas acabamos não vendo nenhum. Mesmo assim, o visual é de tirar o fôlego, do alto de belíssimas falésias.
Fique ligado: Barra de Tabatinga fica na Rota do Sol, estrada que faz a ligação de Natal a Pipa. Portanto, você pode fazer uma parada no seu caminho para Pipa ou fazer um bate-volta a partir de Natal (cerca de 1 hora de carro).
- Além de contemplar um dos visuais mais cênicos do Rio Grande do Norte, a praia também possui uma parte mais tranquila.
- Dividida entre Tabatinga Alta (onde ficam as falésias e o mar mais revolto, ideal para surfistas) e Tabatinga Baixa (ideal para famílias, com mar mais calmo), a praia tem o melhor de dois mundos.
- A Praia de Búzios é outra praia bem famosa e visitada no litoral sul.
Lagoa do Carcará
- Nísia Floresta é famosa por suas várias lagoas (o munícipio possui 26 lagoas). Entre as mais famosas, vale conferir a Lagoa do Carcará e a Lagoa de Arituba.
- A Lagoa do Carcará é a mais impressionante. A água é cristalina e super calminha, lembrando uma pequena Lagoa do Paraíso de Jericoacoara.
- Só a estrutura que poderia ser tão charmosa como a lagoa de Jeri. A Lagoa do Carcará tem pedalinhos abandonados, pranchas de SUP, barracas rústicas e cadeiras e mesas de plástico misturadas no mesmo cenário.
- O acesso é em estrada de terra e não é muito bem sinalizado, mas algumas pessoas conseguem chegar tranquilamente com carros de passeio.
- Nós fomos através do passeio de 4×4 e tivemos a vantagem de conhecer também a Lagoa do Arroz, ainda mais bonita do que a Lagoa do Carcará. Infelizmente a Lagoa do Arroz é temporária, então só tem água logo após a estação de chuvas.
Saiba mais:
Passeio 4×4 no Litoral Sul de Natal (Camurupim, Lagoa do Carcará e Dunas de Búzios)
9 – Praia de Perobas e Parrachos do Rio do Fogo (Touros, RN)
- O Parrachos do Rio do Fogo é uma outra piscina natural, que tem a vantagem sobre Maracajaú por ser mais rasa e com águas mais tranquilas.
- O acesso pode ser feito pela Praia de Perobas ou pela Praia do Rio Fogo. Nós fizemos pela Praia de Perobas.
- A Barraca Miramar foi nosso ponto de apoio. Nós tivemos que sair bem cedo, pois no dia do nosso passeio, a maré mais baixa foi às 7h30. Ou seja, tivemos que sair do hotel 2h antes para conseguir chegar em tempo.
- Como chegamos bem cedo, as agências de passeio se organizam e fazem um café da manhã para o pessoal que não conseguiu tomar café na pousada.
- A estrutura da Barraca Miramar é ótima, com gazebos privativos que permitem uma experiência bem gostosa na praia. Ao chegar, já reserve um para você. E depois, é só aguardar a hora de embarque.
Fique ligado: O trajeto até os parrachos é feito numa lancha, que tem como vantagem ao catamarã, ser mais rápida. Por outro, bate e molha bastante.
- Todos os itens que você não vai usar no mergulho, como roupas e chinelos, podem ser deixados no guarda-volumes da barraca.
- O mergulho e transparência da praia são incríveis e deu para ver muitos peixes. No local existem alguns barcos que vendem bebidas para o pessoal.
10 – Praia de Tourinhos (São Miguel do Gostoso, RN)
- Um dos destinos que mais crescem no Rio Grande do Norte é a cidade de São Miguel do Gostoso, no litoral norte do Rio Grande do Norte. Gostoso, para os íntimos.
- A praia cresce como uma alternativa mais tranquila e descolada às mais movimentadas Natal e Pipa.
Fique ligado: Hospedagens charmosas e restaurantes com decoração primorosa acabam fazendo de São Miguel do Gostoso um pacote completo. A cidade não é propriamente uma descoberta e já é bastante conhecida, especialmente entre os praticantes de kitesurf. A distância é de cerca de 1h30 a partir do aeroporto de Natal.
- O litoral de Gostoso é extenso, mas a praia mais encantadora é justamente uma praia de mar mais calmo. Tourinhos forma uma enseada de águas mais tranquilas do que as outras praias.
- A Praia de Tourinhos fica a cerca de 8km do centro, em região isolada. O acesso é por uma estrada de terra, e o pessoal vai de carro, buggy ou quadriciclo (pela praia mesmo).
- No canto direito, ficam as dunas petrificadas, a principal atração de Tourinhos. Há milhares de anos, a areia das dunas se solidificou, formando uma parte elevada. O formato pontiagudo das formações forma uma sombra na areia que se assemelha a chifres de touros, daí o nome da praia.
- O mirante natural permite uma vista privilegiada para a praia e para os parques de energia eólica, também super típicos da região. O pôr do sol é também uma das atrações.
Nota: Nossas hospedagens e passeios foram uma parceria com o Kristie Resort, o Bupitanga Hotel, a BHG – Brazil Hospitality Group + O Bom de Viajar, a Natal Trip Passeios, o Parrachos Praia Clube e a Pipa Aventura. Prestigie nossos parceiros
51 Comentários
olá, qual o melhor local para se hospedar para poder fazer todos esses passeios e vale a pena alugar um carro ou ir de uber?
Bom dia, Fábio.
O Viagens Cinematográficas teria disponibilidade para a venda de imagens? Farei um trabalho gráfico e gostaria de duas imagens em alta para o material. Eu adorei as fotos, ficaram lindas!
Qual seria a melhor localidade no estado para quem gosta de piscinas naturais e mais natureza, mar calmo para nadar e sem muitas pessoas?
Olá Júlio, as piscinas de Perobas são uma boa opção, menos famosas do que os Parrachos de Maracajaú. Abraços.
Olá bom dia !
Foi o as praia mais bonitas que conheci ,pipa linda ,para jovem praia dos amores para os mais jovens !
Fiquei imprecionado com a quantidade de sujeira deixados pelos frequentadores., ao longo do caminho para o chapadão e praia do amor. Tem garrafas pet e de vidro, pratinhos de plásticos, enfim , todo tipo de sujeira. Adorei as praias, até, consegui ver os golfinhos de perto. É maravilhoso. Com relação a sujeira, os comerciantes do local deveriam fazer alguma coisa. Tem a até a Empresa Luck Receptivo, me parece uma Grande Empresa, que deveria ajudar nesta tarefa difícil
É uma pena realmente José Francisco, a gente torce muito para que as pessoas tenham mais consciência e levem o lixo com elas. Na ausência delas, quem deve limpar a praia é a prefeitura, mas isso não impede dos visitantes também recolherem lixo caso encontrem. Todos devem colaborar. Abraços.
Ola, estoy viajando 12 días para Natal con 3 crianzas. Gostaria de ficar 7 días na Pipa y otros 5 días en otra locación perto. Que sugieren? Sibauma? Tabatinga? Obrigado.
Oi! Boa tarde!
Vou viajar para a Pipa no feriado do dia 15 de Novembro, e retornarei ao Ceará dia 18. Quais passeios vc me indicaria fazer?
Boa tarde, Fabio!
Suas dicas são excelentes, parabéns!
Vcs só montaram base em Pipa e os demais passeios e praias foram desbravadas baseados em Natal, ou vcs montaram base em outra região para ficar mais próximo? Estes roteiros foram visitados em quantos dias?
Abraço!
Oi, Ilson. Muito obrigado. Dá uma olhada aqui nesse artigo que compartilhamos nosso roteiro de viagem: https://www.viagenscinematograficas.com.br/2018/03/natal-rn-o-que-fazer-passeios.html Nós fizemos base em Natal, Pipa e São Miguel do Gostoso (essa última base é dispensável) e dá para fazer em 7 dias. Abraços.
Obrigada pelo post , nos ajudou muito…vamos para Natal na próxima semana! Seguiremos suas dicas . Muito grata !
Que ótimo Erika. Muito obrigado pelo comentário e boa viagem!
A lagoa de Pitangui também e maravilhosa. Vale a pena conhecer